Visitar locais perto de Lisboa sem tropeçar turistas em cada esquina é mais do que possível, até porque existem recantos quase secretos a descobrir na região. Por entre praias paradisíacas, aldeias típicas, quintas e casas senhoriais, bosques e cascatas, encontrará muito para ver e conhecer. Depois, apenas terá de partir à descoberta, com os seus amigos, familiares ou até sozinho. Para começar, deixamos-lhe aqui alguns locais que tem mesmo de conhecer perto de Lisboa.
1. Cascata de Fervença
Esta cascata, também chamada de cascata da Bajouca, encontra-se na localidade de Fervença, perto de Terrugem, e é conhecida por ser a maior cascata do concelho de Sintra.
A queda de água é alimentada por um ribeiro de um caudal razoável, que antigamente drenava os pântanos que existiam na Quinta da Granja, que foi propriedade do primeiro Marquês de Pombal. Não deixe de apreciar com calma este magnífico espaço natural.
2. Aldeia Galega da Merceana
Esta é uma típica aldeia da zona Oeste, que parece praticamente esquecida no tempo, contando com uma arquitetura típica saloia de casas brancas e ruelas pequenas, sinuosas e desordenadas.
Apesar disso, poderá encontrar vestígios que nos indicam que a localidade poderá ter tido um passado mais glorioso. Encontra-se numa região onde abundam os vinhedos e pomares, as ermidas e as capelas.
3. Cascata de Anços
Esta maravilhosa cascata encontra-se enquadrada numa paisagem de grande beleza, estando rodeada de bosques e de fragas.
Alimentada pelas águas do rio Mourão, a cascata tem sido cada vez mais procurada pela sua magnífica envolvente e por ser um local que nos convida ao descanso e à reflexão, sempre rodeados pela natureza, que aqui se revela no seu máximo esplendor. Circule com precaução, porque as rochas se podem tornar escorregadias.
4. Escaroupim
Esta é uma típica aldeia piscatória que se encontra em pleno coração do Ribatejo, sendo conhecida pelas suas pitorescas construções.
A localidade remonta aos anos 30 do século passado, altura em que pescadores da Marinha Grande vinham pescar para esta zona do Tejo, durante o Inverno. Algumas destas pessoas acabaram por se fixar no local definitivamente, conseguindo-se assim uma ocupação prolongada da localidade.
5. Cascata do Rio Mourão
Encontra-se muito próxima da cascata de Anços, pelo que poderá visitar as duas no mesmo dia, se quiser. O caminho até à cascata vai levá-lo ao topo da queda de água, podendo daqui apreciar uma vista incrível.
Pode sempre tentar descer a cascata, mas lembre-se que o piso se encontra muito escorregadio, pelo que deverá seguir sempre com as devidas cautelas. De qualquer forma, a vista do topo da cascata já vale muito a pena o passeio.
6. Penedo
É uma aldeia típica que se encontra na freguesia de Colares, localidade que se ergue, orgulhosa, no alto de uma encosta, e que já existe desde o século XIII.
Para chegar ao topo, terá de seguir por ruas estreitas e sinuosas, ao longo das quais ainda poderá ver muitas casas com uma traça mais antiga, a conviverem alegremente com casas mais modernas. Todo o conjunto se revela como tendo uma pitoresca imagem de aldeia típica.
7. Quinta Real de Caxias
Foi construída no século XVIII e é hoje uma das maiores atrações de Oeiras. Os seus magníficos jardins, de estilo francês, convidam-nos a um passeio demorado e a descobrir todos os caminhos, que estão pontuados por estátuas e pequenos lagos.
O grande destaque, no entanto, é a sua cascata, que, quando ativa, verte as suas águas sobre o lago, onde encontramos estátuas da autoria de Machado de Castro.
8. Salinas da Fonte da Bica
São as maiores salinas de interior de toda a Península Ibérica, com a sua exploração a ter-se iniciado há centenas de anos. Ao seu redor, acabou por nascer uma povoação, que abrigava os trabalhadores e as suas famílias, servindo também para armazenar o sal.
Por este local passaram romanos, árabes e templários, e caminhar por esta aldeia é fazer uma autêntica viagem a outros tempos. As suas casas em madeira são as mais bem conservadas de Portugal.
9. Lagoa azul
Em plena Serra de Sintra, a cerca de 45 minutos de carro de Lisboa, encontra a Lagoa Azul. O local tem fácil acesso, tanto pedestre como rodoviário, e conta com um amplo espaço de estacionamento.
No local, poderá observar tartarugas, carpas e percas, entre outras espécies fascinantes. Terá também a possibilidade de estender a sua toalha para fazer um piquenique, percorrendo depois um dos desafiantes circuitos BTT da zona.
10. Quinta da Ribafria
Este é um tesouro quase secreto de Sintra, sendo ainda pouco conhecido dos visitantes. O solar da Ribafria foi construído em 1541, sendo um belíssimo exemplar da arquitetura civil manuelina.
Mesmo assim, o grande destaque vai para a sua torre, que foi edificada 100 anos depois do solar. Depois de estar abandonado por diversas décadas, a Quinta da Ribafria abriu as suas portas ao público em 2015.