Portugal é conhecido por ser um país com uma enorme diversidade paisagística num espaço muito reduzido que é o nosso território. Em nenhum outro país do mundo seria possível ter paisagens tão diferentes como as praias do Algarve, as cascatas do Gerês ou as lagoas dos Açores.
Este é um recurso que deve ser aproveitado e potenciado a nível turístico, mas também, e acima de tudo, deve ser protegido da intervenção humana. Afinal de contas, é o mais importante que iremos deixar às próximas gerações. Descubra as 7 maravilhas naturais de Portugal.
1. Parque Nacional Peneda Gerês
Entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, encontra a única área protegida portuguesa que se encontra classificada como Parque Nacional, num mundo à parte onde a atividade humana se complementa na perfeição com a natureza, preservando-se valores e tradições muito antigas, como podemos ver em aldeias comunitárias como Pitões das Júnias e Tourém.
A vegetação exuberante inclui uma floresta de azevinho, única a nível nacional, e espécies endémicas como o lírio do Gerês, que alegra os campos. Os terrenos montanhosos são atravessados por rios e ribeiras, que se precipitam em cascatas e que encontram a calma em albufeiras de barragens como a de Vilarinho das Furnas e da Portela do Homem.
2. Floresta da Laurissilva da Madeira
Aquele que é um dos últimos bosques ancestrais do mundo cobre cerca de 20 por cento da superfície da ilha da Madeira, o que levou a que a Floresta Laurissilva fosse classificada como Património Natural da Humanidade em 1999. Percorra as veredas e levadas, e surpreenda-se com os diversos tons de verde que cobrem as escarpas e vales profundos, maravilhe-se com as belíssimas quedas de água, e procure animais que nunca tinha visto por entre a vegetação e as árvores seculares.
3. Portinho da Arrábida
A Praia do Portinho é considerada uma das mais belas de Portugal, graças às suas areias brancas e finas e aos tons de azul das águas límpidas do oceano, que contrastam com o verde da Serra, num cenário belíssimo que convida à contemplação e ao repouso. Aqui pode praticar mergulho e assim observar a diversidade marinha. No entanto, está interdita a caça submarina, já que o fundo do mar é considerado também uma reserva natural.
4. Paisagem vulcânica da Ilha do Pico
Nesta ilha do arquipélago dos Açores, a natureza não é meiga, mas mesmo assim, o Homem serviu-se do seu engenho, plantando vinhas no chão de lava, em pequenos retângulos separados por muros em pedra que as protegem do vento e das marés. Esta extraordinária manta de retalhos verde e negra é testemunho de práticas ancestrais que ainda hoje subsistem, e é por isso Património da Humanidade desde 2004.
5. Parque Natural da Ria Formosa
Estende-se ao longo de 18.400 hectares, ao longo dos 60 km que vão da praia do Ancão à praia da Manta Rota, no Algarve. O seu símbolo é o camão ou galinha-sultana, mas por aqui encontra diversos pássaros, desde andorinhas a garças, bem como várias espécies que se consideram ameaçadas. No parque, pode-se realizar passeios para observação das aves e da riqueza natural surpreendente do espaço.
6. Grutas de Mira de Aire
Estão entre as mais imponentes grutas de Portugal e possuem características muitos especiais e raras. No total, existem pelo menos 11 quilómetros de galerias conhecidas (embora se suspeite que possam existir mais). Destas, cerca de 600 metros podem ser visitados e é mesmo possível jantar dentro da gruta, a 80 metros de profundidade.
7. Lagoa das Sete Cidades
Encontra-se na ilha de São Miguel e é um dos mais famosos locais do arquipélago dos Açores. Este é o maior lago de água doce do arquipélago, e encontra-se situado nas crateras vulcânicas que formam a ilha. É constituído por duas lagoas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, naquela que é uma das imagens mais simbólicas dos Açores.
A Lagoa tem uma profundidade máxima de 33 metros e comprimento máximo de 4,2 quilómetros, e encontra-se rodeada por campos verdejantes e emoldurada por belíssimas encostas, num cenário que se encontra classificado como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000.