Provavelmente já ouviu falar nestas caves de vinho do Porto, mesmo que não seja um grande entendido de enologia, porque a verdade é que, nesta lista, lhe vamos deixar alguns nomes icónicos. Todas estas caves têm uma história secular, recheada de saber e tradição que perdura no tempo e ainda hoje nos fascina e encanta, e que tão bem se revela na arte de fazer vinho.
De cálice na mão, poderá aprender mais sobre esta arte, desde a produção ao armazenamento e envelhecimento, bem como as principais diferenças entre as diferentes castas de uvas que são produzidas Douro acima. A sua localização em Gaia não é por acaso. Era aqui que chegavam os barcos vindos do Douro Vinhateiro com o vinho do Porto.
A partir daqui, o vinho era exportado para todo o mundo. E é por isso que, embora seja produzido no Douro, ganhou o nome Porto, em referência à cidade de onde partia para outras paragens. Descubra algumas das melhores caves de Vinho do Porto para visitar em Gaia.
1. Taylor’s
Aqui conhecerá mais de três séculos de história, que se encontram divididos em 11 pontos de paragem, onde encontrará informações detalhadas sobre a empresa, os seus vinhos, as gentes do Douro e a arte quase perdida da tanoaria.
A visita está disponível através de audioguia em 5 idiomas diferentes, e, para a recordar mais tarde, vai querer certamente tirar uma fotografia no selfie spot. A visita termina com uma prova de dois vinhos emblemáticos da Taylor’s e, a diversos preços, poderá também ter acesso a degustações premium e masterclasses privadas, entre outros mimos.
2. Ferreira
Este nome confunde-se com a história do vinho do Porto e da Região Demarcada do Douro. A figura de dona Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida por Ferreirinha, foi ímpar num mundo dominado por homens, e por isso, uma visita a estas caves é também uma inspiradora viagem no tempo.
Ao longo do percurso, poderá observar fotografias antigas, ver alfaias usadas para trabalhar as vinhas nos socalcos e conhecer costumes e tradições de todos aqueles que, há mais de dois séculos, ajudam a produzir este néctar tão famoso.
3. Sandeman
Já todos nós vimos a figura do mítico homem de capa e sombrero negro, que é provavelmente a silhueta mais famosa dos mundos dos vinhos, mas sabia que o nome desta figura é Don? Esta é apenas uma das muitas curiosidades que pode descobrir, nas caves daquela que é uma das mais internacionais marcas de vinho do Porto.
Poderá percorrer as caves húmidas e escuras e aprender mais sobre o processo do vinho, desaguando depois na sala de provas, onde poderá aceder a uma explosão de sabores que são verdadeiramente únicos.
4. Real Companhia Velha
Foi fundada em 1756 por despacho de D. José I e com o alto patrocínio do Marquês de Pombal, no mesmo dia em que se instituiu a Região Demarcada do Douro. Esta é assim uma das mais antigas companhias vinícolas nacionais, tendo mais de dois séculos de história que pode descobrir entre pipas gigantes e as paredes esverdeadas da adega.
Existem diversas modalidades de visita, das mais básicas às mais exclusivas, mas todas elas contam com prova de vinhos no final, para que possa provar o que de melhor se faz aqui.
5. Cálem
Se está à procura de uma experiência mais interativa e descontraída, então as Caves Porto Calém têm que entrar na sua lista de locais a visitar. Este museu foi remodelado em 2012, e permite-lhe explorar a história do vinho do Porto e o processo de fabrico deste, contando com atividades que vão colocar à prova os seus sentidos.
Por exemplo, poderá tentar distinguir diferentes castas ou tipos de vinho utilizando apenas o olfato, ou degustar um bom cálice de vinho do Porto enquanto ouve um fado, experiência sensorial que quererá repetir.
6. Ramos Pinto
Os seus cartazes publicitários, inspirados na Belle Époque e assinados por alguns dos artistas mais aclamados de inícios do século XX, são ainda hoje muito procurados por colecionadores, devido à sua ousadia e inovação.
Foi em 1880 que Adriano Ramos Pinto fundou esta marca, que rapidamente conquistou o mercado brasileiro. No museu, para além de saber mais sobre a história da marca, poderá apreciar algumas das apreciadas obras de arte que são os cartazes publicitários, entre outras preciosidades.
7. Graham’s
Estas caves são para todos aqueles que gostam de fugir de multidões e que pretendem que a sua incursão pelo passado e presente da indústria do vinho seja feita sem pressas e com o máximo detalhe.
Poderá apreciar os cerca de 15 mil barris de carvalho, alguns dos quais com mais de 100 anos, e conhecer a extraordinária garrafeira, onde pode encontrar garrafas de Porto Vintage de cada década desde 1890. Não pode também deixar de visitar o Vinum, restaurante e wine bar com uma vista incrível sobre a Invicta.
8. Croft
Foi fundada em 1588, em Inglaterra, e é a mais antiga casa de vinho do Porto em atividade. Na sua sede, poderá descobrir a história de John Croft IV, à medida que percorre os corredores escuros do antigo armazém, por entre pipas centenárias onde ganham personalidade os seus melhores vinhos.
Poderá optar por uma visita simples ou aventurar-se numa experiência diferente, como por exemplo a harmonização de vinhos com chocolates portugueses, queijos ou amêndoas, numa experiência que é simplesmente imperdível.
9. Burmester
Está localizada mesmo em frente ao tabuleiro inferior da ponte D. Luís, e as suas janelas altas e construção em altura permitem ter uma vista panorâmica privilegiada sobre o Porto e o Douro a seus pés.
Esta é uma das caves de vinho do Porto mais procurada pelos turistas, graças ao seu ambiente elegante e exclusivo, às suas paredes feitas de história e à qualidade dos vinhos e das provas de degustação. Em 2020, as caves foram distinguidas com o prémio Travellers’ Choice, que foi atribuído pela plataforma TripAdvisor.