O Norte de Portugal tem muito mais para oferecer do que aquilo que possa imaginar. São muitos os seus monumentos que atestam a sua grandiosa e antiga história. As suas aldeias, vilas e cidades estão repletas de castelos, igrejas, pontes e outras construções com muitos séculos de idade. Visitar o Norte de Portugal é fazer uma autêntica viagem no tempo.
Também as suas áreas naturais e protegidas merecem destaque: é no Norte de Portugal que se encontram alguns dos mais emblemáticos parques naturais de Portugal e o único parque nacional do país, a Peneda-Gerês. Estes parques estão repletos de pequenas aldeias bem preservadas e que continuam a manter vivas muitas tradições seculares
E como não poderia deixar de ser, também a gastronomia merece destaque, conhecida por ser farta, forte e a preços muito acessíveis. Se procura uma escapadinha ou uns dias de férias longe das multidões, esta lista é para si. Conheça alguns dos locais menos visitados e mais sossegados no Norte de Portugal.
1. São Xisto
Como o próprio nome indica, aqui domina o xisto, em contraste com a margem oposto do rio Douro que daqui é possível avistar. Localizada em São João da Pesqueira, em pleno Douro vinhateiro, a aldeia de São Xisto é dominada por uma paisagem de cortar a respiração.
Aprecie os socalcos das vinhas, os típicos muros de pedra e as suas casas tradicionais. Mas não fique por aqui! Uma capela, uma fonte centenária e o Mirante Anjo Arrependido são outras das atrações de São Xisto. Perca também algum tempo a visitar os tradicionais lagares de vinho e de azeite.
2. Podence
Esta é, sem dúvida, uma das aldeias mais especiais de Trás-os-Montes e, arriscamos mesmo a dizer, de todo Portugal. Podence representa na perfeição o espírito indomável transmontano que, resistindo à evolução dos tempos modernos, teima em manter vivas as suas tradições e aquilo que tem de mais de genuíno.
No local onde a Terra Fria e a Terra Quente se encontram e com a albufeira do Azibo no horizonte, foram os caretos de Podence, uma aldeia transmontana de Macedo de Cavaleiros, que catapultaram a povoação para a ribalta. São também eles, entre outras coisas, que começaram a atrair milhares de turistas para a aldeia.
3. Pitões das Júnias
Se há aldeia que conservou o seu aspeto medieval e uma população pequena, foi Pitões das Júnias, muito graças à sua localização, no extremo norte de Portugal, ao clima inóspito no inverno e à imigração. Estas construções em pedra deram início, nos anos 90, ao turismo ecológico na região, que cresce nos meses de verão, com a chegada dos descendentes da aldeia, vindos maioritariamente da França e do Brasil.
A principal fonte de rendimento dos habitantes é a agricultura e pastorícia, e, à semelhança do que tem acontecido na região norte, tem visto a sua população a diminuir cada vez mais e a estar cada vez mais isolada.
4. Provesende
Em plena região demarcada do Douro, Provesende é uma aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa. Com vistas para o rio Pinhão, são as vinhas que dominam a paisagem. Toda a vida da aldeia gira em torno da nobre arte de produzir um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto.
Para além de um passeio pelos vinhedos da região, em Provesende pode descobrir diversas casas senhoriais e brasonadas, o antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca. A melhor forma de descobrir a aldeia é mesmo caminhando pelas suas ruas e apreciando cada pequeno detalhe.
5. Quintandona
Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.
A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.
6. Miranda do Douro
Esta cidade portuguesa pertence ao distrito de Bragança e encontra-se nas chamadas Terras de Miranda. Nesta região, para além do português, fala-se o mirandês, que é a segunda língua oficial em Portugal e que é uma variante local da antiga língua asturo-leonesa, própria do antigo Reino de Leão. É também o lar dos famosos Pauliteiros de Miranda.
