Esta é uma daquelas receitas que nos fazem viajar no tempo e no espaço, que nos remetem para as memórias de infância, para os sabores da terra e do mar, para as tradições da nossa gastronomia. As lulas fritas à portuguesa são uma forma simples, mas deliciosa, de preparar este molusco tão apreciado em Portugal, que pode ser servido como entrada, petisco ou refeição principal.
As lulas fritas à portuguesa são especialmente populares no Algarve e em outras regiões costeiras, onde existem vilas piscatórias com fortes tradições ligadas à pesca. Este é um prato típico que sabe a tradição e a mar, que é ideal para desfrutar num convívio com amigos.
Ingredientes:
- 1 kg de lulas frescas ou congeladas
- 4 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- Sumo de 1 limão
- Sal e pimenta a gosto
- Outros ingredientes opcionais, como vinho branco, massa de pimentão, coentros, salsa, orégãos ou tomilho
- Farinha para passar as lulas
- Azeite para fritar as lulas
- Coentros ou salsa picados para polvilhar
- Rodelas de limão para servir
Preparação:
- Numa tigela grande, coloque as lulas cortadas em rodelas ou tiras e os tentáculos inteiros ou cortados ao meio.
- Adicione o alho picado, as folhas de louro, o sumo de limão, o sal e a pimenta a gosto.
- Misture bem para envolver as lulas no tempero.
- Se quiser, adicione outros ingredientes, como vinho branco, massa de pimentão, coentros, salsa, orégãos ou tomilho, e misture novamente.
- Tape a tigela com película aderente ou uma tampa e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos, para as lulas marinarem.
- Se tiver tempo, pode deixar as lulas no frigorífico durante algumas horas ou até de um dia para o outro, para intensificar o sabor.
- Retire as lulas do frigorífico e escorra-as bem, descartando a marinada. Seque-as com papel de cozinha, para remover o excesso de líquido.
- Coloque farinha num prato ou num saco de plástico e tempere-a com sal e pimenta a gosto. Pode também adicionar outras especiarias, como paprica, caril, alho em pó ou cebola em pó, para dar mais sabor à farinha.
- Passe as lulas pela farinha, envolvendo-as bem. Sacuda o excesso de farinha e reserve as lulas num prato ou numa travessa.
- Numa frigideira grande e funda, coloque bastante azeite e leve ao lume médio-alto, até aquecer bem. O azeite deve estar bem quente, mas não a ferver, para fritar as lulas rapidamente e deixá-las crocantes.
- Frite as lulas em pequenas porções, para não encher a frigideira e não baixar a temperatura do azeite. Coloque-as no azeite com cuidado, para não se queimar, e deixe fritar durante cerca de 2 a 3 minutos, virando-as de vez em quando, até ficarem douradas e crocantes. Não as frite durante muito tempo, para não ficarem duras e secas.
- Retire-as do azeite com uma escumadeira e coloque-as sobre papel de cozinha, para absorver o excesso de gordura. Repita o processo até fritar todas as lulas.
- Sirva as lulas fritas à portuguesa ainda quentes, polvilhadas com coentros ou salsa picados, e acompanhadas de rodelas de limão, para espremer por cima.
- Pode também servi-las com batatas fritas, arroz, salada ou simples.