A vila de Odeceixe, conhecida como “aldeia entre o mar e a serra”, encontra-se inserida na Costa Vicentina, local que reúne o melhor que a serra e a praia têm para oferecer. Portanto, não é de admirar que por aqui se encontrem praias com paisagens únicas e uma panorâmica impressionante. Deixamos-lhe as nossas sugestões das melhores praias na zona de Odeceixe e arredores: prepare-se para ser surpreendido!
1. Praia de Odeceixe
Aqui pode ir a banhos no mar e no rio, já que o local tem a particularidade de conter uma praia fluvial. A forma e dimensão desta praia é muito condicionada pelos períodos chuvosos, muito graças à ribeira de Seixe. Na praia, pode-se encontrar uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, um atraente extra para se fazer uma visita.
2. Praia das Adegas
Esta praia de naturismo, bem próxima da Praia de Odeceixe, apenas é acessível durante a maré baixa. Na maré alta, o acesso faz-se unicamente pelo caminho pedonal, que desce a falésia. Para qui chegar, basta seguir a estrada, com cerca de 500 metros, que parte da praia de Odeceixe, até chegar ao parque de estacionamento, onde se encontra o acesso pedonal.
3. Praias da Samouqueira e da Barradinha
São pequenas praias rochosas, essencialmente de calhau, ideais para se observar a natureza, especialmente nas poças de maré que se formam na maré baixa, onde poderá ver diversos organismos marinhos. Na Samouqueira, é bem evidente o desprendimento da arriba, por isso, evite toda a faixa junto à arriba, para evitar acidentes.
4. Praia do Vale dos Homens
Esta praia, delimitada por altas arribas de xisto, é perfeita para quem prefere o isolamento e o sossego. A disposição dos rochedos permite banhos tranquilos durante a maré baixa, assim como a formação de poças de maré ricas em biodiversidade. O acesso ao areal é feito através de uma enorme escadaria de madeira, que nos proporciona uma vista fantástica.
5. Praia da Carriagem
É uma praia com pouca areia, tendo mais cascalho. Aqui encontra formações rochosas interessantes, como um curioso anfiteatro natural, talhado em xisto, que se encontra no extremo norte da praia e que é visível na maré baixa. Conta com um parque de estacionamento no topo da arriba, mas o acesso à praia faz-se por um carreiro algo difícil.
6. Praia da Amoreira
Da confluência da praia propriamente dita e da foz da ribeira de Aljezur resulta um sistema estuarino-lagunar único e com grande beleza natural. A paisagem torna-se ainda mais arrebatadora com a maré baixa, quando se podem observar diversas formações rochosas e extensas lagoas no areal. Um local que não pode mesmo perder.
7. Praia do Monte Clérigo
Tem um vasto areal e uma plataforma rochosa muito interessante, onde se podem ver diversos organismos marinhos durante a maré baixa. Para além de nadar no mar em si, pode mergulhar nas várias piscinas naturais que aparecem na maré baixa. Conta também com um impressionante campo de dunas e, bem perto, tem um pinhal com espaços de piquenique.
8. Praia da Arrifana
Tem uma real de mais de meio quilómetro de extensão, protegido por altas arribas xistosas, que a protegem do vento e da rebentação das ondas, o que a torna num sítio perfeito para ir a banhos e para a prática de desportos náuticos. Bem perto, encontra diversos restaurantes e bares, onde pode desfrutar da gastronomia local.
9. Praia da Amália
Encontra-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é um encanto natural, em estado quase puro, que deve o seu nome a Amália Rodrigues, que muito a frequentou. Devido à sua pacatez e estado quase puro, é um local muito frequentado por naturistas. O acesso à praia faz-se por umas escadinhas, junto da casa da Amália.
10. Praia dos Machados
Esta é uma praia selvagem, com um acesso algo difícil. Mas a paisagem é simplesmente deslumbrante, e vale bem a pena a visita. Deverá deixar o carro no topo da falésia da praia do Carvalhal e seguir pelo trilho da Rota Vicentina: 10 minutos depois, poderá avistar esta praia. O trilho de acesso é através da falésia que rodeia a praia.
11. Praia do Carvalhal
Esta incrível praia tem uma grande beleza natural e é conhecida por formar um profundo vale, recortado por um riacho pequeno, que atravessa a praia até chegar ao mar. O acesso faz-se por uma pista de terra batida. Nos últimos anos, tem-se tornado uma alternativa popular à concorrida praia da Zambujeira do Mar.
12. Praia do Alvorião
Encontra-se na frente de mar de um alojamento turístico, e divide-se em duas zonas distintas: a sul, mais conhecida, e a norte, acessível apenas na maré baixa. Os banhistas deverão ter atenção às rochas e lajes imersas. A paisagem lindíssima apresenta-nos uma falésia rochosa, alta e escarpada, que acompanha o areal em toda a sua extensão.
13. Praia dos Alteirinhos
É uma praia muito popular entre os adeptos de nudismo, que se tem sabido manter num estado quase selvagem. Não conta com nenhuma infraestrutura, mas oferece aos visitantes uma paisagem única, que muda consoante a maré. Conta com um parque de estacionamento no alto da falésia, com o acesso à praia a fazer-se por uma escadaria.
14. Praia da Zambujeira do Mar
Esta praia encontra-se rodeada de falésias altas, de onde pode ter um deslumbrante panorama sobre o oceano. É banhada por uma ondulação forte, e tem as condições perfeitas para se fazer surf e bodyboard. É uma praia especialmente concorrida durante o verão, com destaque para o 1º fim de semana de agosto, altura em que se realiza o Festival do Sudoeste.
15. Praia de Nossa Senhora
É uma praia selvagem e muito bonita, rodeada por grandes falésias cobertas por dunas. O areal, de extensões medianas, fica reduzido a uma fina língua de areia, durante a maré alta. O acesso a este local muito concorrido durante o verão faz-se por uma escadaria, do lado sul da praia. Tenha em conta que esta praia não tem apoios.
16. Praia do Tonel
Tem um areal de dimensões razoáveis, mas que fica imerso quase na totalidade durante o pico da maré alta. Descer a falésia para chegar à zona de banhos desta bela enseada tem uma dificuldade elevada, apesar de o acesso ao seu topo ser relativamente fácil. Uma vez chegado ao topo, apenas terá de seguir o caminho de terra batida que sai para poente.