Lagoa é uma tradicional cidade algarvia, que desde a década de 60 tem manifestado um forte crescimento turístico e urbanístico, muito graças à qualidade e beleza das suas praias, verdadeiros paraísos na Terra que atraem diversos visitantes todos os anos. As praias de Lagoa estão, seguramente, entre as mais paradisíacas do Algarve.
Talvez por isso mesmo sejam tão procuradas e frequentadas, mas há sempre espaço para mais alguém. Basta chegar um pouco mais cedo ou procurar uma praia com menos gente.
Grande parte destas praias possui Bandeira Azul e selo de Qualidade de Ouro, o que atesta bem a sua excelência. Descubra algumas das melhores praias de Lagoa, no Algarve.
1. Praia da Marinha
Esta praia foi considerada uma das 100 mais belas praias do Mundo e galardoada com Bandeira Dourada. A paisagem de arribas alcantiladas e pórticos suspensos sobre o mar tornam o local encantador, mas essa beleza continua debaixo de água, onde poderá descobrir diversos percursos subaquáticos de descoberta da natureza.
2. Praia de Benagil
Esta praia surge como fundo de um profundo vale, próxima do porto pesqueiro de Benagil. O acesso à praia termina na zona das embarcações de pesca artesanal, que realizam também excursões a grutas marinhas e praias inacessíveis. A paisagem é marcada por diversas rochas típicas da costa algarvia, assim como por grutas e cavernas numerosas.
3. Praia do Carvoeiro
Longe vão os tempos em que aqui víamos coloridos botes de madeira. Hoje, podemos ver embarcações de materiais mais modernos, que realizam excursões a recantos mais inacessíveis, como grutas. Ao longo das arribas, encontrará também um conjunto de trilhos e miradouros para que possa partir à descoberta da orla costeira de Lagos.
4. Praia da Albandeira
Para chegar aqui, terá de percorrer uma estrada estreita, que passa por entre velhos muros de pedra solta e por entre matos mediterrânicos, ao longo de 2km. Ao chegar, a pequena praia surpreende-nos pelo seu encanto minimalista, com um pequeno promontório a dividi-la em dois areais, acariciados pelo mar azul, puro e luminoso.
5. Praia da Senhora da Rocha
O areal, aconchegado entre dois promontórios, encontra-se protegido de grande parte dos ventos e intempéries, sendo um porto de abrigo perfeito. Aqui, a pesca convive com as atividades balneares, num areal que não chega a ter 90 metros de extensão. Bem perto, no promontório, encontra a pequena ermida de Nossa Senhora da Rocha, que deu nome à praia.
6. Praia dos Caneiros
Encontra-se encaixada entre arribas altas e rodeada de pequenas grutas e reentrâncias cavadas na rocha. Daqui se avista a Ponte do Altar e a velha casa do farol. A paisagem envolvente encontra-se também dominada por plantas típicas de ambientes mediterrânicos, como o tomilho, o funcho marítimo e o limónio.
7. Praia do Vale Centeanes
Tem um amplo areal ladeado por imponentes falésias, onde podemos encontrar exóticas galerias e recortes. O areal tem um largo passadiço, que acompanha uma plataforma rochosa, sendo o local perfeito para dar um passeio. A zona é também muito conhecida para a prática de mergulho, podendo-se observar habitats marinhos muito ricos.
8. Praia do Pintadinho
O areal desta praia é marcado por uma densa vegetação e pelas falésias de cores cálidas, onde se podem ver fósseis marinhos, ou até uma galeria escavada na rocha. A partir desta praia, consegue-se vislumbrar um panorama único sobre a foz do rio Arade e a cidade de Portimão, que se encontram em pano de fundo.
9. Praia do Vale da Azinhaga
Carateriza-se pela sua periferia marcadamente natural, com as falésias dos extremos a diminuírem pouco a pouco, até chegarem à zona central, onde formam um bonito vale suspenso. Na água, existem duas rochas, uma mais próxima do areal e outra mais afastada, a Roca da Gaivota, declarada como zona de proteção especial para aves marinhas.
10. Praia do Carvalho
Esta praia forma uma espécie de “v” estreito, tendo no interior um pequeno e acolhedor areal, rodeado de paredes rochosas. O acesso ao local faz-se por um túnel escavado pelo Homem na parede rochosa, contando com vários pórticos e até um espaço para um bar. Na ravina que precede a praia do Carvalho, podemos observar diversas espécies vegetais.
11. Praia da Cova Redonda
Encontra-se numa pequena baía, que se desdobra em concavidades e abrigos na formação rochosa. As falésias que rodeiam o areal têm formas inconstantes, graças à erosão e desgaste na rocha e, a Este, surge uma rocha que parece um enorme navio. Para chegar a esta praia, terá de descer uma grande escada, feita com calçada portuguesa.
12. Algar de Benagil
Esta é uma das muitas grutas de Benagil, mas acabou por se tornar famosa pelo seu fácil acesso, pelas suas duas grandes entradas, a uma curta distância de uma conhecida praia, e pela sua beleza solarenga, proporcionada pela fissura circular no teto. Tudo isso torna este espaço um local com uma iluminação rara e com uma beleza muito particular e irrepetível.