A região de Castelo Branco pode estar bastante longe do mar mas não faltam pequenos locais para dar um mergulho nos dias mais quentes do Verão. As praias fluviais de Castelo Branco e arredores são de elevada qualidade, muitas delas com o galardão de Bandeira Azul e inseridas em paisagens verdejantes em comunhão com a natureza.
Além disso, muitas destas praias fluviais estão localizadas em pequenas aldeias de xisto e, portanto, além de um mergulho, pode também explorar as aldeias e conhecer um pouco mais sobre as tradições e os costumes deste povo.
São praias fluviais localizadas em rios de águas puras e límpidas, com equipamentos de apoios e vigiadas por nadadores salvadores. Apesar da distância em relação ao mar, não faltam rios onde pode refrescar-se e dar um mergulho. Estas são as melhores praias fluviais de Castelo Branco e arredores.
1. Praia fluvial de Almaceda (Castelo Branco)
A ribeira que atravessa a aldeia de Almaceda origina esta praia fluvial, que divide o lugar do Espírito Santo e o lugar da Senhora da Graça, onde se podem avistar paisagens naturais únicas. A zona balnear tem algumas estruturas de apoio, como balneários, parque de merendas, parque infantil e campo de futebol/vólei de praia.
2. Praia fluvial do Sesmo (Castelo Branco)
Esta praia, rodeada de montes e vales, forma-se a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do Ocreza. Conta com todas as infraestruturas necessárias, como parque infantil, estacionamento, chuveiros, wc públicos e parque de merendas. A praia é recomendada para atividades desportivas como pesca, caminhadas, natação e BTT.
3. Praia fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)
Esta é uma praia fluvial recente, inserida numa localidade de longos anos. Encontra-se numa zona rica em hotéis de luxo e restaurantes, ornamentada pela vegetação e paisagem da serra da Estrela. Tem infraestruturas de alta qualidade, como um bar moderno, sanitários renovados, relva bem verde e um campo de jogos.
4. Praia fluvial da Aldeia Ruiva (Proença-a-Nova)
Encontra-se junto à aldeia com o mesmo nome e distingue-se pela qualidade das infraestruturas disponíveis. Tem duas extensas zonas, uma de relva, outra de areia, com diversos locais de repouso. A represa está estruturada com vários desníveis, o que garante uma maior segurança para crianças e para adultos.
5. Praia fluvial do Malhadal (Proença-a-Nova)
Este é um ótimo local para descansar em contacto com a natureza. Longe de qualquer localidade, tem uma enorme extensão de água, com cerca de 1 km, cercada de vegetação abundante e de um relevo acidentado. Aqui se localiza o primeiro parque aquático fluvial da Região Centro, o FluviFun, que tem escorregas, trampolim e escaladas.
6. Praia fluvial da Fróia (Proença-a-Nova)
Tem águas limpas e cristalinas, vindas das nascentes da ribeira de Fróia, e uma frescura e beleza naturais que são uma bênção nos dias mais quentes. Para além de um largo passeio, tem um areal, um pequeno parque infantil, um centro de BTT, restauração e diversas atividades de lazer e até culturais.
7. Praia fluvial de Fernandaires (Vila de Rei)
Rodeada de altas montanhas densamente arborizadas, esta praia fluvial apresenta uma extensa bacia de água, vinda da barragem de Castelo de Bode. O local tem uma piscina flutuante (para adultos e crianças), um bar, balneários e zona de estacionamento. Aqui encontra também muitas zonas de sombra.
8. Praia fluvial do Bostelim (Vila de Rei)
É um local com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível, rodeada de montes ricos em biodiversidade, onde impera o sossego. O espaço acolhe também o parque de campismo rural do Bostelim, onde se inicia a Rota do Bostelim. Na zona contígua à água, existem muitas sombras naturais e solo relvado.
9. Praia fluvial de Álvaro (Oleiros)
Localizado numa Aldeia do Xisto, este espaço tem uma envolvente de rara beleza, num sítio recatado e longe da agitação. A praia tem uma piscina flutuante, parque infantil, parque de merendas e um bar de apoio. O local é perfeito para a prática de atividades desportivas e de lazer, desde a pesca aos passeios de barco.
10. Praia fluvial de Janeiro de Cima (Fundão)
Este é um dos locais mais belos e frequentados da região, contando com um completo conjunto de infraestruturas de apoio aos visitantes, e onde se pode participar em diversas atividades turísticas, como passeios pedestres, de BTT e de barco, com visitas às gravuras rupestres e às aldeias de Janeiro de Cima e Barroca.
11. Praia fluvial de Lavacolhos (Fundão)
Este espaço balnear, a cerca de 13 km do Fundão, está dotado de excelentes infraestruturas de apoio, como um amplo espaço relvado para os banhos de sol, zona infantil, grelhadores e zonas de mesas, balneários e bar com esplanada. O espaço tem os pinhais como pano de fundo, que dão também alguma sombra.
12. Praia fluvial do Pego (Penha Garcia – Idanha-a-Nova)
Apesar de estarem ausentes algumas das infraestruturas que caraterizam as outras praias fluviais, isso é compensado pela excelente qualidade das águas e pela imponente paisagem. Aqui se encontra uma pequena queda de água, que forma depois uma piscina natural, o local perfeito para se refrescar nos dias mais quentes.