Já há muito que acampar deixou de ser sinónimo de desconforto, e hoje encontramos instalações de campismo com condições iguais ou superiores às de muitos hotéis. Seja perto das praias da costa alentejana com parques temáticos dedicados ao surf ou no interior no meio de sobreiros e azinheiros, há muita variedade e oferta de parques de campismo no Alentejo.
Se procura estar em maior comunhão e harmonia com a natureza ou se, simplesmente, prefere optar por uma estadia mais barata, os parques de campismo do Alentejo podem ser uma boa opção. Embora muitos deles sejam procurados sobretudo por grupos de jovens, existem parques que possuem todas as condições necessárias para uma estadia em família.
A procura pelos parques de campismo tem aumentado e, com ela, aumentou também a oferta e a diversidade, que agora é mais do que um simples espaço para acampar: existem estruturas de apoio, bungalows e até glamping. Descubra 9 dos melhores parques de campismo do Alentejo para acampar em comunhão com a natureza.
1. Camping Alentejo (Evoramonte)
Encontra-se bem perto de Évora e é um parque de campismo tradicional, perfeito para quem quer desfrutar da calma planície alentejana. Aqui são permitidos animais de estimação, e pode acampar durante todo o ano. Tem disponível energia elétrica, troca de garrafas de gás e wifi gratuito.
As instalações sanitárias são modernas e acessíveis a campistas com mobilidade reduzida. Conta também com uma lavandaria completa e com piscina, bem como uma área de jogos, com ténis de mesa, e casinhas e bungalows para alugar.
2. Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro (Porto Covo)
Encontra-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e permite-lhe um contacto direto com a natureza. Encontra-se a cerca de 4 km de Porto Covo e o recinto é ajardinado e tem muitas sombras, sendo perfeito para a prática de campismo e caravanismo.
Existem também bungalows e apartamentos para alugar. Pode encontrar no parque um restaurante self-service, um snack-bar, um bar, um minimercado, uma zona de jogos, um parque infantil e piscina, bem como atividades de animação diária.
3. Parque de Campismo de Beira-Marvão (Marvão)
Encontra-se numa propriedade com cerca de 3 hectares, repletos de árvores de fruto, sobreiros, chaparros e um olival, para além de burros e cavalos, que trazem pitoresco ao local. Tem uma zona de estacionamento para automóveis e outra para caravanas, todas com vista para o castelo de Marvão.
Tem água potável a servir as tendas e caravanas, e tem muita sombra. Possui instalações sanitárias completas, lavandaria, tanques de lavar a roupa e zonas para lavar a louça. Destaque para as zonas de piscina, chuveiros, fontes e áreas ajardinadas.
4. Bubulcus & Bolotas Camping (Vimeiro)
Aqui encontra três opções de alojamento: o campismo livre, o campismo com tendas de campanha equipadas para dormir e cozinhar, e um moderno bungalow, totalmente equipado e com terraço privativo.
Existe também um terraço comum, onde se encontra um churrasco e um forno solar. É possível encomendar o pequeno-almoço na véspera, e acordar com o aroma de um maravilhoso pão alentejano.
5. Camping Milfontes (Milfontes)
Encontra-se inserido num pinhal e é um dos parques de campismo mais conhecidos do Alentejo. Tem 914 lugares disponíveis e encontra-se a menos de um quilómetro da praia, sendo um espaço muito popular entre famílias e grupos de jovens. Pode fazer campismo em zona livre ou em alvéolos, e pode também alugar teepees, bungalows ou caravanas. O espaço tem piscina e quatro balneários.
6. Dreamsea Surf Camp (Melides)
Está muito bem localizado e tem diversos serviços e comodidades, como piscina, bar, court de ténis, campo de futebol, wifi, zonas de churrasco, supermercado e restaurante. Tem também diversos equipamentos disponíveis para a prática de desportos náuticos, como o surf, aulas de yoga e atividades semanais.
7. Figueirinha Ecoturismo (Quinteira)
Encontra-se instalado na Herdade da Figueirinha, que tem diversas opções de alojamento, como quartos, e uma piscina biológica, construída sobre uma plataforma em madeira. Poderá também fazer glamping, alugando a tenda de safari, a Kanimambo. Encontra um espaço para cozinhar e conviver, campo de voleibol, mesa de matraquilhos e diversos jogos de tabuleiro.
8. Quinta do Pomarinho (Castelo de Vide)
Está localizado numa quinta com 25 hectares e a uma curta distância do Parque Natural da Serra de São Mamede, Para além de zonas de campismo, encontra casas, apartamentos e bungalows para alugar. Poderá fazer diversas atividades, desde caminhadas ao ciclismo, sempre bem próximo da natureza e de tudo o que ela tem para oferecer.
9. Direction South Glamping (Montargil)
Para além das habituais tendas, encontra teepees, tendas africanas, e até casas na árvore. O espaço pretende ser ecológico, cómodo e permitir-lhe comungar com a natureza. As atividades são também variadas, o que torna este espaço perfeito para quem quer experimentar um tipo de campismo mais moderno e inovador.