Se está de visita à cidade de Lisboa, a visitar a capital numa estadia mais prolongada, ou se simplesmente está à procura de novos locais por onde pode fazer a sua corrida matinal, saiba que existem muitos locais fantásticos por onde correr em Lisboa e arredores, cada um com o seu encanto e com a sua graça.
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas optam por um estilo de vida saudável onde se inclui uma corrida. O problema é que nem todas as cidades estão preparadas para proporcionar condições a quem quer correr. Mas Lisboa (e algumas cidades dos seus arredores) têm vindo a fazer um esforço nesse sentido.
Assim, são cada vez mais os parques, jardins ou frentes ribeirinhas onde é possível correr, caminhar, passear e até praticar outros desportos. Descubra alguns dos melhores sítios para correr em Lisboa e arredores.
1. Alameda Keil do Amaral – Parque Florestal de Monsanto
É o pulmão da cidade de Lisboa e um dos sítios mais procurados para se fazerem corridas. Encontra aqui opções para todos os gostos, de percursos circulares a trilhos que exigem mais destreza.
No entanto, destacamos a Alameda Keil do Amaral, cujo acesso se faz pela estrada do Alvito, na rotunda do Jardim dos Montes Claros. A Alameda dá-lhe condições para correr em estrada ou em trilhos e tem um agradável anfiteatro com vista para o Tejo, a ponte 25 de Abril, um wc público e um bar.
2. Belém
Esta é das zonas mais bonitas da nossa capital, embora o grande fluxo de turistas possa gerar alguma confusão. Mas, se gosta de correr à beira do rio, esta é uma opção interessante, até porque pode apreciar a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Jardim da Praça do Império e o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, entre muitas outras atrações.
3. Parque Eduardo VII
Se está hospedado na zona central de Lisboa, o Parque Eduardo VII, no topo da Avenida da Liberdade, é uma boa opção para uma corrida, especialmente se gosta de se exercitar cedo, quando as ruas ainda se encontram mais desertas. Corra à volta do parque e, no final, não deixe de parar no miradouro, para apreciar a vista sobre a cidade.
4. Farol da Mama (Oeiras)
Olhando para o Farol da Mama, à primeira vista, notará semelhanças com o foguetão lunar de Tintim, icónica personagem criada por Hergé, embora isto não passe de uma coincidência.
Esta é uma das muitas curiosidades e motivos para escolher correr ao redor deste farol, na Serra de Carnaxide, em Oeiras. Na zona encontra uma pista circular, jardins e uma panorâmica que se estende até ao Tejo.
5. Parque das Artes e do Desporto (Amadora)
A cidade da Amadora, nos arredores de Lisboa, é conhecida pela sua ligação ao desporto e às artes, algo que foi muito bem combinado neste parque. No recinto tem um espaço onde se pode caminhar, correr ou andar de bicicleta, enquanto observa as esculturas em exposição de vários artistas e aprecia a vista desafogada sobre o aglomerado urbano.
6. Parque da Bela Vista
É conhecido por ser o recinto do Rock in Rio Lisboa, mas, quando despido de multidões e de palcos, é o espaço perfeito para uma corrida. Está situado numa das zonas mais altas da região de Lisboa e, tal como diz o nome, conta com uma bela vista sobre a cidade e o rio.
7. Parque das Nações
Na zona oriental da cidade encontra, situado à beira do Tejo, um local excelente para correr, mais precisamente ao longo do Passeio Ribeirinho, conhecido como “O Caminho da Costa” durante a Expo 98. Ao longo do passeio encontra zonas de descanso, sombras agradáveis e uma vista sobre o Tejo e a Ponte Vasco da Gama.
8. Quinta das Conchas
Aqui encontra amplos relvados, árvores e um percurso plano para correr sem grandes oscilações de ritmo. O parque divide-se em três zonas, com características diferentes: a Nave Central da Quinta das Conchas, a Mata e a Quinta dos Lilases. Encontra muitas árvores e sombra, o que o torna perfeito em dias quentes de verão. Trata-se também de um dos melhores locais grátis para passear em Lisboa.
9. Centro Desportivo Nacional do Jamor
Se gosta de desporto, o Jamor é o sítio ideal para encontrar a sua modalidade favorita, já que este espaço foi concebido para o desporto. A zona de parque é enorme e permite-lhe explorar um percurso linear ou até fazer trilhos pela Mata até à Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. Para além do estádio, encontra por aqui piscinas, pista de atletismo, campos de ténis, minigolfe e até um parque aventura.
10. Passadiços do Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo
Esta é a sugestão mais distante da capital, já que se encontra em Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira. Terá o Tejo como companhia e uma paisagem belíssima como companheiros de percurso. Para além dos passadiços com percursos pedonais e de bicicleta, o parque abrange a zona da Praia dos Pescadores, incluindo uma zona desportiva.