O Porto é conhecido por várias coisas, sendo uma delas as famosas francesinhas. Estas são uma espécie de sanduíche com carnes variadas, cobertas com queijo derretido e com um molho à base de cerveja, tomate, picante e um toque secreto. As francesinhas são muitas vezes acompanhadas de um ovo estrelado e de batatas fritas, e regadas com cerveja bem fresca.
Mas onde comer a melhor francesinha do Porto? Bem… esta é uma daquelas perguntas que pode ter mil e uma respostas diferentes. Podem existir casos de restaurantes cuja opinião geral é unânime, como o Café Santiago ou o Capa Negra, por exemplo. E depois há locais menos consensuais, em que alguns clientes adoram a francesinha e outros não.
A lista que aqui lhe apresentamos é feita de locais mais consensuais mas também inclui algumas surpresas que merecem destaque. De qualquer das formas, irá sempre depender do seu gosto pessoal. Descubra os restaurantes onde se comem as melhores francesinhas do Porto.
1. Bufete Fase
Aqui se servem francesinhas desde 1984, confecionadas à frente dos clientes. O espaço é simples, e encontra quase sempre fila, o que comprova a qualidade da casa. Por isso, deve chegar cedo ao local. Aqui apenas se servem as francesinhas tradicionais, sem variações e sem picante.
2. Café Santiago
Este espaço histórico serve francesinhas há mais de 50 anos, apesar de ter aberto durante os anos 30, como botequim. O seu molho de francesinha é muito famoso, e é apontado como dos melhores da cidade, O Café Santiago tem três espaços no Porto: dois na rua Passos Manuel e um na Praça dos Poveiros.
3. Cervejaria Brasão
Este espaço rústico e elegante com vista para a Avenida dos Aliados tem a francesinha como estrela da casa, com as cervejas artesanais a terem o seu destaque também. Existe também uma segunda casa ao lado do Coliseu, que abriu em 2017, já que o espaço original já não dava conta de tanta procura.
4. Cufra
Está situada no meio da Avenida da Boavista e é famosa pelas francesinhas, mas também pelo marisco e pela cerveja de pressão. O aspeto é tradicional, embora o ambiente seja acolhedor e informal. O espaço está aberto desde 1974.
5. Capa Negra II
Este restaurante funciona já há mais de 30 anos e ainda hoje é um local emblemático. A ementa é variada, indo desde mariscos a massas, mas uma das grandes estrelas é a francesinha. No entanto, não pode deixar de experimentar os rissóis de carne como entrada!
6. Locanda
Se procura experimentar uma francesinha gratinada em forno de lenha, o Locanda, situado em Canelas (Vila Nova de Gaia), é o espaço a visitar. Vale a pena a viagem para provar o molho aveludado e ligeiramente picante, conjugados com o sabor do forno de lenha. Outro prato popular é a francesinha calzone, servida em massa de pizza.
7. Lado B Café
Em frente ao Coliseu do Porto, encontra este espaço moderno, com decoração ligada ao mundo da música (o café pertence ao antigo proprietário da loja de música Jo-Jo’s Music). Aqui se come boa francesinha, e não é por acaso que aqui se registou a marca “a melhor francesinha do mundo”.
8. O Afonso
O espaço do restaurante Afonso é informal e muito discreto, mas aqui se fazem francesinhas na hora e de forma artesanal. O local foi desconhecido pela maioria durante muitos anos, mas foi catapultado para a fama em 2017, quando o chef Anthony Bourdain o visitou. O espaço ganhou muita popularidade, mas a francesinha ainda é confecionada apenas pelo dono, que guarda religiosamente a sua receita.
9. Tappas Caffé
Estas francesinhas diferenciam-se por serem feitas no forno de lenha e pelo seu molho delicioso. Outro elemento diferenciador é o chiripiti, uma bebida alcoólica que é servida no final da refeição. O espaço é tão popular que tem seis restaurantes no Grande Porto e um em Lisboa.
10. Yuko Tavern
Se procura um local com ambiente intimista e com uma francesinha diferente, a Yuko Tavern é o espaço para si. O que diferencia estas francesinhas, para além do molho, é o uso do presunto, um ingrediente que é pouco comum nesta iguaria, mas que fica muito bem no resultado final.