As pitorescas tascas contêm em si parte do encanto de Lisboa, por entre petiscos tradicionais e o bom vinho nacional. Aqui, o ambiente é familiar e convida à partilha entre moradores e visitantes. Assim, numa visita à capital, não deixe de se aventurar numa das suas tascas, onde encontra boa companhia e uma mesa recheada de iguarias.
É nestas pitorescas tascas que pode encontrar alguns dos melhores pratos típicos de Lisboa, cozinhados à moda antiga. A comida não sabe a restaurante mas sim a algo que foi cozinhado em casa. Tudo isto num ambiente familiar e castiço que convida à descoberta daquilo que Lisboa tem de melhor e mais genuíno para oferecer.
A grande maioria destas tascas encontra-se nos bairros mais históricos e típicos da capital, muitas vezes escondidas em pequenos becos e ruelas e nem sempre são fáceis de descobrir. Conheça algumas das melhores e mais típicas tascas de Lisboa.
1. A Castiça
O seu cartão de visita é o ambiente familiar, que é proporcionado não só pela comida tradicional portuguesa, que nos conforta, como pela figura do dono no grelhador, onde se confeciona o peixe grelhado. Este espaço acolhedor no Lumiar encontra-se decorado com diversas fotografias e cachecóis de equipas nacionais e internacionais, o que contribui para o seu encanto.
2. A Provinciana
Situa-se no Rossio, e aqui não falta presunto e queijo nas mesas. Esta tasca convida a uma refeição num espaço caloroso e marcado pelo convívio. Por aqui se cruzam pessoas das mais variadas nacionalidades, por entre locais e turistas, que procuram provar as sardinhas ou a saborosa carne. Devido à sua popularidade, não se espante se tiver de esperar um pouco na fila.
3. Imperial de Ourique
Este espaço é pequeno, mas é rico em histórias, num local que convida a que se tome um copo ao balcão, enquanto se degusta alguns aperitivos antes do prato principal. Um dos grandes destaques da ementa é a francesinha, com muitas pessoas a irem provar esta iguaria que se destaca aqui pelo seu molho secreto e muito agradável.
4. O Zé da Mouraria
Na zona da Mouraria, encontra esta tasca familiar e com um ambiente muito acolhedor. Se gosta de petiscos e gastronomia típica, este é um local absolutamente imperdível. As doses são muito generosas e o preço é muito apelativo, mas será melhor reservar mesa, porque o espaço é muito procurado. Destacamos o naco de novilho, os chocos ao alhinho e as iscas.
5. Tasca do Chico
Nesta tasca, que tem agora um espaço no coração de alfama, mistura-se o fado com a gastronomia, onde poderá, com sorte, acompanhar a sua refeição com uma sessão de “Fado Vadio”. O menu é variado, contando com iguarias como o chouriço assado e as tapas. Recomendamos que reserve a sua mesa com antecedência.
6. Tasquinha do Lagarto
Muitas tascas na capital são pequenas, mas não deixe que isso desencoraje a sua visita. Este é um bom exemplo de um espaço mais pequeno, mas muito acolhedor e onde o convívio é constante. À mesa, pode descobrir pratos como as pataniscas de bacalhau ou os escalopes de vitela, acompanhados por saborosos vinhos nacionais.
7. Zé dos Cornos
Esta tasca de nome peculiar encontra-se na Mouraria e destaca-se não só pela comida tradicional portuguesa, como pelos seus vinhos. Este espaço combina tradição, convívio e gastronomia de uma forma única, que faz as delícias de quem por aqui passa. Não se esqueça de marcar mesa, caso contrário terá de esperar na longa fila.