Pensa que pode dar uns mergulhos e desfrutar de um dia na água apenas no mar? Por todo o país existem centenas de praias fluviais, muitas delas com Bandeira Azul e preparadas para receber banhistas com excelentes condições e em locais paradisíacos. Portugal possui uma imensa rede de praias fluviais em vários rios de águas límpidas e cristalinas que em nada ficam a deve às praias oceânicas da costa litoral.
Algumas destas praias ficam em áreas protegidas e outras há que fazem parte da rede das aldeias de xisto. Seja no rio Alva ou no rio Mondego, seja na Serra da Freita ou na Serra da Lousã, parta à descoberta destes pequenos tesouros.
Afinal de contas, uma praia fluvial não é menos do que uma praia de oceano. E pode ter a certeza que irá encontrar a ideal para si e para a sua família. Estas são as melhores e as mais bonitas praias fluviais de Portugal.
1. Agroal (Ourém)
Tem uma piscina central, no sopé de uma colina, de onde caem, todos os dias, cerca de dois milhões de litros de água. A praia fluvial do Agroal tem uma zona de lazer, balneários e uma cafetaria, aberta apenas na época balnear. Apesar de as águas terem fama de serem muito frias, isso não impede os visitantes de desfrutar desta praia nos dias de calor.
2. Malhadal (Proença-a-Nova)
Este é um local perfeito para descansar e estar em maior contacto com a natureza, até porque a praia se encontra afastada de qualquer localidade. Tem uma extensão de água de cerca de 1 km, cercada por abundante vegetação e um relevo acidentado. Aqui se encontra o Fluvifun, o primeiro parque aquático da região Centro.
3. Adaúfe (Braga)
A praia tem uma extensão de 200 metros, que inclui uma zona de areia e uma ampla área relvada, recortada por percursos pedonais. Pode encontrar diversas infraestruturas de apoio, como parque de merendas, parque de fitness, espaços para a prática de desporto e prancha de saltos. O local é vigiado durante a época balnear.
4. Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)
A albufeira do Azibo acolhe três belíssimas praias fluviais, duas delas de maiores dimensões. São locais muito frequentados durante o verão, não só pela qualidade das águas, como pelas infraestruturas de apoio. Recebeu os galardões Qualidade de Ouro e Bandeira Azul, e possui acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
5. Estorãos (Ponte de Lima)
Esta encantadora praia convida-nos a desfrutar da natureza e da tranquilidade, numa ribeira de águas límpidas rica em trutas e lampreias. Este pequeno recanto encontra-se numa pequena e típica aldeia do Minho, num local muito sossegado e que se presta a ser conhecido, depois de desfrutar das cristalinas águas da praia.
6. Loriga (Seia)
Esta praia fluvial, situada no Parque Natural da Serra da Estrela, é um santuário para os amantes da natureza e da calma. Tem águas puras e cristalinas, que brotam de uma nascente na serra, e encontra-se rodeada por um ambiente preservado e de grande beleza. O local conta também com excelentes infraestruturas de apoio.
7. Praia do Alamal (Gavião)
A praia do Alamal encontra-se integrada num cenário deslumbrante, nas margens do Tejo, e faz parte de um complexo de lazer que, para além das estruturas de apoio à praia, tem um Centro de Aventura, onde pode fazer atividades como rappel, slide ou passeios de barco. Do areal, tem-se uma vista magnífica sobre a envolvente, com destaque para o castelo de Belver.
8. Reconquinho (Penacova)
Tem um extenso areal, que nos convida a estender a toalha e observar as águas calmas. O local tem Bandeira Azul, café/restaurante, campo de futebol, zona de piqueniques, parque infantil e um parque de estacionamento de apoio. A praia tem acesso fácil e encontra-se vigiada por um nadador-salvador durante a época balnear.
9. Vimieiro (Penacova)
Tem águas cristalinas e encontra-se rodeada de verde luxuriante, num local propício ao descanso. A praia tem Bandeira Azul e vigilância durante a época balnear, assim como um bar de apoio, instalações sanitárias e serviço de aluguer de espreguiçadeiras, toldos e barcos sem motor, para passear no rio.
10. Foz d’Égua (Piódão)
É aqui que se encontram as ribeiras de Piódão e Chãs d’Égua, criando um espelho de água muito agradável. O enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade a dois moinhos em xisto e os blocos de pedra talhados pela corrente das ribeiras ajuda a dar a este local uma beleza bastante particular e muito apelativa.
11. Fraga da Pena (Arganil)
Este cenário idílico, onde a água abre caminho por entre a vegetação e se despenha de uma cascata com mais de 20 metros, encontra-se em plena Mata da Margaraça. A serenidade é apenas interrompida pelo som da água e pelo chilrear dos pássaros, num recanto paradisíaco que se destaca pela autenticidade e frescura.
