Podemos não ter o calor do Rio de Janeiro, nem as máscaras de Veneza, mas a verdade é que existem muitos locais em Portugal onde o Carnaval se celebra em grande. De norte a sul, passando pelas ilhas, poderá encontrar disfarces, crítica social e festa, que atrai milhares de pessoas às ruas para celebrar, mesmo que as temperaturas não estejam muito agradáveis.
A forma como se vivencia o Carnaval em Portugal difere muito de região para região. Em alguns locais, ele é festejado de forma completamente tradicional e com reminiscências de rituais pagãos, como em Podence, por exemplo. Noutros, os festejos são à boa moda brasileira. E há ainda cidades em que se opta por um carnaval o mais português possível.
Se é adepto destas folias ou se apenas está curioso por conhecer os festejos carnavalescos mais típicos do país, estes são alguns dos melhores locais que pode visitar. Vista a máscara e parta à descoberta dos carnavais mais famosos de Portugal.
1. Podence
Este Carnaval faz parte, desde 2019, da lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Todos os anos, o “entrudo chocalheiro” atrai milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, até Podence, em Macedo de Cavaleiros.
Aqui se mantém a tradição dos caretos, típica de Trás-os-Montes e Alto Douro, e, no Domingo Gordo e no dia de Carnaval, os rapazes da aldeia vestem fatos às riscas, de cores garridas, e uma máscara com nariz saliente, e percorrem as ruas aos saltos e gritos. A ideia é encontrar raparigas, para poder dançar com elas e “chocalhar”, o que simboliza a fertilidade que a terra começa a ganhar por volta desta altura do ano.
2. Ovar
É um dos maiores eventos do género em Portugal, e teve a primeira edição em 1952. Atrai milhares de visitantes, que esperam pelos três desfiles com mais de dois mil figurantes. Estas festividades pretendem homenagear os cidadãos do concelho, que se destacaram pelo seu envolvimento na comunidade, através da figura do Rei e Rainha.
Os dias principais do evento são os Grandes Corsos Carnavalescos de domingo e terça de Carnaval, mas destaca-se também o Carnaval sénior, o Carnaval das Crianças, e os diversos espetáculos de rua, exposições e concertos.
3. Alcobaça
Todos os anos, o centro histórico de Alcobaça se transforma para receber o Carnaval, inspirado nas tradições brasileiras. O símbolo deste evento é a tenda montada em frente ao Mosteiro, onde milhares de pessoas podem festejar até ao amanhecer.
Uma das grandes atrações desta festa são precisamente os Dj’s de renome, que têm vindo a atuar aqui todos os anos. Destacamos também o Carnaval Sénior, o Desfile das Escolas e as Noites na Tenda, num conjunto de atividades que tem tudo para agradar a todos.
4. Torres Vedras
Diz-se que este é o “Carnaval mais português de Portugal”, e quem visita Torres Vedras por altura destas festividades não consegue certamente ficar indiferente às matrafonas, um grupo de homens disfarçados de mulher, e que satirizam os gestos considerados tipicamente femininos.
O Carnaval é festejado durante cinco dias de festa, onde há desfile de carros alegóricos, com destaque para os de domingo e terça de Carnaval, e são seguidos de animação em palcos dispersos pelo centro histórico e por festas em bares.
5. Sesimbra
Esta é uma tradição muito enraizada nesta comunidade, onde, para além dos tradicionais desfiles das escolas de samba e de grupos recreativos, existem concursos de máscaras infantis e apresentações como o Desfile dos Palhaços as Cavalhadas e o Enterro do Bacalhau.
Destaque também para a tradição das Cegadas, um costume rural com mais de cem anos que aqui se mantém viva, onde um grupo de homens apresentam em verso alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade portuguesa nesse ano, acompanhados pelo som das guitarras.
6. Sines
Teve origem em 1926, e desde então que Sines se transforma para receber as duas mil pessoas que aqui escolhem passar três dias de folia. Para além do desfile, podemos destacar o Carnaval dos Pequeninos, onde participam crianças dos infantários e escolas do concelho.
O programa é complementado com o desfile de matrafonas, o baile de máscaras sénior, o torneio de futebol trapalhão e bailes noturnos, para além dos habituais desfiles onde a folia se alia à sátira política e religiosa.
7. Loulé
Este é um dos carnavais mais quentes de Portugal, não só pelas temperaturas mais elevadas do Algarve, mas também pela sua forte influência brasileira, com as escolas de samba a desfilar pela cidade.
No entanto, existe também uma forte componente de sátira política e social, com os grandes carros alegóricos a serem o expoente máximo disso. Durante esta festa, não falta animação, sátira e folia, num programa para todos os gostos.
8. Funchal
Este é um Carnaval de raízes populares, existindo a tradição de dois grandes cortejos: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, onde milhares de imitações e figuras satíricas animam quem assiste ao desfile, no centro do Funchal.
Este Carnaval destaca-se também pelas festas nos hotéis, que procuram envolver os turistas nas celebrações do Entrudo. E, claro, para além dos desfiles, não pode perder a oportunidade de provar poncha, vinho da Madeira e as deliciosas espetadas.