A prática de mergulho é uma opção cada vez mais procurada em Portugal, muito graças à nossa extensa costa e à procura por novas experiências, bem como a elevada biodiversidade marinha e à procura por estilos de vida mais saudáveis. Atualmente, existem diversas empresas e escolas de mergulho, espalhadas um pouco por todo o país.
E a verdade é que Portugal possui boas condições para praticar este desporto. A variedade de paisagens subaquáticas ao longo da costa portuguesa permite um leque de opções difíceis de encontrar noutros países. Tudo isto sempre em segurança e cumprindo regras apertadas que fazem com que seja possível ter pessoas com pouca experiência a praticá-la.
Assim, deixamos-lhe uma lista de locais perfeitos para um mergulho em Portugal, que vão desde barcos naufragados a grutas subaquáticas, um pouco por todo o país. Só tem que escolher o seu local preferido e, se não quiser ir sozinho ou não tiver equipamento, basta contatar uma das várias escolas ou empresas locais que o possibilitam.
1. Praia do Cabo do Mundo (Matosinhos)
Encontra-se numa zona em que os naufrágios eram frequentes, e ao largo desta praia encontram-se os despojos do submarino alemão U-1277, que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial e que foi intencionalmente afundado em 1945, após navegar sem rumo durante um mês.
O submarino encontra-se num fundo arenoso, a 30 metros de profundidade. Poderá também observar anémonas de diversas cores, peixes pequenos e grandes polvos.
2. Praia da Nazaré (Nazaré)
É muito procurada por amantes de surf, mas tem atraído cada vez mais praticantes de mergulho, já que tem magníficos fundos marinhos com diversas espécies, bem como recifes artificiais.
Na zona do Canhão da Nazaré, a profundidade passa dos 20 para os 100 metros de forma abrupta. Na zona da Prainha, é a parede do promontório que deslumbra pela sua riqueza biológica e grande beleza natural.
3. Reserva Natural das Berlengas (Peniche)
Este arquipélago foi considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2011, sendo um dos melhores locais do país para se mergulhar. É uma área protegida desde 1465, o que preservou a sua enorme riqueza biológica e permitiu que se mantivesse aqui um ecossistema marinho único.
As águas de tons límpidos são convidativas, bem como a perspetiva de ver despojos de barcos afundados e animais como peixes-lua, polvos, estrelas do mar ou sargos.
4. Cabo Espichel (Sesimbra)
A costa do concelho de Sesimbra, que se situa entre a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel, é rica em locais onde pode praticar mergulho a diferentes níveis de profundidade.
Poderá ver espécies como santolas, polvos, gorgónias e nudibrânquios, entre outros. Outra grande atração é o navio River Gurara, que tinha 175 metros e que naufragou em 1989 perto do Cabo Espichel, a 28 metros de profundidade.
5. Praia do Portinho da Arrábida (Setúbal)
Foi eleita em 2010 uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, pelo contraste da areia com a Serra da Arrábida e pelas suas águas transparentes e calmas, que são perfeitas para os iniciantes na prática do mergulho.
Poderá observar a rica biodiversidade da região com toda a calma, até porque a pesca é proibida, uma vez que a zona faz parte do Parque Natural da Arrábida e do Parque Marinho Luiz Saldanha.
6. Fortaleza de Sagres (Vila do Bispo)
No extremo sudoeste da Europa, encontra-se a vila de Sagres, um local muito procurado para a prática de mergulho, muito graças às suas grutas subaquáticas, aos navios naufragados e à diversidade de fauna e flora marinhas.
Poderá apreciar espécies como moreias, caranguejos e polvos, bem como numerosos outros peixes. Não deixe também de visitar a Fortaleza, antes ou após o mergulho.
7. Praia da Rocha (Portimão)
Bem perto de Portimão, a cerca de duas milhas da costa, na zona do Alvor, encontra recifes artificiais que fazem as delícias dos amantes de mergulho. Foi aqui criado o parque subaquático Ocean Revival, em que foram afundados quatro navios de guerra da Marinha Portuguesa, formando assim um recife artificial que é único em todo o mundo e que tem excelentes condições para a vida marinha. O maior dos navios é a Fragata Comandante Hermenegildo Capelo, com 102 metros.
8. Ria Formosa (Vila Real de Santo António)
O Parque Natural da Ria Formosa foi eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e estende-se ao longo de 60 quilómetros, por entre diversos concelhos algarvios.
Aqui reside uma das maiores comunidades de cavalos-marinhos a nível mundial, sendo que as duas espécies mais comuns, os cavalos-marinhos de focinho longo e de focinho curto, são facilmente observáveis num mergulho de baixas profundidades. Poderá também observar caracóis do mar, chocos e polvos.
9. Praia do Garajau (Madeira)
No concelho de Santa Cruz, perto do Funchal, encontra-se a Reserva Natural Parcial do Garajau, a primeira exclusivamente marinha a ser criada no nosso país, com o objetivo de impedir a desertificação marinha.
As águas são límpidas e transparentes, permitindo a observação a mais de 20 metros, e têm uma rica diversidade de flora e fauna, com destaque para a enigmática espécie “Epinephelus marginatus”.
10. Zona Balnear e de Mergulho das Lajes do Pico (Açores)
O arquipélago dos Açores é outro destino popular para amantes de mergulho, sendo que um dos locais mais procurados se situa em Lajes do Pico, na ilha do Pico, já que as suas águas são límpidas e conta com uma ampla riqueza e biodiversidade marinhas, que conjugam na perfeição com as rochas.
Uma atividade muito popular é o mergulho com tubarões azuis, os mais rápidos do mundo, sendo este um dos poucos locais onde é possível fazê-lo.