Marco de Canaveses encontra-se na região Norte de Portugal, mais precisamente no bonito distrito do Porto, e é uma terra banhada pelo rio Tâmega e pelo rio Douro. Portadora de uma grande beleza natural, a cidade é também caraterizada por ter um grande e rico património arquitetónico e paisagístico, que cativa todos os que por aqui passam.
Em terras de Carmen Miranda, irá deparar-se com um povo cheio de história e cultura, com uma gastronomia local inconfundível e uma riqueza que tem muito que se lhe diga. Assim, deixamos-lhe o que visitar, ver e fazer na belíssima cidade de Marco de Canaveses.
Esta localidade tem imensos pontos turísticos de interesse, contando com diversas igrejas presentes no concelho, como a igreja de Santo Isidoro, a igreja de Santa Maria, a igreja de São Nicolau de Canaveses e a igreja do Divino Salvador de Tabuado. Mas, mesmo com todas estas igrejas, não podemos deixar de destacar a igreja de São Martinho de Soalhães, conhecida pelos seus azulejos azuis, e que é provavelmente uma das mais bonitas do nosso país.
Deixando as igrejas de parte, partimos à descoberta da Ponte do Arco, local que integra o percurso turístico cultural da Rota do Românico, um conjunto de monumentos de contemplação com grande valor. Para além de fazer a união entre as margens do rio Ovelha, a ponte faz também jus ao seu nome, uma vez que é composta por um só arco de volta perfeita, o que faz com que seja considerada uma das maravilhas arquitetónicas da região.
Outro ponto de interesse é Tongobriga, cidade romanizada que se situa na aldeia do Freixo, que faz parte do concelho do Marco de Canaveses. Visitar Tongobriga é fazer uma autêntica viagem ao passado, até porque este é um Monumento Nacional de grande relevância, tendo como principal atração todos os vestígios arqueológicos nele presentes, e que nos permitem conhecer melhor a realidade desta antiga cidade romana, que apresentou uma grande importância na época.
Ainda no que toca a pontos de interesse, existe um local que é considerado de visita obrigatória. Trata-se do Parque Fluvial do Tâmega, constituído por diferentes zonas à disposição dos visitantes, como uma fluvina para embarcações com restaurante com vista sob o rio, uma plataforma destinada à pesca desportiva, uma zona para piqueniques, um parque infantil e uma zona de estar, de modo a que possa desfrutar da natureza envolvente com toda a calma.
Por fim, não podemos deixar de destacar a Serra da Aboboreira, que integra o território de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Este ponto de elevado interesse paisagístico tem 1000 metros de altitude e dispõe de 3 importantes conjuntos megalíticos: o da Abogalheira, o de Meninas e o da Senhora da Guia. Assim, esta serra é um importante polo histórico e cultural, onde poderá encontrar diversos vestígios pré-históricos como antas e mamoas.
Para além de todo o seu património, Marco de Canaveses conta com diversos percursos, que podem ser explorados em plena harmonia com a natureza. Se quer aliar o património monumental ao natural, recomendamos-lhe o percurso circular “Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago”.
Este percurso, rico em história, é uma rota de dificuldade mediana que tem início e fim na igreja românica de São Martinho de Soalhães. Ao longo do caminho, poderá desfrutar da paisagem da Serra da Aboboreira, assim como dos seus moinhos de água.
Outro percurso imperdível é o “Caminho do Rio”, percurso linear que segue através de caminhos florestais e rurais, e que liga as proximidades do rio Douro à Serra de Montedeiras, local onde poderá fazer também ligação ao Peso da Régua.
O percurso é de dificuldade mediana e passa por diversos pontos de interesse, como a Casa de Lamas, a Tapada e a Portela de Mexide, e o Caminho Murado, entre outros locais a não perder.
Por fim, se está à procura de um trilho mais fácil, não deixe de conhecer os “Caminhos de Canaveses”, que podem ser iniciados e terminados no Parque Fluvial do Tâmega. Recomendamos que os percorra durante a primavera, verão e outono, já que são as alturas com as condições ideais para caminhadas.
Ao longo do percurso, irá deparar-se com alguns pontos de interesse, como a Ponte de Canaveses, a Ponte dos Asnos, e a igreja de Santa Maria de Sobretâmega, entre outros.
Como pode ver, são muitos os encantos de Marco de Canaveses, que vão desde o seu passado histórico até à sua cultura atual e à natureza envolvente. Assim, comece já a preparar a sua visita a esta cidade, porque temos a certeza de que esta vai ser uma daquelas localidades que o vai deixar encantado e que ficará na sua memória durante muito tempo.