É um dos locais de visita obrigatória no Douro. A lindíssima vila do Pinhão fica no coração da região demarcada, património da UNESCO, e a sua história está intimamente ligada à produção do famoso Vinho do Porto. A prova disso são as muitas quintas que existem aqui e nos arredores.
É possível visitar muitas destas quintas e, em algumas, até pode participar numa típica vindima. Mas, nos últimos anos, estão região tem vindo a reinventar-se e começa a existir muito mais para visitar do que apenas quintas e vinhedos. E a vila do Pinhão é um dos melhores locais para escolher como ponto de partida.
A melhor altura para visitar o Pinhão será, talvez, a época das vindimas. A região adquire também um encanto especial quando as videiras adquirem os tons típicos do Outono. Descubra alguns dos melhores locais para visitar na vila de Pinhão, no Douro.
1. Estação Ferroviária do Pinhão
Esta estação, construída no século XIX, é um ponto de paragem obrigatório na linha do Douro. O seu apeadeiro é muito conhecido pelos 24 painéis de azulejos que adornam as suas paredes, e que são da autoria do pintor e ceramista J. Oliveira.
Estes painéis retratam a vida no Douro Vinhateiro, representando paisagens, vindimas, e o pisar da uva, entre outras cenas do dia-a-dia. Para visitar a estação, pode chegar lá de carro ou, no verão, viajar a bordo do Comboio Histórico do Douro.
2. Quinta da Roêda
Diz-se que, antes da construção das barragens, o Douro corria de forma agreste na curva a montante do Pinhão. A Quinta da Roêda deve o nome precisamente ao ruído do rio naquele local.
Nesta quinta, não pode deixar de visitar os lagares e os antigos estábulos, onde pode fazer uma prova de vinhos e aprender mais sobre viticultura, castas e tradições. Não pode perder também um irresistível piquenique entre as vinhas, com direito a toalhas axadrezadas e um cestinho de vime carregado com iguarias regionais.
3. Miradouro de Casal de Loivos
Continuando na zona do Douro, outro miradouro com vistas incríveis está situado no concelho de Alijó, sendo conhecido como o Miradouro de Casal de Loivos. Daqui, poderá experienciar uma vista panorâmica sobre o Pinhão e o vale do Douro, podendo avistar a famosa curva que o rio faz, bem como o casario branco do Pinhão aninhado a seus pés.
4. Quinta do Seixo
A Quinta do Seixo é um desvio que vale muito a pena, já que se situa no topo de uma vertente e, a partir da sua varanda, temos uma das melhores vistas sobre o rio e os seus vinhedos.
Pode também visitar a adega, a garrafeira e os lagares robóticos, onde pode aprender mais sobre a produção do vinho. Não deixe de apreciar a excelente prova de vinhos que aqui pode fazer.
5. Estrada Nacional 222
É a partir da Régua que esta estrada ganha uma beleza ainda maior, mas, antes de se fazer à estrada, propomos que faça um desvio até ao Miradouro de São Leonardo da Galafura, com a sua paisagem sobre as encostas, os socalcos com vinhas, o Douro a serpentear e as curvas da EN222 logo ao lado. Preenchida a vista com a paisagem, volte à estrada e siga para Folgosa, rodeada de vinhas, e depois a Valença do Douro, com as suas paisagens avassaladoras e miradouros improvisados ao longo do caminho.
E assim chegamos ao Pinhão, autêntico postal sobre o rio que merece ser explorado com tempo. Suba ao Miradouro de Casal de Loivos para desfrutar da paisagem do topo da colina, podendo ver o rio e a pequena vila do Pinhão. Não deixe também de visitar as diversas quintas vinícolas da região e a mítica Estação de Comboios, de traça antiga e que mantém os seus azulejos em tons de branco, azul e amarelo.
6. Quinta do Portal
A Casa das Pipas, localizada na Quinta do Portal, está rodeada por uma fabulosa paisagem de vinhas e férteis campos verdes no vale do rio Douro. Nesta casa com 12 quartos disponíveis para os turistas, é possível vivenciar de perto todo o processo da produção do vinho do Porto, incluindo a possibilidade de participar numa vindima.
Além dos bons vinhos, também possui uma sala de fitness, uma piscina exterior e um fantástico restaurante que aposta na culinária da região e nos produtos regionais de elevada qualidade.
7. Quinta do Bonfim
A Quinta do Bonfim localiza-se a poucos minutos da estão e do cais fluviais do Pinhão e é um dos melhores locais para observar os vinhedos da zona. Possui salas de provas de vinhos e existem circuitos que permitem conhecer a propriedade. Para além disso, também tem um pequeno museu onde está representada a história da quinta, desde que foi comprada em 1896.
8. Aldeia Vinhateira de Provesende
Em plena região demarcada do Douro, Provesende é uma aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa. Com vistas para o rio Pinhão, são as vinhas que dominam a paisagem. Toda a vida da aldeia gira em torno da nobre arte de produzir um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto.
Para além de um passeio pelos vinhedos da região, em Provesende pode descobrir diversas casas senhoriais e brasonadas, o antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca. A melhor forma de descobrir a aldeia é mesmo caminhando pelas suas ruas e apreciando cada pequeno detalhe.
9. Quinta de la Rosa
A cerca de 1 km do Pinhão, encontra, junto ao rio, a quinta de La Rosa, uma propriedade da família Bergqvist que faz da hospitalidade o seu lema. Pode percorrer a pé o trilho que leva ao Vale do Inferno, que é a estrela maior dos seus vinhedos, e fazer uma tão apreciada prova de vinhos, incluída na sua visita. Dependendo da época do ano, pode também participar nas atividades relacionadas com as vinhas, como a poda.
10. Quinta Nova Luxury Winery House
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, localizada perto do Pinhão, é composta por 120 hectares. Apesar de muito antiga, a quinta foi cuidadosamente preservada. O solar do século XVIII é agora um fantástico hotel, possuindo uma capela de estilo barroco datada de 1795 e também uma adega de 1764.
Para além das características únicas que a quinta oferece, existem ainda 11 quartos, um restaurante, um bar e uma piscina exterior rodeada por um fantástico jardim. É ainda possível participar em provas de vinho e visitas à adega, mas a sua principal atração é o seu fantástico museu do vinho onde poderá conhecer a história deste local.
11. Quinta das Carvalhas
Saindo do Pinhão pela ponte metálica, encontrará uma das mais espetaculares propriedades do Douro, com cerca de 600 hectares, nos quais se incluem vinhedos a perder de vista, floresta, matos mediterrânicos e olivais centenários.
Para além das provas vínicas e dos programas de vindimas, pode também subir à Casa Redonda, a 550 m de altitude, e apreciar a vista panorâmica sobre a Quinta das Carvalhas e a região envolvente.
12. Favaios
Pertence ao concelho de Alijó e é uma das mais típicas aldeias do Douro Vinhateiro. Favaios é famosa, sobretudo, pelo seu moscatel. Aliás, esta bebida tornou-se tão famosa que é quase impossível dissociar o nome da aldeia deste licor. Mas há mais para ver e descobrir em Favaios!
Como não poderia deixar de ser, existem aqui diversas casas senhoriais e brasonadas, testemunhos da importância agrícola e vinícola desta região. Muitas dessas casas estão abertas ao público e oferecem provas de vinhos, uma experiência a não perder!