Quando o tempo começa a arrefecer, procuramos a chamada comida de conforto, com ingredientes simples, mas que seja nutritiva e com muito sabor. As migas de couve assim são: usam ingredientes simples, da época, é de preparo rápido e dá sustento e alento às famílias portuguesas desde há gerações.
Quer seja para refeições em família, quer para ocasiões especiais, estas migas de couve são o acompanhamento perfeito (e ficam também muito bem como prato principal). Tome nota e prepare esta iguaria.
Migas de couve
Ingredientes
- 350 g couve galega
- 300 g pão
- 3 dentes de alho picados
- qb sal
- qb pimenta
- qb azeite
Preparação
- Corte o pão em pedaços grosseiros e reserve-o. Corte também a sua couve em juliana (como se fosse para preparar caldo-verde).
- Coza a couve numa panela com água ferver, temperada com um pouco de sal. A ideia é que a couve fique tenra, evitando que esta coza demasiado. Escorra e reserve.
- Leve uma frigideira a lume, juntando-lhe um fio de azeite e o alho picado.
- Junte a couve e deixe saltear durante uns minutos, mexendo de vez em quando.
- Junte o pão à frigideira, tempere com sal e pimenta, e mexa bem para incorporar os ingredientes.
- Deixe cozinhar dois ou três minutos e desligue o fogo. Sirva ainda quente.
Dicas
- Para uma refeição ainda mais rica, junte um pouco de feijão às suas migas de couve. Coza o feijão previamente e adicione-o depois do pão, para aquecer e ganhar sabor.
- Pode usar um pouco de chouriço, para tornar este prato na refeição principal. Apenas terá de cortar o chouriço em pedaços pequenos e adicioná-lo à frigideira ao mesmo tempo que a couve.
- Demolhe o pão num pouco da água de cozedura da couve, para o amaciar antes de o colocar na frigideira.
- Junte 1 colher de sopa de vinagre às suas migas para conseguir um preparado mais coeso.
- Use uma cebola picada no seu refogado para trazer ainda mais sabor ao prato.
- Este prato é perfeito para aproveitar sobras de pão velho. Qualquer tipo de pão ou broa ficam bem nestas migas de couve.