A maioria dos visitantes, sejam nacionais ou estrangeiros, apenas visitam os monumentos mais conhecidos da bela vila de Sintra, como os seus palácios. Mas a verdade é que existem muitos sítios a conhecer em Sintra, como cascatas, quintas históricas, casas senhoriais e parques ou jardins.
São locais perfeitos para quem quer viver um pouco de aventura sem esbarrar com o turismo massificado que se faz sentir em certos locais da região. E esta é também uma excelente opção para quem quer descobrir o lado mais genuíno e típico de Sintra.
Portanto, comece a preparar a sua visita aos locais mais secretos de Sintra. Esta lista de locais desconhecidos é ideal para um passeio de fim de semana em família ou com amigos.
1. Cascata de Fervença
A belíssima cascata de Fervença tem um acesso fácil, pelo que não terá problemas em descobri-la. Vindo de Sintra, deverá sair em direção à Base Aérea e virar à esquerda, passando por cima da ponte e entrando novamente na estrada em direção a Sintra.
Deixe o carro junto ao restaurante Baião e siga o caminho em terra batida que vê logo a seguir. No entanto, caminhe com cuidado, porque toda a zona em redor da cascata tem um piso bastante escorregadio.
2. Quinta da Ribafria
O solar da Ribafria foi construído em 1541, por Gaspar Gonçalves, e é um belíssimo edifício da arquitetura civil manuelina, podendo-se destacar a sua magnífica torre, construída 100 anos depois do solar. Segundo consta.
A torre era usada pelo proprietário para vislumbrar a Penha Verde, que também lhe pertencia. A quinta esteve abandonada durante décadas, mas abriu as suas portas aos visitantes em 2015.
3. Lagoa Azul
Em plena serra de Sintra, encontramos a Lagoa Azul, num local de acesso fácil, tanto pedestre como rodoviário, e que conta com parque de estacionamento. Aqui pode observar tartarugas, carpas, percas e outras espécies fascinantes.
Para além de poder fazer um piquenique, pode também percorrer um dos circuitos BTT existentes na zona, que têm subidas e descidas desafiantes. Um passeio ideal para fazer em família.
4. Quinta Nova da Assunção
Encontra-se em pleno centro de Belas e foi mandada construir em 1860 por João Maria da Silva Rego, seu primeiro proprietário e que não poupou nos detalhes. Por exemplo, os jardins da quinta são enormes e têm pequenos pavilhões, lagos e tanques.
Não podemos deixar de destacar o seu conjunto de azulejos, integrados na perfeição no jardim. A quinta encontra-se aberta aos visitantes, que podem conhecer o seu interior e o exterior.
5. Cascata de Anços
Seguindo caminho até Anços, encontrará uma placa informativa das cascatas, podendo estacionar o carro num pequeno largo e seguir caminho a pé. A estrada para o local encontra-se devidamente sinalizada, pelo que não terá dificuldades a encontrar o caminho.
Perto do final do percurso, encontrará as ruínas de um moinho e da sua mó: basta descer as pedras e chegará à cascata de Anços. Recomendamos algum cuidado ao visitar este local, especialmente se estiver com crianças.
6. Lagoa dos Mosquiteiros
Apesar de se encontrar perto da Lagoa Azul, é menos conhecida, já que o seu acesso é um pouco mais difícil. Para chegar a esta lagoa incrível, a partir da barragem do Rio da Mula, siga o Trilho das Pontes, até chegar ao Convento dos Capuchos.
É mesmo ali perto que encontra a Lagoa dos Mosquiteiros, rodeada pelo pinhal e num sítio perfeito para se contemplar a natureza e o silêncio. Não se esqueça da cesta para o piquenique!
7. Vila Sassetti
Apesar de ter sido restaurada e integrada no percurso pedestre que liga o Centro Histórico ao Castelo dos Mouros, ainda é um local muito desconhecido para a maioria dos visitantes.
Este edifício de estética mediterrânica encontra-se na vertente norte da Serra de Sintra, com a sua torre circular a fazer lembrar as “villas” italianas. Os tons terracota do edifício fundem-se na perfeição com os magníficos jardins circundantes.