A primavera começa em poucos dias, a 20 de março, mas a verdade é que a natureza já nos brinda com algumas das suas maravilhas, com as flores a abrir. É nesta época que os campos com amendoeiras se cobrem de branco e rosa, um anúncio do fim do inverno que pode ser contemplado durante algumas semanas. As amendoeiras em flor são um espetáculo único que vale bem a pena ser contemplado.
Existem vários locais em Portugal onde é possível contemplar este evento em todo o seu esplendor. O Douro é um dos melhores sítios, mais especificamente na parte do rio mais próxima da fronteira com Espanha. As condições são também boas em alguns locais de Trás-os-Montes e parte da Beira Alta. E claro, mais a sul, o Algarve não poderia faltar nesta lista.
O grande enigma é: quando é possível ver as amendoeiras em flor? Bem… a resposta depende da meteorologia e do clima. A melhor época situa-se entre o final do Inverno e o início da Primavera. Descubra alguns dos melhores locais para ver as amendoeiras em flor em Portugal.
1. Freixo de Espada à Cinta
É conhecida como a “vila mais manuelina de Portugal”, já que aqui existe uma grande quantidade de edifícios no estilo manuelino. Assim, para além do espetáculo das amendoeiras em flor, não pode perder uma visita à Igreja Matriz, à Capela da Misericórdia e à Torre do Galo, que tem 25 metros e é heptagonal.
2. Barca D’Alva
Em Barca d’Alva encontra campos a perder de vista com oliveiras e amendoeiras floridas, por onde as ovelhas se pastoreiam. Destes terrenos sai excelente azeitona de conserva, vinho do Porto e amêndoa, bem como algumas laranjas de grande qualidade. Aproveite a visita para conhecer o Parque Natural do Douro Internacional.
3. Figueira de Castelo Rodrigo
Esta aldeia histórica intitula-se “rainha das amendoeiras em flor”, com a primavera a dar um toque ainda mais especial à paisagem. Não pode deixar de visitar o castelo (de 1209), as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura (de 1590), o pelourinho quinhentista, a cisterna medieval e a Igreja Matriz (do século XII/XIII).
4. Vila Nova de Foz Côa
Aqui se realiza a “Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais”, já que aqui se encontra a maior densidade de amendoeiras do país, o que significa que, onde for, irá vê-las floridas. Não esquecer também o Parque Arqueológico do Vale do Côa, museu ao ar livre único no mundo, e a povoação de Castelo Melhor, que tem um dos castelos mais antigos de Portugal (séc. XII ou XIII).
5. Torre de Moncorvo
A amendoeira tem aqui uma grande importância económica, partilhando espaço cim vinhas e oliveiras. Procure também conhecer o centro histórico e o seu núcleo medieval, com destaque para a Igreja Matriz e para o chafariz Filipino, de 1636, que adorna a praça central. Descubra também as casas solarengas e os produtos regionais à base de amêndoa.
6. Vila Flor
Não foi ao acaso que D. Dinis, quando por aqui passou em 1286, decidiu dar-lhe o nome de Vila Flor, deixando para trás o nome original de Póvoa d’Além Sabor. E, sendo assim, também não é por acaso que, à entrada da povoação, sejamos recebidos por uma imagem da rainha Santa Isabel, que embeleza a praça principal da vila. Aproveite a visita para descobrir o vale da Vilariça.
7. Trancoso
Esta aldeia histórica está numa localização privilegiada para o espetáculo das amendoeiras em flor. Descubra também a região, visitando a Porta D’El Rei, as muralhas que rodeiam a vila, e o vasto património civil e religioso. Destacamos também a antiga judiaria, onde se pode conhecer a casa do gato preto, antiga residência do rabino desta comunidade.
8. Mêda
Por aqui se encontram castelos, ruínas, casas brasonadas, pelourinhos, fragas e fontes, bem como miradouros que nos proporcionam uma vista imperdível sobre a natureza, com destaque, na primavera, para as amendoeiras em flor. Na paisagem, destacam-se três castelos magníficos: o de Ranhados, o de Longroiva e o de Marialva.
9. Celorico da Beira
Encontra-se a 550 metros de altitude e é um dos concelhos mais antigos do nosso país. Pelo caminho, poderá apreciar ao máximo o espetáculo das amendoeiras em flor. Não deixe de visitar o castelo, com estilo romântico-gótico, a Igreja da Misericórdia, com fachada joanina, e a Igreja Matriz de Santa Maria, ao estilo barroco.
10. Mogadouro
Encontra-se no planalto mirandês e também aqui se celebram as amendoeiras em flor, com a Feira Franca dos Produtos da Terra. Poderá apreciar a paisagem a partir da Serra da Castanheira ou do Castelo de Penas Róias. Descubra também o centro histórico, onde encontra a Igreja Matriz, o Castelo, a Igreja da Misericórdia, o pelourinho, o Solar dos Pegados e o Convento de S. Francisco.