O Douro é conhecido pelas suas vinhas e pelos seus socalcos, sendo uma região rica em história e com uma grande beleza natural, onde pode encontrar muitas atividades para fazer. Por aqui não faltam também quintas, que pode visitar em qualquer altura do ano, e que o convidam a descobrir mais sobre os vinhos que aqui são produzidos e sobre a história de cada local.
Muitas das melhores quintas do Douro possuem atividades destinadas aos apreciadores do Vinho do Porto. Essas atividades podem ir desde simples provas até participar ativamente numa vindima tradicional. Outras quintas também oferecem pratos típicos da região duriense e permitem conhecer a história das famílias que as fundaram.
Conhecer uma quinta vinícola é uma das melhores formas de conhecer a região banhada pelo rio Douro e de descobri todas as tradições associadas ao vinho e à vinha. Descubra algumas das melhores quintas para visitar no Douro.
1. Quinta do Vallado
Seguindo em direção ao Peso da Régua, nas margens do Rio Corgo, encontrará uma das mais famosas quintas do Douro, que pertenceu à lendária D. Antónia Adelaide Ferreira, uma empresária que no século XIX revolucionou o setor do vinho do Porto. A sua descendência preservou o seu legado e, aos vinhos de excelência, juntaram o enoturismo.
Pode visitar esta quinta e fazer uma prova de vinhos, frequentar um dos vários workshops ou fazer um passeio de jipe num cenário de encantar. Em época de vindimas, pode também visitar o lagar e ajudar a pisar o vinho.
2. Quinta dos Murças
Se é daquelas pessoas que gosta de visitar os sítios e conhecer a alma do seu povo, participando nas suas rotinas diárias, a Quinta dos Murças é o local perfeito para si. Pode usar a cozinha à sua vontade, visitar a adega, fazer um piquenique nas vinhas e, no outono, pode ajudar na colheita ou pisar as uvas. Não pode deixar de visitar também o miradouro de São Leonardo de Galafura, para melhor apreciar a paisagem do Douro.
3. Quinta de La Rosa
A cerca de 1 km do Pinhão, encontra, junto ao rio, a quinta de La Rosa, uma propriedade da família Bergqvist que faz da hospitalidade o seu lema. Pode percorrer a pé o trilho que leva ao Vale do Inferno, que é a estrela maior dos seus vinhedos, e fazer uma tão apreciada prova de vinhos, incluída na sua visita. Dependendo da época do ano, pode também participar nas atividades relacionadas com as vinhas, como a poda.
4. Quinta da Roêda
Diz-se que, antes da construção das barragens, o Douro corria de forma agreste na curva a montante do Pinhão. A Quinta da Roêda deve o nome precisamente ao ruído do rio naquele local.
Nesta quinta, não pode deixar de visitar os lagares e os antigos estábulos, onde pode fazer uma prova de vinhos e aprender mais sobre viticultura, castas e tradições. Não pode perder também um irresistível piquenique entre as vinhas, com direito a toalhas axadrezadas e um cestinho de vime carregado com iguarias regionais.
5. Quinta das Carvalhas
Saindo do Pinhão pela ponte metálica, encontrará uma das mais espetaculares propriedades do Douro, com cerca de 600 hectares, nos quais se incluem vinhedos a perder de vista, floresta, matos mediterrânicos e olivais centenários.
Para além das provas vínicas e dos programas de vindimas, pode também subir à Casa Redonda, a 550 m de altitude, e apreciar a vista panorâmica sobre a Quinta das Carvalhas e a região envolvente.
6. Quinta do Seixo
A Quinta do Seixo é um desvio que vale muito a pena, já que se situa no topo de uma vertente e, a partir da sua varanda, temos uma das melhores vistas sobre o rio e os seus vinhedos. Pode também visitar a adega, a garrafeira e os lagares robóticos, onde pode aprender mais sobre a produção do vinho. Não deixe de apreciar a excelente prova de vinhos que aqui pode fazer.
7. Quinta do Panascal
Diz um ditado antigo que “do Roncão e Panascal vêm os melhores vinhos de Portugal”, e a verdade é que, desde o século XVIII, saíram das vinhas da Quinta do Panascal, junto ao rio Távora, alguns dos melhores e mais premiados vinhos do mundo.
A tradição ainda hoje se mantém, com as uvas a serem pisadas nos lagares. Aproveite a visita à quinta para aprender mais sobre a sua história e delicie-se com a fantástica prova de vinhos.
8. Quinta do Tedo
Esta quinta, bonita e plena de vida, está situada no local onde os rios Douro e Tedo se encontram, e é regularmente visitada por diversas espécies de aves, como o chasco-preto, que é a imagem da marca e prenúncio de boa colheita.
Esta quinta tem um ambiente surpreendentemente familiar, onde se pode aprender como são feitos os seus vinhos da forma tradicional, o que envolve a pisa a pé nos lagares, o envelhecimento nas adegas do século XIX e o engarrafamento e rotulagem à mão.
9. Quinta da Pacheca
Esta é uma das mais antigas quintas do Douro, sendo anterior até à criação da Região Demarcada, em 1756. Aqui pode fazer diversas atividades, entre as visitas à quinta, provas de vinhos e passeios pela região.
Também pode passar aqui a noite e, se quiser experimentar algo de diferente, reserve um quarto no interior de uma pipa gigante, tendo as vinhas a seus pés. Na época de vindimas, existem programas especiais, mas qualquer altura do ano é perfeita para visitar esta quinta.