Portugal é um de praias maravilhosas, não apenas na costa litoral, mas também no interior. E a verdade é que as nossas praias fluviais são cada vez mais procuradas, tanto pela sua qualidade, como pelas suas infraestruturas de apoio. No Centro de Portugal, é possível encontrar diversas praias fluviais, pequenos paraísos rodeados de maravilhosa e verdejante vegetação.
Nos últimos anos, as praias fluviais começaram a ser cada vez mais procuradas. E com o aumento da procura, veio também uma maior aposta na sua modernização e na construção de estruturas de apoio para os banhistas. Isto foi particularmente evidente no Centro de Portugal, onde a rede de aldeias de xisto recuperou muitas das praias fluviais desta região.
Por isso mesmo, se o calor era uma desculpa para não visitar esta zona do país, então essa desculpa já não pega :). Conheça algumas das melhores praias fluviais do Centro de Portugal para se refrescar nos dias quentes de Verão.
1. Praia Fluvial do Agroal (Ourém)
Esta praia fluvial é a maior nascente do rio nabão, sendo muito frequentada nos dias de maior calor, apesar de as suas águas terem a fama de ser muito frias. Para além da sua beleza natural e da famosa piscina central, de onde caem cerca de dois milhões de litros de água todos os dias, tem uma área de lazer, balneários e uma cafetaria.
2. Praia Fluvial do Alamal (Gavião)
Encontra-se enquadrada num cenário deslumbrante, nas margens do Tejo, e faz parte de um complexo de lazer que, para além das infraestruturas de apoio à praia, tem um Centro de Aventura, que lhe permite praticar atividades como passeios de barco, slide e rappel. Se gosta de caminhadas, recomendamos o passadiço entre a praia e a ponte de Belver.
3. Praia Fluvial de Foz d’Égua (Arganil)
Este local conta com uma grande beleza, não só pelas águas límpidas e pela vegetação exuberante, mas também pelas duas pontes e pela proximidade a dois moinhos em xisto. Apesar de a zona envolvente ao espelho de água ser pouco acidentada, o percurso até à praia é o oposto, sendo pontuado por socalcos que transpõem pequenas escadas em xisto.
4. Praia Fluvial de Loriga (Seia)
Encontra-se no Parque Natural da Serra da Estrela e é um santuário para os amantes da calma e serenidade. Tem águas puras e cristalinas, que brotam de uma nascente da serra, e encontra-se rodeada por um ambiente bem preservado e belo. Conta com diversas infraestruturas de apoio e dá-lhe a possibilidade de praticar atividades de aventura e passeios pedestres.
5. Praia Fluvial do Malhadal (Proença-a-Nova)
Este é um local perfeito para o descanso e tranquilidade, afastado de qualquer localidade e com cerca de 1 km de extensão de água. Aqui se localiza o primeiro parque aquático da região Centro, o Fluvifun, que tem escorregas, trampolim e escaladas. Além disso, encontrará um bar, casas de banho, churrasqueiras e parques de merendas.
6. Praia Fluvial de Louçainha (Penela)
Este espaço balnear tem uma boa qualidade de águas, excelentes equipamentos fluviais e uma marcada preocupação ambiental, o que lhe tem valido a atribuição de galardões como a Bandeira Azul e Praia Acessível. Conta com uma boa profundidade na zona balnear, com exceção para a zona reservada às crianças, mais rasa.
7. Praia Fluvial do Reconquinho (Penacova)
Tem um extenso areal, que o convida a estender a toalha e a aproveitar os dias de sol, rodeado de uma paisagem deslumbrante. Tem infraestruturas como um café/restaurante, um campo de futebol, uma zona de piqueniques, um parque infantil e um parque de estacionamento. O local foi galardoado com a Bandeira Azul.
8. Praia Fluvial do Vimieiro (Penacova)
Esta praia, de águas cristalinas e rodeada de um verde luxuriante, proporciona aos visitantes muita tranquilidade e descanso. Esta praia tem Bandeira Azul e vigilância durante a época balnear, assim como bar, instalações sanitárias, e a possibilidade de alugar espreguiçadeiras, toldos e barcos sem motor, para passear no rio.
9. Praia Fluvial da Fraga da Pena (Arganil)
Encontra-se em plena Mata da Margaraça, num cenário idílico onde a água abre caminho através da vegetação e se despenha de uma cascata com mais de 20 metros. Aqui, a serenidade é apenas interrompida pelo som da água e pelo chilrear dos pássaros, num recanto paradisíaco que se destaca pela autenticidade e frescura.
10. Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital)
Esta zona balnear é constituída por dois açudes, na zona circundante da Ilha do Picoto, e conta com diversos pontos de passagem de peões e uma piscina infantil, alimentada com as águas do rio. Tem também diversos espaços de lazer relvados e com sombras, assim como equipamentos de apoio, com destaque para o Parque de Merendas.
11. Praia Fluvial do Vale do Rossim (Penhas Douradas)
Aqui encontra apenas terra batida, rochas e salgueiros, mas a falta de comodidades é bem compensada pelo seu ambiente selvagem e tranquilo. Apesar disso, é bastante frequentada no verão, até porque as suas águas podem atingir os 22ºC. Esta é a praia fluvial que fica a maior altitude no nosso país.
12. Praia Fluvial do Poço Corga (Castanheira de Pêra)
Tem uma paisagem bucólica, que mistura o verde da Serra da Lousã com o azul do céu e das águas e o colorido das flores. Conta com algumas mais-valias, como a qualidade da água, o seu acesso pedonal, as instalações sanitárias adaptadas, o serviço de vigilância (durante a época balnear) e o serviço de primeiros socorros.