Portugal conta com vários locais remotos para se passar férias, quer seja em serras ou em praias, sendo locais onde podemos deixar para trás o frenesim da cidade e ouvir os sons da natureza em pleno. E não se preocupe, porque existem sempre muitas opções de alojamento nas redondezas!
A procura por locais onde predomina a paz e o sossego aumentou exponencialmente nos últimos tempos. E a verdade é que qualquer um destes sítios possui as condições para proporcionar umas férias verdadeiramente retemperadoras para qualquer tipo de pessoa, seja em família ou com um grupo de amigos.
São locais isolados, muitos deles no meio da Natureza e com muitas atividades que pode realizar para passar o tempo e conhecer melhor a região. E também existem praias que ainda conseguem ter a privacidade tão desejada por muitos. Descubra 10 fantásticos locais remotos para passar férias em Portugal.
1. Parque Natural de Montesinho
No extremo norte de Trás-os-Montes, junto à fronteira com Espanha, encontra-se o Parque Natural de Montesinho, que tem cerca de 75 mil hectares e grande biodiversidade, especialmente no que diz respeito a lobos ibéricos, veados e corças.
Tem quase uma centena de aldeias e conta com 6 percursos pedestres de Pequena Rota assinalados, que lhe permitem conhecer os locais mais selvagens da região. Não deixe de dar um mergulho no rio Maçãs, visitar a gruta do neolítico de Dine, de ir a Vilarinho ver os moinhos de água, ou visitar o passado em Moimenta, onde passava a calçada romana e onde existe uma ponte medieval.
2. Parque Natural do Douro Internacional
Aqui o Douro encontra-se amuralhado por margens escarpadas, criando-se assim ravinas que terminam na água. Ao contrário do que acontece em Montesinho, por aqui encontra amendoeiras, azinheiras, zimbros, sobreirais e carvalhos, que podem ser observados a partir dos vários miradouros da região, como o da Sapinha, de Penedo Durão ou do Puio. Não deixe também de visitar Miranda do Douro, berço da língua mirandesa e dos pauliteiros.
3. Praia de Moledo
No extremo norte litoral português, em Caminha, encontra a praia de Moledo, com um extenso areal e de águas frias e clima ventoso, que é uma alternativa mais selvagem às praias do sul. Encontra-se rodeada pela Mata do Camarido e aqui o nevoeiro matinal é bastante comum. Se passear pela aldeia, poderá encontrar também alguém que o leve de barco à ilha da Ínsua, onde se localiza um imponente forte.
4. Serra da Malcata
A Reserva Natural da Serra da Malcata foi criada para se tornar um santuário de linces ibéricos e situa-se na transição entre a Beira Alta e a Beira Baixa, sendo também o berço do rio Bazágueda. Tem muitos bosques, áreas de matagal e lagos, e permanece num estado selvagem.
Poderá subir à Torre de Vigia, fazendo o percurso pedestre desde a Malcata, junto ao Sabugal. Também pode seguir o percurso da Patada da Mula e o percurso do Sobreiral, que são muito populares.
5. Parque Natural do Tejo Internacional
Encontra-se para lá de Castelo Branco, sendo casa dos afluentes do Tejo, o rio Ponsul, o rio Aravil e o rio Erges, que delimitam a fronteira com Espanha. É uma das zonas menos povoadas de Portugal, onde reinam sobreiros, azinheiras, urzes e rosmaninho. Não pode perder a queda de água da Ribeira das Varetas e as ruínas dos Alares.
6. Praia da Tocha
Tem um enorme areal dourado, que se alonga até a quase deserta e selvagem Praia do Palheirão, e é um local menos concorrido entre a Figueira da Foz e Aveiro. É conhecida pelos seus palheiros, construções palafíticas em madeira que estão espalhadas pela povoação e pertenciam aos pescadores. Aqui reina a boa gastronomia local, com destaque para a batata assada na areia com bacalhau e para a sardinha na telha com batata a murro.
7. Praia de Paredes da Vitória
Está localizada no concelho de Alcobaça e deve o seu nome às ruínas dos povoados anteriores, dos quais apenas restam paredes e muros. É um areal menos concorrido que São Martinho do Porto, Nazaré e São Pedro de Moel, e tem uma grande extensão, sendo ideal para os apreciadores de paisagens selvagens e do clima desafiante do Oeste. Se quiser conjugar a praia com a montanha, saiba que o local fica bastante perto da Serra de Aire e Candeeiros.
8. Serra de São Mamede
Ergue-se logo depois de Portalegre, com Marvão e Castelo de Vide a serem as suas povoações mais conhecidas, embora existam muitos locais bem mais remotos na serra, e diversos percursos pedestres a descobrir. Recomendamos o Percurso do Contrabando e do Café, que nos leva até à fronteira através de um trilho bastante selvagem. Para dar uns mergulhos, não perca a barragem da Apartadura e a cascata do Pego do Inferno.
9. Parque de Natureza de Noudar
O Parque de Natureza de Noudar encontra-se no concelho de Barrancos, e é aqui que se ergue um belo castelo do mesmo nome, na fronteira com Espanha. Aqui terá acesso a uma experiência profundamente alentejana e a uma reclusão total. Para além do silêncio e das longas sestas e noites estreladas do Alentejo, existem percursos pedestres que recomendamos, como o percurso da Herdade da Coitadinha, do Porto Calçado ou o da Estrada.
10. Praia de Melides
É um pouco difícil encontrar algum isolamento nas praias do sul do Tejo, mas Melides é o mais próximo da reclusão que temos por estas paragens. Encontra-se logo depois da Comporta e é uma praia mais selvagem e menos visitada que a sua irmã. Nas imediações, encontra a Lagoa de Santo André, onde pode percorrer diversos percursos pedestres e praticar canoagem e windsurf.