No município de Loulé, podemos encontrar história, atividades de lazer, cultura e algumas das praias mais bonitas do Algarve. Apesar de Loulé em si não estar junto do mar, a oferta de praias é alargada às suas freguesias, onde se encontram alguns dos mais famosos empreendimentos turísticos da região.
As praias de Loulé são, por isso, mais conhecidas do que aquilo que imagina. Falamos de Vilamoura ou da Quinta do Lago, por exemplo. São 2 locais icónicos do Algarve que todos os banhistas associam imediatamente a férias e praias de qualidade.
Muitas destas praias têm Bandeira Azul e selo de Qualidade de Ouro. Descubra as melhores praias de Loulé. Depois de escolher a sua preferida, basta fazer as malas e partir para uns dias de merecido descanso.
1. Praia de Vilamoura
Esta praia carateriza-se pela elevada qualidade dos seus equipamentos de apoio e serviços. Conta com espaços amplos e excelentes condições de acessibilidade. Para além da possibilidade de ir a banhos ou praticar diversos desportos náuticos, na envolvente podemos encontrar uma extensa rede de ciclovias que favorece o contacto com a natureza.
2. Praia de Quarteira
Esta praia, de caráter urbano, tem um longo areal, de cerca de 3 km, numa zona de águas mais tranquilas. Junto à praia, encontra-se uma animada avenida litoral, com numerosas esplanadas e muita animação. No extremo Oeste desta praia, é possível encontrar um núcleo pesqueiro, com bonitas embarcações.
3. Praia do Almargem
O seu areal, mais tranquilo que o das restantes praias de Quarteira, mistura as dunas com uma vegetação húmida, composta de canos e juncos. Junto à praia, encontra-se uma lagoa, que rodeia um bosque de pinheiros e sobreiros. É nesta praia que desagua a ribeira do Almargem, que em certas ocasiões não vence a barreira da areia e cria um espelho de água.
4. Praia do Forte Novo
Encontra-se na zona de transição do espaço urbano de Quarteira para uma área natural de dunas extremamente sensíveis. O seu areal é extenso, e oferece condições de mobilidade e acessibilidade para todos. Durante a maré baixa, é possível ver os vestígios do Forte Novo, que foi edificado no reinado de D. João II.
5. Praia de Loulé Velho
A zona Este desta praia tem um areal amplo e extenso, com dunas. Por sua vez, a parte Oeste tem um areal mais estreito, acompanhado por penhascos que chegam até ao mar. Quando o mar leva a areia, é possível encontrar aqui vestígios de antigos tanques de salgar o peixe na época romana, entre outras ruínas de interesse.
6. Praia de Vale do Lobo
Encontra-se rodeada de penhascos erodidos, que apresentam curiosas formações. É uma praia de contrastes, com as cores cálidas das falésias, o dourado do areal e o verde intenso dos campos de golfe. O areal em si é extenso, ainda que um pouco estreito, e o mar avança livremente sobre os exóticos penhascos.
7. Praia do Garrão Poente
Encontra-se envolvida por uma vasta área de dunas em recuperação, pelo que é necessário que circule apenas pelos passadiços em madeira. O local conta com excelentes condições de acessibilidade e mobilidade para todos, tem espaços amplos e uma oferta de excelência centrada no apoio de praia.
8. Praia do Garrão Nascente
Esta praia encontra-se sob uma arriba instável e está associada a um vasto cordão dunar. Aqui encontra uma grande concentração de serviços e facilidades, assim como uma vasta oferta de desportos náuticos. Na envolvente da praia, encontram-se duas lagoas naturais de água doce, uma raridade na linha de costa.
9. Praia da Quinta do Lago
O acesso faz-se por uma ponte de madeira, que se eleva sobre os estuários da ria Formosa e nos oferece uma panorâmica incrível. A duna que envolve a praia encontra-se muito bem conservada e tem uma flora diversificada. Apesar de estar numa zona natural, esta praia conta com excelentes infraestruturas de apoio aos banhistas.