Quem disse que era preciso estar perto do mar para poder desfrutar de uns bons mergulhos durante o Verão? Nos arredores da Guarda existem diversas praias fluviais onde pode dar um mergulho nas águas puras e límpidas dos rios que atravessam a região.
Como não poderia deixar de ser, algumas das melhores praias fluviais perto da Guarda ficam em plena Serra da Estrela, garantia de águas cristalinas e diversão assegurada.
Seja na Covilhã, no Sabugal, em Seia ou em Gouveia, a região da Guarda oferece uma enorme variedade de escolhas para quem quer passar uns dias de sol junto à beleza natural de um rio de montanha. Estas são as melhores praias fluviais da região da Guarda.
1. Praia fluvial de Aldeia Viçosa (Guarda)
Está situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, e é banhada pelo Mondego. Conta com diversos equipamentos de qualidade, como um parque de estacionamento, um parque de merendas, espaço para grelhadores, bar, campo de jogos, escorrega aquático, espaço infantil, passadiços nivelados e relvados com sombras naturais, que se estendem por cerca de 2 hectares.
2. Praia fluvial de Loriga (Seia)
Encontra-se no Parque Natural da Serra da Estrela, no vale glaciar de Loriga, e é perfeita para os amantes da natureza e da calma. As suas águas cristalinas brotam de uma nascente na serra, e todo o ambiente envolvente se encontra muito bem preservado. Tem boas infraestruturas de apoio, e dá-lhe a oportunidade de praticar diversas atividades de aventura e passeios pedestres.
3. Praia fluvial de Lapa dos Dinheiros (Seia)
A zona de banhos encontra-se na ribeira da Caniça, num local com paisagem de montanha. Tem o galardão de praia acessível e conta com vigilância. Nas imediações, contra diversas cascatas, muito belas e apelativas, assim como diversos outros locais de grande beleza natural, como o buraco da Moura e o Souto da Lapa.
4. Praia fluvial de Sandomil (Seia)
Encontra-se nas margens do rio Alva e tem diversas infraestruturas, como um extenso relvado com zonas de sombra e um amplo espaço de merendas, equipado com mobiliário urbano. Tem também um passadiço suspenso e uma ponte medieval a montante, que permite a circulação de acesso à aldeia e à zona de banhos e de lazer.
5. Praia fluvial de Valhelhas (Guarda)
Tem sido classificada como Bandeira Azul e Praia Acessível devido à sua qualidade e às suas infraestruturas, sendo também reconhecida pela sua beleza natural. Ao longo dos anos, o espaço tem vindo a ser requalificado, contando com passadiços, parque de campismo, parque de merendas, bar de apoio, campo de jogos, sanitários, rampa de acesso à água, área relvada e zonas de sombra.
6. Poço da Broca (Seia)
Tem uma queda de água de pequenas dimensões e destaca-se pela sua beleza e tranquilidade raras. Nas suas margens, pode encontrar lontras, guarda-rios, garças e diversos outros animais. A praia fluvial é banhada pela ribeira de Alvôco e situa-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela.
7. Praia fluvial de Vale do Rossim (Gouveia)
Aqui não há areia nem jardins relvados, apenas terra batida, rochas e salgueiros. Mas esta falta de comodidades é mais que compensada pelo seu ambiente selvagem. Aliás, o local enche-se de visitantes nos dias quentes, porque as suas águas podem chegar aos 22ºC. Como curiosidade, esta é também a praia fluvial que se encontra a maior altitude, no nosso país.
8. Praia fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)
É uma praia recente, que “nasceu” em 2010, e que se encontra inserida entre hotéis e restaurantes de luxo, ornamentada pela variada vegetação da serra mais alta de Portugal continental. Conta com infraestruturas de qualidade, como um bar, casas de banho renovadas, relva verde e campo de jogos. A praia tem cerca de 2 hectares de relva.
9. Praia fluvial do Sabugueiro (Seia)
Encontra-se na aldeia mais alta de Portugal continental, nas margens da ribeira de Fervença, num enquadramento dominado por afloramentos graníticos. Esta praia é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Não encontrará um local de estacionamento próximo, porque a praia se situa muito perto da aldeia.
10. Praia fluvial de Rapoula do Côa (Sabugal)
É uma praia fluvial agradável e muito bonita, banhada pelas águas do rio Côa, e tem margens relvadas e arborizadas. A zona de banhos tem diversas profundidades, e um dos lados é dedicado à pesca desportiva da truta. Tem também uma zona de merendas e churrasco, numa espécie de terraço que aproveita a sombra das árvores.
11. Praia fluvial da Devesa (Sabugal)
Encontra-se a dois passos do centro histórico do Sabugal e é separada dos campos agrícolas apenas por um muro. Trata-se de um local aprazível, sombreado por árvores e de águas límpidas e convidativas. Tem um restaurante, parque de jogos, jardim infantil, solário, piscina natural, parque de merendas, bar com esplanada e aluguer de canoas.
12. Praia fluvial de Quadrazais (Sabugal)
Encontra-se num vale amplo e luminoso, na margem esquerda do rio Côa. Conta com diversas estruturas de apoio, como um espaço de lazer com dois parques de merendas (um junto do areal e outro sob a sombra dos castanheiros e azinheiras). Esta praia encontra-se a cerca de 1km de Quadrazais e tem bons acessos.
13. Praia fluvial de Vale das Éguas (Sabugal)
Esta praia, não vigiada, encontra-se dividida em várias zonas. Num dos extremos, encontra uma piscina construída, rodeada de uma encosta relvada até ao rio. Do outro lado, tem o bar, assador, parque infantil, o açude e os campos, onde por vezes se podem encontrar alguns animais, rodeados de uma paisagem de encantar.
14. Praia fluvial do Paul (Covilhã)
Resulta da adaptação das margens da ribeira que atravessa a vila do Paul para o uso balnear, que ocorreu em 2001. Assim, esta zona disponibiliza aos seus utentes espaços muito refrescantes e a possibilidade de descobrir a superfície fluvial em embarcações de aluguer. A praia é banhada pelas águas límpidas da ribeira do Paul.
15. Praia fluvial de Vila Nova à Coelheira (Seia)
Encontra-se na margem esquerda do rio Alva, num local de grande qualidade paisagística. A beleza do local e as suas condições naturais potenciam o seu uso enquanto zona balnear, de lazer e de recreio. O acesso é feito por uma estrada de paralelos, onde só passa um carro de cada vez, pelo que deverá ter atenção no caminho.