12. Valeta (Arcos de Valdevez)
É um espaço agradável, situado no decorrer do curso do rio Vez, e conta com um extenso areal, águas calmas e límpidas, e uma zona relvada e arborizada. Tem diversas estruturas de apoio e serviço de vigilância durante a época balnear. Além disso, tem uma estrutura de cariz cultural, intitulada “Biblioteca do Rio”.
13. Louçainha (Penela)
Escondida entre a serra do Espinhal, com elevada qualidade de águas, excelentes equipamentos fluviais, Bandeira Azul e Praia Acessível. Assim é este local, motivo de orgulho das gentes do concelho de Penela. O local é perfeito para banhos, graças à profundidade das águas (exceto na zona reservada para as crianças, mais rasa).
14. Praia Fluvial da Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)
Esta queda de água, alimentada pelo rio Mau, tem uma altura de 25 metros e é formada por vastas irregularidades, acabando as suas águas por se acalmarem no espelho de água. O local é conhecido pela presença do Melro-d’Água, cujas crias aprendem a nadar antes de voar. Perto da praia, pode encontrar um tranquilo parque de merendas.
15. Praia Fluvial do Poço Corga (Castanheira de Pêra)
Este local conta com diversas mais-valias, nas quais se destacam a qualidade da água, o acesso pedonal, as rampas de acesso, as instalações sanitárias adaptadas, o serviço de primeiros socorros com nadador-salvador (na época balnear) e a beleza natural da paisagem envolvente, num cenário de grande tranquilidade.
16. Praia Fluvial de Monsaraz
Encontra-se inserida na Albufeira do Alqueva e foi a sua primeira praia. Tem Bandeira Azul e foi classificada como Praia Acessível e Praia Saudável. Aqui pode encontrar uma piscina de 100 metros quadrados, dividida em zona infantil e adulta. No Centro Náutico, pode encontrar um bar/restaurante, zona de merendas e parque infantil.
17. Praia Fluvial da Ribeira da Venda
Está integrada num importante complexo de lazer, onde podemos encontrar estruturas como parque de merendas com churrasqueiras, um bar/restaurante com uma extensa esplanada, um parque infantil, uma piscina para crianças e balneários, entre outras coisas. O espaço surpreende pela frescura dos seus espaços verdes e pelas pontes que cruzam o local.
18. Praia Fluvial Pego das Pias
Isolada entre rochas e sem intervenção humana, este espaço é uma atração natural da região, não só pela sua beleza, mas também pelas cavidades circulares na rocha, que lhe deram o nome. Devido à sua tranquilidade e qualidade das águas, é o sítio perfeito para passar um dia tranquilo e relaxante, em família ou com amigos.
19. Praia Fluvial de Mourão
É a maior praia fluvial da Barragem do Alqueva, com uma extensão de 320 metros de areal. O parque de merendas (que já existia antes da praia) encontra-se ligado a esta através de um passadiço de madeira. O espaço conta com diversas estruturas de apoio, que lhe dão tudo o que precisa para passar um bom dia.
20. Praia Fluvial da Portagem (Marvão)
Tem três piscinas, muito procuradas nos dias mais quentes, vista incrível para o castelo de Marvão, espaços relvados e mesas e bancos nas suas imediações. Encontra-se integrada no Centro de Lazer, onde pode encontrar um restaurante/bar, parque infantil, um anfiteatro e um polidesportivo, entre outras estruturas.
21. Praia Fluvial da Senhora da Piedade (Lousã)
Insere-se num cenário de grande beleza natural, com uma envolvente em xisto, que está também presente na prancha de mergulho, com 1,75 metros de altura. Tem igualmente uma piscina natural menos profunda, perfeita para as crianças, e conta com diversas estruturas de apoio, como um bar, casas de banho e serviço de vigilância.
22. Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos)
Tem águas límpidas e uma abundância de loureiros e sobreiros nos seus arredores, que não só embelezam o local como lhe dão uma fragrância reconfortante. A praia encontra-se entre duas imponentes fragas, local perfeito para a prática de escalada, slide ou rappel. O espaço tem também um belíssimo miradouro.
23. Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Esta zona de banhos, enquadrada numa paisagem de montanha, tem um espelho de água límpido, muito apetecível para banhos. Nas imediações, o relevo acidentado forma uma sucessão de pequenas cascatas. Este local tem serviço de vigilância durante a época balnear e ostenta o galardão de Praia Acessível.
24. Praia Fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)
Esta praia encontra-se inserida entre hotéis e restaurantes de luxo, num local onde a vegetação natural da Serra da Estrela é rainha. O espaço tem infraestruturas de qualidade, como um moderno bar, um relvado bem verde com cerca de 2 hectares, sanitários renovados e um campo de jogos para que as crianças não se aborreçam.
25. Praia Fluvial do Pego (Penha Garcia, Idanha-a-Nova)
Apesar de não ter algumas das infraestruturas que caracterizam uma praia fluvial, isto é compensado pela excelente qualidade das suas águas e pela paisagem imponente. É um espaço pequeno e maioritariamente frequentado pelas pessoas da região, mas a sua beleza e águas refrescantes merecem bem a visita.