O Douro é conhecido pelas suas vinhas e pelos seus socalcos, sendo uma região rica em história e com uma grande beleza natural, onde pode encontrar muitas atividades para fazer. Por aqui não faltam também hotéis, que pode visitar em qualquer altura do ano, e que o convidam a descobrir mais sobre os vinhos que aqui são produzidos e sobre a história de cada local.
Muitos dos melhores hotéis do Douro possuem atividades destinadas aos apreciadores do Vinho do Porto. Essas atividades podem ir desde simples provas até participar ativamente numa vindima tradicional. Outros hotéis também também possuem restaurantes que oferecem pratos típicos da região duriense e museus que permitem conhecer a história das famílias que as fundaram.
Alojar-se num destes hotéis é uma das melhores formas de conhecer a região banhada pelo rio Douro e de descobrir todas as tradições associadas ao vinho e à vinha. Descubra alguns dos melhores hotéis do Douro para ficar alojado durante uma escapadinha.
1. Douro Palace Hotel Resort & Spa
O Douro Palace Hotel Resort & Spa permite que cada hóspede tenha a experiência única de desfrutar de uma relação próxima com a natureza, espelhada nas águas serenas do Rio Douro. Os dezasseis quartos são modernos e orientados para o rio, repletos de conforto que lhe proporcionará uma estadia memorável.
Este fantástico hotel é também composto pelo Restaurante Eça, onde poderá desfrutar da comida típica local acompanhada pelo vinho da região. Existe ainda um spa, que oferece programas repletos de tranquilidade e serenidade para relaxar ao máximo e uma piscina exterior, com panorâmicas únicas sobre o Vale do Douro.
2. Quinta da Pacheca
A Quinta da Pacheca e as suas unidades de turismo de charme têm sido alvo de vários prémios nacionais e internacionais. Com a sua inspiração nas vinhas e no vinho, todo o conceito é moderno e conjuga-se harmoniosamente com o desenho original da casa original do século XVIII.
O hotel principal mantém vivo o espírito duriense, patente no mobiliário e conforto proporcionados pelos quinze quartos ao dispor dos visitantes. Além disso, esta quinta criou os Wine Barrels, que consistem em suites em forma de barris de vinho.
Num ambiente idílico e romântico, com uma paisagem recortada por vinhas, os Barris de Vinho proporcionam uma experiência única de contacto com a natureza e a realidade monumental do Vale do Douro. Nestas dez unidades de alojamento implantadas no meio das vinhas podem ser vividos momentos únicos de descanso em ambiente rural, mas com todo o conforto das mais modernas unidades hoteleiras.
3. Quinta de La Rosa
A Quinta de La Rosa está localizada no coração do Douro, junto às margens do rio e muito perto da vila do Pinhão. Esta quinta tem 55 hectares de terreno com vinha e produz cerca de 80 mil litros de vinho do Porto e cerca de 300 mil litros de vinho de mesa por ano.
Este trabalho de tantos anos que passou pelas mãos de várias gerações resulta em vinhos de excelência que têm alcançado um lugar de destaque a nível mundial e vários prémios, atraindo apreciadores e turistas. Aqui também se produz também azeite com qualidade e sabor distintos.
A Quinta de La Rosa tem 23 quartos, alguns com vistas deslumbrantes sobre o rio Douro, um fantástico restaurante que aposta em produtos regionais e técnicas culinárias modernas, e uma fantástica piscina exterior. Durante as vindimas, a herdade oferece ainda a experiência de participar na pisa das uvas.
4. Quinta do Portal
A Casa das Pipas, localizada na Quinta do Portal, está rodeada por uma fabulosa paisagem de vinhas e férteis campos verdes no vale do rio Douro. Nesta casa com 12 quartos disponíveis para os turistas, é possível vivenciar de perto todo o processo da produção do vinho do Porto, incluindo a possibilidade de participar numa vindima.
Além dos bons vinhos, também possui uma sala de fitness, uma piscina exterior e um fantástico restaurante que aposta na culinária da região e nos produtos regionais de elevada qualidade.
5. Quinta do Vallado
A Quinta do Vallado, construída em 1716, está localizada a cerca de 10 minutos de carro da cidade da Régua. Este hotel possui 5 quartos numa casa senhorial original do século XVIII e mais 8 numa unidade mais moderna e completamente construída em xisto, a rocha típica do Douro.
Os quartos da casa senhorial estão mobilados de acordo com o estilo do século XVIII, com móveis antigos e outros objetos tradicionais daquela época, enquanto que os 8 quartos do novo hotel são mais modernos e minimalistas. Além disso, é possível desfrutar de belos jardins, ótimos vinhos, vistas incríveis, uma piscina ao ar livre e um terraço que cerca o hotel.
6. Quinta Nova
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, localizada perto do Pinhão, é composta por 120 hectares. Apesar de muito antiga, a quinta foi cuidadosamente preservada. O solar do século XVIII é agora um fantástico hotel, possuindo uma capela de estilo barroco datada de 1795 e também uma adega de 1764.
Para além das características únicas que a quinta oferece, existem ainda 11 quartos, um restaurante, um bar e uma piscina exterior rodeada por um fantástico jardim. É ainda possível participar em provas de vinho e visitas à adega, mas a sua principal atração é o seu fantástico museu do vinho onde poderá conhecer a história deste local.
7. Six Senses Douro Valley
Este fantástico hotel está localizado na margem sul do rio Douro, no concelho de Lamego. A herdade onde está incluído tem 8 hectares e conta com 57 alojamentos, 3 restaurantes, uma adega com excelentes colheitas produzidas no vale e um impressionante Six Senses Spa, considerado um dos melhores do país.
O hotel destaca-se ainda pelo seu enorme casarão histórico, um dos mais imponentes e importantes da região do vale do rio Douro. Nos últimos anos, o Six Senses Douro valley soube transformar-se numa das grandes referências turísticas da região.
8. The Vintage House Pinhão
A Vintage House Douro está localizada no Pinhão e dispõe de 50 quartos, sendo 5 delas suites (incluindo duas de luxo). Todas possuem varandas com vista para o rio e as vinhas em socalcos. Possui uma localização única, entre o rio e a estação de comboios do Pinhão, paragem obrigatória da famosa linha do Douro.
Para além de carro ou de comboio, os hóspedes podem também chegar de barco e atracar no cais mesmo em frente ao hotel. No Library Bar, a lareira e o piano são os parceiros ideais para saborear um cálice de vinho do Porto. O seu restaurante é também um fantástico local para desfrutar da gastronomia da região.
9. Quinta de Ventozelo
Os vários edifícios da Quinta foram reabilitados respeitando a sua estrutura e raízes originais. Numa conjugação perfeita, a simplicidade da arquitetura moderna complementam-se perfeitamente com os espaços mais antigos. Não é apenas um hotel: é uma Quinta que foi transformada, mantendo as raízes acolhedoras de uma casa duriense.