Espinho sempre foi um destino balnear muito popular, especialmente entre as gentes do Norte, não só devido à sua localização, entre o Porto e Aveiro, mas também graças à qualidade das suas praias. A água pode não ser a mais quente mais é, certamente, de qualidade. Tanto que, várias das praias de Espinho possuem Bandeira Azul e selo de Qualidade de Ouro.
E o facto de estes locais estarem bem servidos em termos de infraestruturas de apoio e aptas para o acesso a pessoas com mobilidade reduzida ajuda também à popularidade das praias da região. A oferta de desportos náuticos é outro dos chamarizes.
Se quer fazer desta região o seu próximo destino de férias de Verão, fique a conhecer as melhores praias de Espinho e arredores. Depois de escolher a sua preferida, pegue na toalha e no protetor solar e faça-se ao caminho!
1. Praia da Baía
Esta é a praia mais concorrida da cidade, tendo um areal branco muito acolhedor e delimitado por dois paredões. Os seus acessos são facilitados pela proximidade de estacionamento e transportes públicos. Para além das excelentes infraestruturas de apoio, é o palco de diversas iniciativas de caráter lúdico, o que torna esta praia uma zona de lazer privilegiada.
2. Praia da Frente Azul
Tem um areal extenso e amplo, que se enche de diversas infraestruturas para a prática de desporto durante o verão. A praia tem também um passeio marítimo, numa zona fechada ao trânsito, que é perfeito para caminhadas. Para além disso, tem sanitários, duches, bar e serviço de vigilância durante a época balnear.
3. Praia de Paramos
Esta praia, de areal extenso, situa-se em frente ao Aeródromo de Espinho. Tem um sistema dunar com vestígios de ocupação humana, e é delimitada nos extremos por pontões. O espaço conta com bons apoios de praia, como estacionamento e restauração. É um local muito procurado para a prática de surf e de bodyboard.
4. Praia de Silvalde
Também conhecida como praia do Pau da Manobra, tem um areal extenso e encontra-se delimitada por pontões nos seus extremos. É um local muito popular entre pescadores desportivos, mas também entre banhistas, já que os pontões ajudam a acalmar o mar. O espaço conta com algumas infraestruturas de apoio e parque de estacionamento perto.
5. Praia da Costa Verde (Praia de Espinho)
Esta é uma praia central, turística e onde se organizam regularmente diversas atividades de lazer. O espaço está bem cuidado e tem comodidades como um parque infantil, bar, duches, vigilância e serviço de aluguer de equipamentos. Aqui se encontra também a escola de surf Nortada, responsável por boa parte da animação desportiva de Espinho.
6. Praia de Esmoriz
Esta praia conserva ainda alguns palheiros em madeira típicos, construídos no séc. XIX, embora a maioria sejam hoje casas de férias. A parte Sul desta praia é a mais procurada, já que aí se encontram as melhores condições para o surf e todas as estruturas de apoio. No que toca a banhos, não saia das áreas vigiadas, já que o mar é perigoso.
7. Praia da Cortegaça
O seu simpático areal lembra-nos dos pescadores, devido aos típicos barcos que se encontram em plena praia. O local é muito frequentado por surfistas e praticantes de bodyboard, mas é também popular entre os banhistas. Conta com diversas estruturas para que os visitantes passem aqui horas muito agradáveis.
8. Praia do Hotel Solverde
Tem um areal extenso, delimitado a Norte pela ribeira do Prego, e tem um sistema dunar contíguo ao areal, ao longo de todo o comprimento da praia. Os hóspedes do Hotel Solverde SPA & Wellness Center têm acesso privilegiado à zona central do areal. Por sua vez, o acesso ao público faz-se através de um túnel, que passa sob a linha do comboio.
9. Praia da Granja
Durante finais do séc. XIX e início do séc. XX, foi a mais aristocrática estância de veraneio do Norte de Portugal. Esta praia tem uma beleza natural única, e conta com uma área dunar protegida por um passadiço com uma extensão de 15 km, por onde pode percorrer todas as praias de Vila Nova de Gaia. A praia tem bons acessos para pessoas com mobilidade reduzida.
10. Praia da Aguda
Tem um extenso areal e ondulação forte, sendo muito procurada por surfistas e por praticantes de pesca submarina. Este é um local de gentes de pesca, que acolhem os veraneantes que ali se refrescam. Os apoios de praia não deixam esquecidos nenhum pormenor, e o espaço conta com uns agradáveis passadiços em madeira por onde pode passear.
11. Praia do Areal da Marinha
Esta praia tem um areal extenso e um sistema dunar que proporciona uma paisagem magnífica. O acesso faz-se através de diversos pontos, ao longo da Avenida da Liberdade, ou pela Rua dos Limites, na zona Sul do areal. Tenha atenção à placa que diz “Praia do Areal da Marinha”, já que esta aponta para uma rua de sentido proibido.
12. Praia de Bocamar
Tem um areal extenso, que se estende desde o final da ciclovia, a Norte, até à foz da ribeira do Prego, a Sul. Conta com um sistema dunar amplo e um cordão rochoso que se estende ao longo da água, nas zonas Norte e Centro. A zona Sul é, por isso, mais propícia a banhos. Conta com um estacionamento de apoio muito generoso.