No nosso país, podemos encontrar diversos destinos encantadores, seja para umas férias mais prolongadas, seja para uma escapadinha reparadora. Um desses destinos é Mondim de Basto, que tem diversas razões para uma visita e que o vai deixar encantado e com vontade de voltar para repetir a experiência.
Esta encantadora vila portuguesa encontra-se presente na sub-região do Ave, integrando-se no distrito de Vila Real. Este município tem uma riqueza fascinante, em termos naturais e patrimoniais, com o grande destaque a ir para o Santuário de Nossa Senhora da Graça. No entanto, existem muitas outras razões para visitar este local.
Desde logo, não podemos deixar de referir o Parque Natural do Alvão, que apresenta uma riqueza natural invulgar, e que se tornou num grande alicerce do concelho. A área do parque encontra-se devidamente protegida, abrangendo uma área total de 7220 hectares, que cobrem os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto.
Um local de visita obrigatória neste parque são as Fisgas de Ermelo, uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de 400 metros, que se tornou uma atração turística e um ícone da beleza natural presente no nosso país. Uma das melhores formas de conhecer este local é realizando o percurso pedestre PR3 Fisgas de Ermelo, percurso com 12,5 km, circular e com dificuldade moderada.
O local de partida e chegada é na aldeia de Ermelo, junto à sua Igreja Paroquial. Nos dias mais quentes, terá também a oportunidade de dar um mergulho refrescante nas chamadas Piocas, lagoas naturais de águas cristalinas e puras.
Outra referência habitual quando se fala de uma visita a Mondim de Basto é o Santuário de Nossa Senhora da Graça, espaço mítico e com grande relevância para os amantes do ciclismo e da Volta a Portugal. Este santuário encontra-se no cimo do Monte Farinha, a quase 1000 metros de altitude, e a uma distância de cerca de 13 km do centro da vila.
A atual construção encontra-se datada do século XVIII, mas, anteriormente, já se encontrava aqui uma capela com o título de Senhora da Graça. Não deixe de visitar o local com calma e de apreciar as magníficas vistas que daqui tem sobre a região envolvente.
E, uma vez que se encontra na região, não deixe de visitar algumas das aldeias que se encontram nas proximidades de Mondim de Basto. Um dos grandes destaques é a aldeia de Travassos, que se encontra integrada na Rede Nacional das Aldeias de Portugal, e está situada numa localização privilegiada.
A aldeia tem diversas atrações, com destaque para as casas em granito, os espigueiros, as alminhas, o fontanário e o lavadouro público, que ajudam a envolver os visitantes num ambiente de ruralidade autêntica.
Não podemos também deixar de destacar as aldeias de montanha, como Ermelo, Pardelhas, Varzigueto e Bobal, cada uma com as suas atrações e encantos muito próprios.
E, depois de um longo dia de exploração desta região, não deixe de reconfortar o estômago com a gastronomia típica desta região, com destaque para os muito conhecidos doces de Basto, que são a sobremesa ideal ou a forma perfeita de adoçar a boca enquanto conhece melhor esta localidade e os seus encantos.
No final da sua visita a Mondim de Basto, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Para além de comprar um produto de qualidade, está também a ajudar a economia local e a permitir que os habitantes desta belíssima região possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.