A cidade algarvia de Olhão é um daqueles destinos que fazem parte da nossa nostalgia. Ainda muito antes de as praias do Algarve se tornarem num destino de massas, já alguns veraneantes rumavam até às praias de Olhão para dar um mergulho. Fuseta e Armona são dois clássicos do Verão algarvio.
Olhão possui um total de 5 praias, embora neste artigo tenhamos optado por uma abordagem ligeiramente diferente em relação a elas: existem 2 praias na Fuseta e 2 praias na Armona mas, em ambos casos, optámos por inclui-las na mesma designação.
Outra praia, a praia dos Cavacos, foi excluída desta lista por não possuir a qualidade mínima necessária. Perto de Olhão existem muitas outras praias, a uma curta distância, que mereceram a entrada nesta lista. Estas são as melhores praias de Olhão e arredores.
1. Praia da Fuseta
Situa-se a leste da Ilha da Armona, num local onde a ria Formosa se estreita. As tempestades de mar, em 2010, alteraram a configuração da língua de areia, e, portanto, abriu-se artificialmente uma nova barra. Na mesma altura, requalificaram-se novamente os equipamentos de apoio aos banhistas.
2. Praia da Ilha da Armona
Esta ilha é acessível de barco a partir de Olhão, num trajeto que demora cerca de 15 minutos. Para além da praia, perfeita para desportos náuticos como o windsurf, vela e canoagem, na ilha podemos encontrar um parque de campismo e uma pequena povoação de pescadores, onde se destacam alguns restaurantes de peixe e marisco.
3. Praia do Barril
Situa-se a meio da ilha de Tavira. Pelo caminho até ao areal, é possível encontrar seis estações de observação, de onde podemos contemplar a riqueza ambiental da região. A praia em si possui equipamento de apoio aos utentes, como restaurantes, bares e sanitários, e conta com vigilância durante a época balnear.
4. Praia da Barreta
Situa-se na Ilha Deserta, que faz jus ao seu nome por não ter construções e ser pouco frequentada. O acesso é feito por mar, a partir do cais da Porta Nova. Esta praia é uma das mais bem conservadas e menos frequentadas do Algarve, sendo perfeita para momentos de tranquilidade e de descanso no meio da natureza pura.
5. Praia da Barrinha
Encontra-se na extremidade nascente da Península do Ancão, numa zona tranquila e normalmente deserta a que se pode aceder através da praia de Faro ou de barco. A praia da Barrinha não tem edificações nem infraestruturas, mas tem um belíssimo sistema dunar, com uma flora endémica muito bem preservada.
6. Praia do Farol
Situa-se na ilha da Culatra, e deve o seu nome ao facto de nela estar o farol do Cabo de Stª Maria. O acesso faz-se apenas por barco, existindo ligações desde Olhão e desde Faro, numa viagem que demora cerca de 40 minutos. A praia tem um extenso areal, posto de primeiros socorros, apoio balnear e dois apoios de praia.
7. Praia do Lacém
É uma pequena praia de ria, que se insere em plena paisagem agrícola. O caminho até ao areal faz-se através de um pequeno caminho rural, que acompanha uma ribeira temporária, rica em vegetação densa, de canavial e de silvas. O areal em si é bastante exíguo, contando com modestas cristas dunares.
8. Praia da Ilha de Tavira
Situa-se no extremo este da ilha de Tavira, e o seu acesso faz-se por barco, a partir do cais de Tavira ou das Quatro-Águas, num caminho que acompanha o rio Gilão. As águas desta praia são mais quentes, tranquilas e têm uma excelente qualidade. A isso, juntam-se as infraestruturas de excelência que por aqui pode encontrar.
9. Praia da Culatra
Situa-se na ilha com o mesmo nome, cujo acesso apenas é possível por barco, desde Olhão ou desde Faro. O acesso à praia faz-se através de um passadiço de madeira relativamente recente. O areal é amplo e estende-se a perder de vista, mas não conta com quaisquer infraestruturas. No entanto, na época balnear, existe vigilância e sanitários.
10. Praia da Terra Estreita
Também chamada de praia de Stª Luzia, trata-se de uma língua de areia, com não mais de 50m de largura. O espaço é mais tranquilo e deserto que as praias vizinhas, proporcionando momentos de descanso. O acesso faz-se por barco a partir da marginal de Stª Luzia, onde se podem encontrar diversos restaurantes e tascas.
11. Praia de Cabanas
Encontra-se na ilha de Cabanas e é uma estreita, mas extensa área de areia que se situa em frente à povoação. O acesso faz-se através de barco, a partir da marginal de Cabanas, num passeio de 4 minutos. Quando a fome apertar, volte à marginal e aí encontra diversos restaurantes onde pode provar peixe e marisco.
12. Praia de Faro
Situa-se na península do Ancão, em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Esta praia é frequentada por milhares de banhistas, atraídos pela beleza natural, pelas águas temperadas e pelo sol. O acesso à praia faz-se através de uma ponte ou através de barco. O espaço tem uma grande ocupação urbanística e intensa atividade turística durante o verão.