Não há dúvida de que o Parque Nacional da Peneda-Gerês é um dos nossos maiores tesouros nacionais. É conhecido pela sua natureza exuberante, pelas majestosas montanhas e pelos seus cursos de água, com cascatas e lagoas de cortar a respiração. Aqui, pode apreciar a natureza em todo o seu esplendor, e não há nada melhor que um miradouro para o fazer.
São vários os miradouros do Gerês. Alguns deles são de fácil acesso, podendo ser alcançados de carro. Outros exigem que faça um percurso pedestre para chegar até eles. O miradouro que escolher depende do tempo que tem e daquilo que considera mais importante. Se pensar como nós… opte por miradouros localizados no percurso de trilhos pedestres. Assim, alia uma caminhada saudável e que respeita o parque nacional à descoberta da natureza magnífica deste local.
DICA: se quiser optar por fazer um trilho pedestre onde pode encontrar alguns miradouros do Gerês no seu percurso, uma das melhores opções é o PR6 – Rota dos Miradouros. Ao longo de 12 quilómetros (é um pouco exigente) encontrará o Miradouros da Junceda, da Boneca, da Fraga Negra e do Penedo da Freira.
1. Miradouro das Rocas (Vilar de Veiga, Terras de Bouro)
A quase 800 metros de altitude, o este miradouro proporciona uma vista fantástica sobre a serra do Gerês e o vale do rio Arado. Na paisagem, destaca-se o rio, a floresta verdejante, o cinza-branco do granito, nas cotas mais altas, e a ponte do Arado, construída em pedra. No horizonte, pode ver já a evidência de alguns dos principais picos da serra do Gerês, como o Borrageiro, a Roca Negra e a Meda de Rocalva.
2. Miradouro da Pedra Bela (Terras de Bouro)
Um dos locais mais famosos do Gerês, este miradouro, situado a 800 metros de altitude, dá-lhe uma visão desimpedida sobre as montanhas, a albufeira da Caniçada, os rios que serpenteiam pela serra, e sobre a estonteante Portela do Homem. A Pedra Bela desde sempre fascinou, dizendo os antigos que foi mão divina que ali a colocou, perfeita e imponente.
3. Miradouro de Junceda (Campo do Gerês, Terras de Bouro)
Situado a 915 metros de altitude, o miradouro de Junceda é perfeito para observar o vale de falha do Gerês e o modelo granítico de toda a serra. Daqui, também consegue ver a Vila e toda a paisagem circundante, numa junção de elementos naturais que fascina e encanta.
4. Miradouro da Ermida (Ermida, Ponte da Barca)
Este é um ponto de paragem obrigatório, de onde pode contemplar os campos de socalcos que envolvem a povoação. Situado entre dois vales profundos, tem à esquerda o vale da ribeira de Carcerelha e à direita o vale do rio Froufe. Ao fundo, pode ver o majestoso Lima, e há quem diga que pode avistar daqui o mar.
5. Miradouro de Tibo (Tibo, Arcos de Valdevez)
Do alto dos seus 800 metros de altitude, terá uma excelente plataforma de observação de aves de rapina e da paisagem circundante. E que paisagem! Daqui pode ver a serra e vale da Peneda, bem como o vale do Laboreiro, antes de este desembocar no rio Lima. Em primeiro plano, encontra-se a aldeia de Tibo, nas margens do rio Pomba, cercada por campos de trigo. Ao longe, vislumbra-se o Santuário da Senhora da Peneda. A Oeste, pode-se ver o lugar da Gavieira e mais acima São Bento do Cando.
6. Miradouro de Castro Laboreiro (Castro Laboreiro, Melgaço)
Daqui pode observar o vale do Laboreiro e a serra da Peneda, identificando-se ao fundo do vale várias inverneiras, rodeadas de lameiros e bosques de carvalho. Aqui se tem uma perfeita noção da diferença de altitude a que se encontram as inverneiras (entre os 750 e 850 metros) em relação à Vila (lugar fixo, a 950 metros de altitude), e sobretudo, em relação às brandas, a norte deste miradouro e que têm altitude entre os 1000 e 1200 metros. Do lado este, destaca-se um grande afloramento rochoso onde se instalou o Castelo de Castro Laboreiro.
7. Miradouro de Fafião (Fafião, Montalegre)
Fafião é uma pequena aldeia comunitária, inserida no parque Nacional, onde ainda existem as ancestrais e seculares tradições vezeireiras (transumância de gado). Do miradouro, verá um vasto panorama sobre as montanhas em redor, com a sua paisagem única. Para chegar aqui, deverá seguir um trilho pedestre, com início na aldeia.
8. Miradouro da Boneca (Caldas do Gerês, Terras de Bouro)
Este miradouro está a uma altitude de 750 metros e permite-nos ter uma perspetiva completa do vale do rio Gerês, desde os limites da Portela de Leonte até parte da albufeira da Caniçada em Rio Caldo, com as suas pontes. Apesar de o equipamento aqui existente ter sido melhorado há uns anos, a falta de manutenção e de limpeza dos matos tem levado à degradação e abandono do local. Ainda assim, é um miradouro a não perder.
9. Miradouro da Fraga Negra (Terras de Bouro)
Localizado a uma menor altitude que os restantes da lista, a 500 metros, não deixa de ser um local a visitar com a sua perspetiva de maior pormenor sobre o vale do rio Gerês. Para norte, a vista pode alcançar as curvas da Preguiça e, para sul, contemplamos o plano de água da albufeira da Caniçada e as encostas da Cabreira.
10. Miradouro das Cilhas (Vilar de Veiga, Terras de Bouro)
Em último lugar da nossa lista, temos este miradouro, que em nada fica atrás dos restantes. Daqui pode ver a paisagem incrível sobre o rio do Arado e a cascata da Rajada, sendo um local perfeito para uns momentos mais contemplativos e relaxantes, bem como para tirar algumas fotografias.