Melides, pequena aldeia costeira do concelho de Grândola, é uma daquelas pérolas a descobrir. E, depois da Comporta, é a vez desta localidade atrair atenção internacional: a revista de viagens Condé Nast Traveller incluiu Melides na lista dos melhores destinos de férias para 2021. Mas, ao contrário da Comporta, Melides ainda tem as suas praias desertas e intocadas, quilómetros de vinhas, campos de arroz e sobreiros. Pelo menos por enquanto.
Neste local, com pouco mais de 1600 habitantes, o tempo passa devagar. Aqui encontramos um Portugal diferente, longe dos circuitos agitados e mais procurados no verão, num local pacato e que ainda se encontra por descobrir para o turismo de massas. Muitas das praias ainda são quase secretas e em estado selvagem.
Talvez por isso Melides tenha atraído cada vez mais atenção nacional e internacional ao longo dos últimos anos, algo que tem atraído investimentos em refúgios quase secretos. Afinal de contas, o paraíso ainda existe e ele pode estar bem mais perto do que imaginamos.

Por exemplo, o célebre designer de sapatos Christian Louboutin está a construir um hotel de charme nesta região. Aliás, o designer francês mudou-se para Melides em 2017, onde tem casa.
Mas aqui podemos encontrar outras celebridades, como a condessa italiana Noemi Marone Cinzano, que aqui tem um retiro de férias, ou o arquiteto e designer bela Vincent Van Duysen, que aqui desenhou e construiu uma casa icónica.
Se é um fã de praia, saiba que no concelho de Grândola não faltam opções deslumbrantes e com tudo o que precisa para umas horas bem passadas. Podemos destacar as famosas praias de Tróia, Comporta, do Carvalhal e do Pêgo, mas também a praia de Melides (com um extenso areal e apoios de praia), a praia da Aberta Nova, a Praia da Galé-Fontainhas e a praia da Vigia, esta última mais selvagem.
Nas imediações da praia de Melides, encontra a lagoa de Melides, que se prolonga até à aldeia através dos extensos arrozais e de pequenas ilhas, numa zona perfeita para atividades como a canoagem e passeios pedestres. Visitar esta lagoa é descobrir um ecossistema frágil, que tem servido de habitat para diversas espécies de animais ao longo dos anos.

Na aldeia de Melides, pode encontrar um agradável parque de merendas, junto de um bonito espelho de água, que dá pelo nome de Fonte dos Olhos e que termina na Lagoa de Melides.
Uma vez na região, não pode também deixar de descobrir a serra de Grândola, percorrendo um dos vários percursos pedestres que ligam as populações da serra à costa. Recomendamos a Vereda de Melides, percurso circular com 19 km, que lhe permite descobrir montes e vales da serra.
Terminado o passeio, chega a hora de repor energias. E opções não lhe vão faltar: afinal, o concelho de Grândola tem produtos de excelente qualidade, com destaque para o pão, os enchidos, o arroz, o pinhão e as ervas aromáticas vindas da serra, que é igualmente rica em medronhos e figos.
No que toca a restaurantes, portanto, tem muito por onde escolher, desde opções mais perto da praia, com vista para o mar, ou opções mais no centro da aldeia (ou mesmo na envolvente). Seja como for, terá muitas oportunidades de descobrir o melhor da gastronomia alentejana durante as suas férias em Melides!
E no final da sua visita a Melides, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.