A culinária algarvia é muito apreciada em todo o país e conquistou já fãs um pouco por todo o mundo, por combinar os melhores sabores do mar e da terra em pratos simples, mas com um paladar que não podia ser mais cativante. E um excelente exemplo disso mesmo é esta magnífica receita de lulas à algarvia!
Fazer este prato em sua casa não é uma tarefa complicada e vai-lhe permitir saborear uma refeição que não só fica pronta em pouco tempo, como combina bem com todo o tipo de acompanhamentos e tem um sabor que ficará na memória de quem provar uma garfada. Portanto, não há como enganar com esta receita.
Se ficou com vontade de experimentar lulas à algarvia em sua casa, apenas tem de reunir os ingredientes necessários e deitar mãos à obra seguindo as nossas indicações. Temos a certeza de que vai gostar tanto deste prato, que ele se vai tornar numa presença bastante frequente na sua mesa.
Ingredientes:
- 1,2 kg de lulas médias
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 dl de azeite
- 1 dl de vinho branco
- 1 ramo de salsa
- Q.b. de sal e pimenta
Preparação:
- Retire as tripas e a pele das lulas. Lave-as em água fria, escorra bem, e de seguida, tempere-as com sal e pimenta a seu gosto. Reserve.
- Num tacho, coloque o azeite e refogue o alho esmagado e o louro.
- Acrescente as lulas e deixe fritar dos dois lados, mantendo o lume brando.
- Regue as lulas com o vinho e deixe cozinhar mais uns minutos, até ficarem cozidas.
- Polvilhe com a salsa picada e sirva de imediato.
Dicas:
- Se quiser, pode usar outros sabores nas suas lulas, como cebola em meias-luas, ervilhas, cenoura cozida em rodelas, tomate picado, pimentos em tiras… deixe que estes alimentos cozinhem com as lulas para lhes darem ainda mais vida.
- Se usar lulas muito grandes, corte-as em rodelas de tamanho uniforme, para que cozinhem mais rapidamente.
- Se quiser, pode temperar as lulas com o sal e pimenta e cobrir com um pouco de sumo de limão, e deixar ganhar sabor por pelo menos 20 minutos antes de as fritar. Assim, consegue um prato ainda mais delicioso.
- Caso seja necessário, coloque mais vinho branco ou um pouco de água no tacho, para que as lulas terminem de cozinhar.
- Junte um pouco de polpa de tomate ao mesmo tempo que o vinho para criar um molho ainda mais aromático.
- Não deixe que o alho refogue por muito tempo, para evitar que este queime e estrague o sabor do prato.
- Se não quiser usar salsa picada nas lulas à algarvia, pode substituir esta erva por coentros, poejo, orégãos, ou outra erva aromática da sua preferência.