A Serra da Estrela é sinónimo de descanso, aventura, natureza e um pouco de neve no Inverno. É um dos destinos preferidos dos portugueses para se desligar de tudo e focar-se apenas no que realmente interessa: ser feliz e tirar partido das melhores coisas da vida. Uma das melhores formas de aproveitar uns dias de descanso nesta região é ficando alojado numa das suas muitas casas de turismo rural.
Na Serra da Estrela há alojamentos de turismo rural para todos os gostos. Existem opções para passar um fim de semana ou férias prolongadas com a sua cara metade, em família ou com um grupo de amigos. Alguns possuem também piscina e até pequenas quintas com animais que fazem as delícias dos mais pequenos.
E se a sua ideia de férias é experimentar viver durante uns dias numa típica casa serrana, também pode fazê-lo em qualquer um dos bons alojamentos de turismo rural nesta região. Descubra algumas das melhores casas de turismo rural na Serra da Estrela, perfeitas para uma escapadinha a dois, com amigos ou com a família.
1. Casas das Penhas Douradas – Burel Expedition Hotel, Manteigas
Se já se imaginou dentro de uma piscina de água aquecida enquanto olha para a neve no exterior, então esta casa é uma opção a considerar, já que daqui contará com uma localização privilegiada sobre a estância de montanha das Penhas Douradas. A arquitetura é distinta e tem uma suite, quartos e restaurante com vista panorâmica, para além de um spa revigorante, tudo isto no topo da Serra.
2. Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel, Manteigas
É o único 5 estrelas da zona e tem vista deslumbrante sobre o Vale Glacial do Zêzere. O burel, tecido grosseiro feito de lã natural, encontra-se bem presente na decoração desta unidade hoteleira, que resulta da remodelação de uma antiga pousada. Tem spa panorâmico e piscina aquecida com passagem para o exterior, bem como um restaurante panorâmico. Terá certamente uma estadia única!
3. Casa Lagar da Alagoa, Vale da Amoreira, Manteigas
É o resultado da reconstrução de um antigo lagar de azeite e moinho de água datados do séc. XVIII, com o granito e xisto a encaixarem na perfeição neste local. Encontra- se a 50 metros do rio Zêzere e junto à EN232, que segue em direção a Manteigas. A casa respira conforto e dispõe de duas suites e de sete quartos, com diversas opções de lazer na região, que vão desde a prática de parapente ao ski.
4. Luna Chalets da Montanha, Penhas da Saúde, Covilhã
Encontra-se a 1500 metros de altitude e a meio caminho entre a Covilhã e a Torre, num local de paisagem única e de grande beleza. Os 28 chalets constituem um autêntico aldeamento turístico dentro das Penha das Saúde, podendo acomodar até seis pessoas. Todos os chalets contam com uma aconchegante lareira, e os hóspedes poderão beneficiar dos serviços do vizinho Hotel Serra da Estrela.
5. Casa de Campo de Torneiros, Unhais da Serra, Covilhã
Se não se quer separar dos seus animais de estimação, pode trazê-los para este alojamento de janelas enormes e com belíssimas vistas para a envolvente. Os quartos têm banheira incluída e, na área exterior, encontra uma zona de piquenique e uma churrasqueira. A arquitetura rústica do exterior contrasta na perfeição com o interior mais moderno, naquilo que é uma conjugação do melhor de dois mundos.
6. Casas do Cruzeiro, Sabugueiro, Seia
Este projeto que reúne 33 habitações, concebido na aldeia mais alta de Portugal, deve o seu nome ao facto de os alojamentos se encontrarem próximos de um Cruzeiro. As casas têm lareira e cozinha e vão desde o T0, para dois adultos, até ao T4, que pode alojar oito adultos e seis crianças. Cada casa tem associado o nome do antigo proprietário e a respetiva profissão, geralmente associada à atividade da pastorícia.
7. Casas do Soito, Lapa dos Dinheiros, Seia
Encontra-se no Parque Natural da Serra da Estrela e foi criado num dos pontos mais altos desta aldeia de montanha com um nome peculiar, relacionado com uma visita de D. Dinis. Aqui encontra casas com diferentes tamanhos, com decoração moderna, dois ou três quartos e sala com kitchenette e lareira. A 300 metros estão as Casas da Lapa, com a mesma gerência, onde se encontram centralizados os serviços de ambos os alojamentos.
8. Quinta do Chão da Vinha, Carragozela, Seia
Os animais de estimação são permitidos neste alojamento com paisagem serrana deslumbrante. Existem oito quartos suíte e uma casa de campo T2, perfeita para famílias ou grupos de até 6 pessoas que procurem mais privacidade e o conforto de uma lareira. O edifício principal encontra-se rodeado de um verdejante jardim, contando com lareira e cozinha equipada que todos podem utilizar.
9. Chão do Rio, Travancinha, Seia
Encontra-se no sopé da Serra da Estrela e tem um ambiente sereno, com as seis casas de telhados de colmo a serem distribuídas nas proximidades de um lago. Todas elas têm lareira, cozinha, churrasqueira e um nome pitoresco associado, como Loba, Cotovia ou Cumeada, a maior, com capacidade para seis pessoas. As restantes casas acolhem quatro hóspedes. Os animais de estimação são muito bem-vindos.
10. Madre de Água Hotel Rural, Vinhó, Gouveia
Está inserido numa quinta de 16 hectares onde existem vinhas, árvores centenárias e poços de água, sendo um hotel de charme com 10 quartos acolhedores, cada um associado a uma casta de vinho. Existe também um estúdio e um apartamento com lareira, separados do edifício principal. O projeto conta também com um restaurante, uma queijaria (onde se produz queijo Serra da Estrela) e uma coudelaria.