A francesinha nasceu no Porto mas… onde comer as melhores francesinhas em Braga? Estas são uma espécie de sanduíche com carnes variadas, cobertas com queijo derretido e com um molho à base de cerveja, tomate, picante e um toque secreto. As francesinhas são muitas vezes acompanhadas de um ovo estrelado e de batatas fritas, e regadas com cerveja bem fresca.
Apesar de não ser uma cidade propriamente famosa pelas suas francesinhas, a verdade é que têm surgido em Braga muitos locais onde nos podemos deliciar com esta iguaria, e que marcam a diferença por oferecerem alternativas bastante válidas à mais tradicional francesinha do país, no Porto.
A lista que aqui lhe apresentamos é feita de locais mais consensuais mas também inclui algumas surpresas que merecem destaque. De qualquer das formas, irá sempre depender do seu gosto pessoal. Descubra os restaurantes onde se comem as melhores francesinhas em Braga.
1. Taberna Belga
Quando a Taberna Belga abriu, logo tomou conta do mercado das francesinhas na cidade, gerando um novo entusiasmo por este prato. Portanto, não é de estranhar que tenha aberto uma segunda casa na cidade, igualmente popular.
O segredo para o sucesso desta francesinha? O molho, alaranjado e de textura aveludada, ligeiramente adocicado e que incorpora natas e manteiga. Assim, esta francesinha tornou-se, com o passar dos anos, uma referência em Braga.
2. Real Taberna
É um restaurante que tem a francesinha como estrela, mas que vende também cervejas ali produzidas e tem uma extensa oferta de cervejas nacionais e importadas.
A sua francesinha é talvez das maiores servidas da cidade, composta por ingredientes de qualidade e uma quantidade bem generosa de queijo. O seu molho inspira-se no da Taberna Belga, mas é um pouco mais ácido e picante, com um travo mais distinto a cerveja.
3. Café Imperial
Está aberto desde 1987 e será o restaurante, em atividade, mais antigo a servir francesinhas em Braga. Assim, este prato tem sido aqui apreciado há mais de três décadas. A francesinha é muito bem preparada, com ingredientes de qualidade e molho do chef e proprietário Jorge Leite.
Pode escolher entre francesinha com bife de vaca ou com fêvera de porco. O molho em si é bastante atomatado e bem picante. O local dispõe também de uma esplanada muito agradável.
4. Trota’s
A francesinha deste restaurante é de execução bem cuidada, com o pão a ser torrada de forma perfeita e com cada dentada a revelar-se ainda melhor que a anterior. O molho é alaranjado e tem um equilíbrio fantástico, não carregando demasiado na manteiga nem no atomatado.
E, como forma de complementar estas francesinhas, encontra uma vasta seleção de cervejas e de vinhos de qualidade, que ajudam a elevar a experiência ainda mais.
5. Camada Francesinhas
Estabeleceu-se originalmente em Barcelos, estando agora também em Braga e em Fafe, e a sua francesinha é das melhores da cidade. Segue a fórmula clássica do pão de forma, queijo, bife de novilho, salsichão, ovo estrelado e molho especial, mas inova ao introduzir o bacon e o chouriço, o que lhe traz uma certa rusticidade muito apreciada. O molho tem um sabor suave e complexo, e combina na perfeição com este belo prato.