Numa aldeia da Beira Baixa, poderá ver telhados de casas totalmente esmagados por enormes pedras, ou tomar um café tendo como base uma das peculiares rochas presentes no local. Não deixa de ser curioso como foi criada uma aldeia tão bela e pitoresca num local com pedras tão grandes, mas a verdade é que a junção resulta e bem. Falamos de Monsanto, que foi considerada, num concurso de 1938, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, título que ainda hoje ostenta com orgulho.
Monsanto manteve-se firme, ao longo da história, tendo aguentado de forma inabalável, ao longo de sete anos (durante o séc. II), a força do Império Romano. Essa firmeza ainda hoje é celebrada na conhecida Festa das Cruzes.
Mais tarde, durante as batalhas contra Leão, a fortaleza de Monsanto acabou por sucumbir, embora a aldeia nunca tenha sido derrubada. A muralha foi reconstruída no século XII, altura em que D. Afonso Henriques doou a então Vila à Ordem dos Templários, que se encarregaram da obra.
No século XIX, o armazém de munições do castelo rebentou, destruindo parte do castelo e da muralha. Com essa informação, poderíamos pensar que as pedras espalhadas pela aldeia se deveram a essa explosão, mas a verdade é que as pedras sempre por lá estiveram, e foram as casas que se adaptaram a elas.
Toda a aldeia encontra-se debruçada sobre uma muralha, que se encontra destruída, e sobressai da paisagem pelas suas telhas vermelhas e pelas suas ruas em granito. Monsanto faz parte do concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e é um local de turismo por direito próprio, graças à sua particular construção e situação entre os rochedos, aliados ao tradicionalismo das suas ruas e aos edifícios singulares.
A visita à aldeia, claro, recomenda-se. Não se esqueça de visitar a Igreja Matriz, datada do século XV/XVI, e o castelo, situado no ponto mais alto da colina, a 758 metros de altitude.
Procure também ver a Rua da Capela, antigo lugar de repouso dos comerciantes que cruzavam a fronteira, a Praça da Misericórdia, com a sua Torre do Relógio em pedra, a Fonte do Ferreiro, a Praça da Cruz, com a casa dos aristocratas Pinheiro, e o Miradouro de Monsanto, situado sobre as pedras da encosta, e de onde pode ter uma vista incrível da região.
Por alturas do mês de maio, decorre na aldeia a Feira Medieval, sendo esta uma excelente altura para conhecer esta aldeia. Mesmo assim, em qualquer altura do ano, pode visitar o local e maravilhar-se com os seus penedos, que são já identidade de Monsanto.
O que visitar em Monsanto?
É considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal” e é um verdadeiro encanto para todos os visitantes, com as suas casas de pedra encaixadas nas enormes rochas à volta das quais a localidade foi construída.
Para tornar a experiência ainda mais incrível, o imponente castelo, localizado no topo de uma colina, e as vistas absolutamente imperdíveis sobre a paisagem beirã são a cereja no topo do bolo.
Desde a época do Paleolítico que aqui há vestígios de presença humana, tendo Monsanto sido mais tarde doada por D. Afonso Henriques à ordem dos Templários, após a sua conquista aos mouros em 1165. Deixamos-lhe aqui 7 locais a não perder nesta aldeia única.
1. Miradouro Praça dos Canhões
Situado bem à entrada desta aldeia histórica, do lado direito da estrada, pode encontrar o miradouro da Praça dos Canhões. A praça recebeu o nome por ainda aqui estarem os canhões em tempos usados como proteção contra os inimigos. Desde o miradouro, consegue observar a magnífica vista sobre as planícies que rodeiam a aldeia de Monsanto de forma desimpedida.
2. Igreja Matriz
Poucos metros acima do miradouro, pode encontrar a Igreja Matriz da aldeia. Pensa-se que a sua origem remonta ao século XV., tendo sido o templo restaurado no século XVIII. Este edifício, imponente e perfeitamente conservado, tem na fronte uma moldura com decoração geométrica, encimada por um friso.
Sobre este friso, e em toda a sua largura, pode-se ler a inscrição “San Salvador”, que se refere ao padroeiro da aldeia. Destaque também para a rosácea. Nas fachadas laterais, podem encontrar distintos vãos, com destaque para as frestas manuelinas, e na fachada sul, um portal de arco de volta perfeita.
3. Gruta
Seguindo na direção do castelo, pode encontrar, escondida numa das ruas da aldeia, uma gruta escavada numa grande rocha. No interior, pode-se ainda ver alguns vestígios da sua ocupação humana. O espaço é bastante pequeno, mas mesmo assim é um local a visitar, pelo seu interesse do ponto de vista histórico, e por mostrar a realidade da aldeia antigamente.
4. Castelo de Monsanto
É no ponto mais alto da colina, a 758 metros de altura, que está situado o castelo da aldeia. Para chegar aqui, terá que subir a pé pelos caminhos de pedra que seguem desde o centro da aldeia até às ruínas deste edifício. Não existe muita informação concreta sobre a sua origem, pensando-se que poderá ter sido construído por volta do ano de 1165, por alturas do reinado de D. Afonso Henriques.
Hoje, ainda se podem observar as ruínas da Torre de Menagem, da capela de Nossa Senhora do Castelo, e de outras estruturas. Daqui, poderá também usufruir de uma vista absolutamente magnífica sobre a região. Todos os anos, em maio, as ruínas do castelo ainda são palco da festa de Santa Cruz, de origem Pagã.
5. Necrópole de São Miguel
Junto às ruínas do castelo e da capela de São Miguel, pode encontrar a necrópole de São Miguel. É aqui que se encontram sepulturas em pedra, que estão ainda hoje perfeitamente preservadas. Pensa-se que estas sepulturas, feitas sem tampa, eram esculpidas nas rochas com o formato do corpo ao qual eram destinadas, embora não se possa ter a certeza acerca deste ponto, uma vez que os especialistas divergem nas suas opiniões.
6. Capela de São Miguel
Perto da entrada do castelo, existiu em tempos uma capela românica dedicada a S. Miguel. Hoje em dia, apenas se podem ver as paredes e um altar de pedra simples no seu interior. A entrada na capela não é permitida, mas, mesmo assim, pode espreitar pelas grades que tapam a entrada, conseguindo dessa forma ver a totalidade da sua área e o interior deste templo histórico.
7. Penedo do Pé Calvo
Se procura um outro local para admirar a vista fantástica que Monsanto pode oferecer aos visitantes, o Penedo do Pé Calvo é o sítio perfeito. Este está localizado na encosta do lado direito da colina, a meio caminho do centro da aldeia para o castelo. Daqui, pode observar a paisagem beirã envolvente, num ambiente que convida à tranquilidade e ao relaxamento.