Não deixe de visitar a Sé de Miranda do Douro, o Castelo e o Ermitério os Santos. Para além disso, aproveite para se deliciar com a gastronomia da região e com as paisagens deslumbrantes, típicas do Douro, que por aqui pode encontrar.
7. Gimonde
A pequena e pitoresca aldeia de Gimonde faz parte do concelho de Bragança e está integrada no Parque Natural de Montesinho. A sua paisagem é dominada pela sua famosa ponte medieval que confere um encanto especial a toda a aldeia. Mas há mais para ver aqui. Perca-se pelas suas ruas e aprecie os pequenos detalhes desta típica aldeia transmontana.
Gimonde é também famosa pela sua gastronomia. Na aldeia existem diversos restaurantes onde é possível apreciar os pratos típicos da região. Aprecie ainda as iguarias típicas da localidade, como o seu famoso fumeiro e as deliciosas compotas.
8. Vilar de Mouros
Vilar de Mouros é uma pequena localidade minhota e conta com um número de habitantes reduzido. A paz e o sossego convidam ao descanso e ao contacto com a natureza, em família. Percorra as ruas da aldeia com calma, começando pela zona norte, onde encontra a capela do Senhor dos Passos (também chamada de Igreja Nova), com data de construção do século XVIII.
Seguindo em direção ao centro, procure parar num dos cafés da aldeia, e fazer um pouco de conversa antes de seguir caminho. É no centro da aldeia que encontra aquele que é o cartão-postal de Vilar de Mouros: a sua ponte medieval sobre o rio Coura, considerada Monumento Nacional desde 1910, tendo sido edificada entre os séculos XIV e XV.
9. Rio de Onor
Este é um dos mais bonitos paraísos escondidos pela região de Trás-os-Montes. Rio de Onor é uma aldeia diferente, atravessada pela fronteira com Espanha. Assim, um lado pertence a Portugal e o outro pertence a esse país.
Isto fez com que os habitantes desenvolvessem um dialeto, que mistura o português e o castelhano, e que se chama “rionorês”. Se visitar a aldeia, não deixe de ver a Igreja Matriz, a ponte romana, e o forno e forja comunitários, que ajudam a dar à aldeia o seu ambiente único e acolhedor.
10. Cabroelo
Por terras do Vale do Sousa, não pode perder a aldeia de Cabroelo, integrada na Serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (também conhecido como rio Mau, graças à força das suas águas no Inverno).
Caminhe pela aldeia e seus arredores com tranquilidade e não deixe de visitar a capela de São Mateus ou a Casa Alves, datada de 1805. O Museu da Broa está a 10 minutos de carro, e encontra-se num local tranquilo, onde pode ver vários moinhos antigos em pedra recuperadas, que acompanham o curso do ribeiro.
11. Montesinho
Se quer conhecer o encanto de uma aldeia típica transmontana, Montesinho é o local certo para si. Situada nos contrafortes da serra de Montesinho, a 1000 metros de altitude, e em pleno Parque Natural de Montesinho, a aldeia seduz pela sua atmosfera calma e tradicional. Passe uns dias numa das várias casas adaptadas ao turismo, feitas de granito e com vista para a serra.
Depois, não perca a Igreja de Montesinho, o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu que se encontra instalado numa casa típica, onde pode saber mais sobre a geologia de Montesinho e os modos de vida tradicionais da aldeia.
12. Montalegre
A vila de Montalegre encontra-se em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, num local de grande beleza natural. Montalegre é dominada pelo seu castelo, construído no séc. XIII sobre os restos de uma fortificação mais antiga, o que mostra a importância estratégica do território.
Nas redondezas, encontra o pequeno Mosteiro de Santa Maria das Júnias, que pertenceu à Ordem de Cister (sécs. XIII-XIV) e que hoje está em ruínas. Montalegre é também famosa pela sua gastronomia, especialmente pelos seus enchidos e presunto, sendo a Feira do Fumeiro, realizada todos os janeiros, uma ótima altura para adquirir estes produtos.