Se há local que parece saído de um conto de fadas, onde quase esperamos encontrar em cada recanto um ser mitológico, esse local é a Mata da Albergaria, no Gerês. É um local quase mágico, com árvores seculares, ribeiros de águas cristalinas com lagoas e cascatas e até caminhos construídos pelos romanos. É um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda Gerês.
A sua riqueza natural conferiu-lhe em 1888 o estatuto de Mata Nacional do Gerês. Depois, com a criação do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em 1971, a mata foi incluída nas Reservas Biogenéticas do Continente Europeu e integrou esta nova área protegida com o estatuto de Área de Proteção Total.
Situada entre a Portela do Homem e as Caldas do Gerês, não faltam aqui trilhos para percorrer, que o convidam a descobrir os segredos dos nossos antepassados e da natureza. Esta rede viária era importante no Império Romano, sendo que, dos 318 km que constituíam a Via Nova (assim chamada já no século XVIII), o único troço totalmente preservado encontra-se aqui, na Mata Nacional da Albergaria.
Assim, no silêncio entrecortado apenas pelos sons da natureza, pisamos cada pedaço de pedra que ainda resiste desses tempos. Ao longo desta antiga via romana, que ainda conserva alguns dos seus marcos, caminha-se por entre o arvoredo e ouvem-se ao fundo o som de ribeiros, tal como se fazia há mais de 2000 anos.
A necessidade de protegermos este local como parte da nossa identidade portuguesa é-nos lembrado através dos marcos bem preservados, e através da calçada ao longo do trilho, vestígios de uma presença humana em harmonia com a natureza.
E é também aqui, na Mata da Albergaria, que se encontram algumas das cascatas mais secretas e menos visitadas do Gerês. E, curiosamente, até se localizam bem perto de outras mais conhecidas: a cascata da Portela do Homem.
Para chegar aqui terá que fazer uma pequena caminhada por um bosque quase mágico e repleto de árvores centenárias. Se o caminho é belo, o final é paradisíaco: uma sucessão de pequenas cascatas com lagoas de águas cristalinas e de tom esverdeado. De que está à espera?
A Mata da Albergaria é também testemunha da sinuosa história da conservação da natureza em Portugal. Para além de aqui encontrar um dos carvalhais mais antigos e bem preservados do território nacional, foi aqui também o último reduto do urso-pardo no nosso país, antes de este se refugiar em definitivo para lá da fronteira, nas Astúrias, onde a paisagem inclemente lhe ofereceu um último refúgio.
No entanto, graças aos esforços de conservação do meio ambiente, tanto em Portugal como em Espanha, o urso pardo pode voltar de novo ao Gerês. Em 2019 foi confirmado o avistamento de um exemplar desta espécie no Parque Nacional da Peneda Gerês e existem fortes possibilidades de outras incursões de ursos pardo vindos de Espanha.
A água é uma parte importante neste local, tendo servido sempre para as atividades humanas e para moldar a geologia e botânica do local. Por isso, é sempre uma boa opção seguir o som da água que corre pelo vale do Homem, precipitando-se sobre cascatas deslumbrantes ou rodeando ruínas de pontes romanas.
Estas águas e os carvalhos seculares que as rodeiam protegem uma pequena população de martas, um raro carnívoro em Portugal. Frequentemente cai um leve nevoeiro sobre a floresta, revelando a ocasião perfeita para que as corujas-do-mato, que vivem em cavidades dos carvalhos-alvarinhos, anunciem a sua aparição.
E pela noite dentro, por aqui passa o maior predador da nossa fauna, o lobo-ibérico, que ocupa este território e que ajuda no controle da população de herbívoros, mantendo sempre distâncias prudentes em relação ao homem.
E qual a melhor altura para visitar a Mata da Albergaria? Qualquer época é boa, exceto nos dias de mau tempo no Inverno. No Verão, tome especial precaução com o calor. Mas é sobretudo no Outono que este bosque revela todo o seu esplendor, pintando-se de amarelo e vermelho. É um dos melhores locais para visitar em Portugal durante o Outono.
Por isso, já sabe: se procura um local onde pode desfrutar de uma natureza selvagem em todo o seu esplendor, a Mata da Albergaria é o sítio perfeito para a sua próxima visita. Percorra com tranquilidade os seus trilhos e desfrute do espetáculo natural que este local tem para lhe oferecer com toda a calma. Verá que será uma experiência que nunca esquecerá.