As migas de batata são um prato típico do Alentejo, e já seduzem paladares há gerações. Nesta receita, o pão, tradicionalmente usado para fazer migas, é substituído por batatas cozidas, tendo como resultado umas migas ainda mais coesas. A cozedura na frigideira cria uma crosta crocante no exterior, para um toque de textura ainda mais diferenciador no prato.
Se ficou com curiosidade de experimentar migas de batata, deixamos-lhe aqui a nossa receita. Simples de preparar, rápida, e com imenso sabor, para refeições animadas em família.
Migas de batata
Ingredientes
- 1 kg de batatas
- 250 g de toucinho entremeado
- 300 g de chouriço de carne
- 1 dente de alho
- qb sal
Preparação
- Parta as batatas e coza-as em água abundante, temperada com sal. Depois de cozidas, passe-as por um passador, para fazer puré. Reserve.
- Numa frigideira, frite o toucinho e o chouriço (partidos em pedaços) e deixe derreter o máximo de gordura. Quando as carnes estiverem prontas, retire-as e reserve.
- Na gordura das carnes, frite o dente de alho, picado finamente. Adicione um pouco de água para que este não queime.
- Junte as batatas cozidas à frigideira e mexa bem com uma colher de pau, até formar uma bola.
- Deite as migas num prato de servir e cubra com as carnes.
Dicas
- Pode adicionar molho de tomate (ou tomates partidos, sem sementes e pele) às suas migas, para dar mais cor e sabor. Adicione o molho de tomate à frigideira antes de colocar as batatas.
- Acrescente cebola ao refogado para um sabor ainda mais especial e diferenciador.
- Deixe que as migas dourem bem antes de as retirar do lume, para conseguir uma casquinha mais crocante no exterior.
- Esta receita é perfeita para aproveitar sobras de batatas cozidas. Assim, apenas terá que as reduzir a puré e levá-las à frigideira.
- Use ervas aromáticas picadas, como salsa ou coentros, para dar mais sabor às suas migas de batata.
- Se tiver sobras de legumes no frigorífico, pode juntá-las ao refogado, para uma refeição ainda mais completa e para evitar desperdícios.