De norte a sul de Portugal, pode encontrar quintas pedagógicas perfeitas para passar umas horas agradáveis em família, e onde miúdos e graúdos podem desfrutar da natureza, aprender mais sobre o cultivo agrícola e fazer novos amigos de quatro patas. São locais onde a parte lúdica convive em harmonia com a parte educacional e onde as crianças aprendem a respeitar o ambiente.
Poderão montar a cavalo, dar de comer aos animais, regar a horta ou até fazer pão, todo um conjunto de atividades que tão cedo não vão esquecer. Trata-se de atividades que nos fazem recordar os tempos na casa dos avós, quando tudo era muito mais simples e natural, algo que perdemos quando começámos a morar nas cidades grandes.
Estes locais podem ser uma excelente opção para um programa de fim de semana e, em algumas delas, também existe alojamento onde pode passar alguns dias. Descubra algumas das mais interessantes quintas pedagógicas em Portugal.
1. Quinta Pedagógica de Braga
Encontra-se numa quinta tradicional minhota e aqui poderá aprender mais sobre as tradições da região, para além de participar, consoante a época do ano, em atividades como as vindimas, a desfolhada ou o magusto. Poderá também dar de comer aos animais e aprender a fazer uma deliciosa broa de milho.
2. Quinta Pedagógica de Pentieiros (Ponte de Lima)
O mote desta quinta é incutir o respeito pelo mundo rural. Para isso, conta com uma grande diversidade de animais, para além de uma horta pedagógica, viveiros, estufas, pomares e até um campo com ervas aromáticas e medicinais. Se quiser, pode passar aqui a noite no parque de campismo e caravanismo. Localiza-se muito perto das Lagoas de Bertiandos.
3. Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras (Mangualde)
A quinta foi pensada para proporcionar uma estadia única desde o primeiro momento, já que as crianças poderão, à chegada, seguir em cima de um carrinho de mão com a bagagem. As casas são acolhedoras e o cenário complementa-se com a piscina biológica com nenúfares, a hora da alimentação dos animais e com diversos recantos encantadores.
4. Quinta Pedagógica dos Olivais (Lisboa)
Este recanto bem no centro de Lisboa é um autêntico refúgio campestre no meio da capital. Aqui poderá fazer diversas atividades, como conviver com animais ou ajudar a cuidar deles, tratar da horta, participar em oficinas de cerâmica, ou aprender a fazer pão, doces e manteigas, entre muitas outras opções.
5. Quinta Pedagógica Armando Villar (Cascais)
É 100% biológica e pretende mostrar às crianças a importância da preservação do planeta, com enfoque especial na água. Aqui poderá conhecer engenhos tradicionais de captação de água e observar diversos sistemas de rega tradicionais. E, claro, pode interagir com os diversos animais desta quinta.
6. Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos (Setúbal)
Encontra-se inserida na Herdade da Gâmbia, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado. Aqui pode avistar diversas aves, como flamingos, para além dos animais de quinta. Poderá aprender a confecionar pão, queijos e doces, a construir ninhos, a alimentar animais e poderá conhecer mais sobre o ciclo da lã e do mel.
7. Quinta pedagógica Burros do Magoito (Sintra)
Está em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais e visa a preservação e valorização dos burros, uma espécie em vias de extinção em Portugal e no mundo. Poderá fazer atividades com póneis, passeios de burro, de charrete, ou alimentar as cabrinhas, entre muitas outras opções para todos os gostos e feitios que por aqui encontra.
8. Quinta Pedagógica da Samoqueirinha (Odemira)
Esta unidade de turismo rural encontra-se próxima das praias de Vila Nova de Milfontes e abre as portas da sua quinta pedagógica todos os dias, das 10 às 11 horas. Poderá conhecer o burro, o pónei, as cabras, as ovelhas, patos e galinhas, bem como dar uns passeios a cavalo, entre outras atividades interessantes.
9. Quinta Pedagógica de Portimão
Está situada na Aldeia Nova da Boavista e é um espaço que recria as tradicionais quintas rurais, dividindo-se em zonas de cultivo, abrigo de animais, lago, e zonas verdes e de lazer. Pode interagir com os animais, aprender a fazer pão, bolos e doces, e assistir às oficinas de teatro, de papel reciclado, ou de pintura e fabrico de brinquedos ecológicos.
10. Quinta Pedagógica dos Prazeres (Madeira)
Este espaço educativo pretende defender a natureza e as tradições e cultura local. Está dividida em mini zoo, pomares, jardim de ervas aromáticas, Casa de Chá, jardim botânico, herbário e galeria de arte. Poderá igualmente adquirir produtos que foram confecionados na quinta, como sidra, licores e compotas.