Apesar de o Porto ser um local cada vez mais turístico, a verdade é que ainda há muitos sítios bem perto da cidade que ainda são desconhecidos para a maioria dos visitantes, por não aparecem nos roteiros turísticos. E, no fundo, é bom que assim seja, porque só dessa forma conseguem manter intacto o seu encanto.
São locais apenas conhecidos por moradores e por um ou outro visitante mais aventureiro, que se deslumbram com as aldeias de montanha, as cascatas e as vistas incríveis que se têm a partir de miradouros.
São perfeitos para um passeio de fim de semana, com amigos ou em família e, por isso, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis de locais quase desconhecidos para visitar perto do Porto.
1. Quintandona
Esta aldeia de xisto encontra-se a meia hora do Porto, sendo parte do concelho de Penafiel. Nos últimos anos, foi alvo de uma extensa reconstrução, o que tornou a aldeia ainda mais mágica.
O seu charme vem das suas ruas estreitas, que serpenteiam por entre as casas de aspeto tradicional. Uma boa altura para visitar Quintandona é durante a Festa do Caldo, que se realiza todos os anos durante o mês de setembro.
2. Senhora do Salto
Faz parte da Rota do Românico e é o local perfeito para passar um dia muito agradável, já que reúne não só diversos atrativos paisagísticos e geológicos, como tem boas condições para a prática de desportos de montanha, como BTT, rappel e escalada.
Na Senhora do Salto existem também diversos trilhos, nos quais se pode fazer uma caminhada. Num dos percursos, poderá subir ao topo da serra de Santa Iria, para ver a paisagem de forma desimpedida.
3. Trebilhadouro
Esta bonita aldeia, que esteve desabitada durante décadas, encontra-se na freguesia de Rôge, em Vale de Cambra. Em finais do século passado, foi totalmente recuperada para turismo rural, mantendo a sua estrutura original, as suas ruas e as suas casas em granito.
Em Trebilhadouro, tudo nos faz lembrar uma típica aldeia agrícola, como o pormenor dos canastros, das eiras, do tanque público e até da fonte. A melhor forma de descobrir a aldeia é passear sem pressas pelos seus becos e ruelas.
4. Midões e Gondarém
Estas duas aldeias pertencem à freguesia de Raiva, em Castelo de Paiva, e ambas merecem destaque por serem aldeias de xisto, viradas para o Douro e para a imponente serra da Boneca.
As suas ruas estreitas e sinuosas são típicas de aldeias de montanha, existindo em cada uma algumas casas recuperadas e bem cuidadas, que convivem com outras a precisar de intervenção. Também é possível observar alguns solares e uma pequena praça.
5. Pias
Esta belíssima aldeia nas margens do rio Bestança tem ruas estreitas e convidativas, com um passeio por elas a revelar diversos detalhes do quotidiano das suas gentes, a par com casas senhoriais.
Além disso, pode descobrir os moinhos (alguns ainda em funcionamento) e o centro de interpretação do Bestança. Aliás, o rio é outro grande atrativo da aldeia de Pias, até porque foi considerado um dos rios menos poluídos da Europa.
6. Quinta da Aveleda
Esta quinta encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto. O local parece quase saído de um conto de fadas, estando ligado à produção vinícola e associada a muitos produtos de renome.
A quinta é propriedade da família Guedes, e encontra-se em plena Região dis Vinhos Verdes. Aproveite a visita e parta à descoberta desta belíssima região – verá que não faltarão locais de sonho a conhecer.
7. Moinhos de Jancido
Estes 8 moinhos estiveram abandonados até 2017, quando um grupo de amigos resolveu limpar o lugar. A área tem hoje um trilho, com pouco menos de 8 quilómetros, um parque de merendas, um miradouro e um conjunto de 500 árvores autóctones, que foram plantadas pelo grupo de amigos que recuperou o local.
Este é um passeio perfeito para fazer em família, podendo-se conhecer os moinhos construídos há mais de 200 anos. O local é especialmente encantador no Outono, quando as primeiras folhas começam a ficar amarelas e vermelhas.
8. Cabroelo
Esta aldeia encontra-se na serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (também conhecido como rio Mau devido à força das suas águas no inverno). Passeie tranquilamente pelas ruas da aldeia e não deixe de visitar a capela de São Mateus ou a Casa Alves, datada de 1805.
A cerca de 10 minutos de carro, poderá conhecer o Museu da Broa, que se encontra num local tranquilo e com diversos moinhos de pedra recuperados.
9. Passadiços do Gresso
Estes passadiços têm apenas 1,5 quilómetros, mas deslumbram todos os visitantes com a sua beleza. Começam em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, sendo que o percurso circular acompanha o rio Gresso.
O percurso tem quatro pontes e algumas escadas em madeira, tornando-se ainda mais especial graças às diversas cascatas e quedas de água. A maioria do caminho é feita à sombra das árvores da montanha e é refrescado pelas águas do rio.
10. Lagoas de Bertiandos
As Lagoas de Bertiandos são Paisagem Protegida, congregando diversos habitats, como zonas húmidas, não húmidas, pastagens e bosques a zonas agrícolas. A zona é o refúgio perfeito para diversas espécies de flora e fauna, estando registadas cerca de 80 espécies raras na área.
Esta é também a única zona húmida atualmente classificada no Norte do nosso país. Portanto, não deixe de fazer uma visita a esta autêntica maravilha natural.