Não existem palavras para descrever esta pequena e histórica vila alentejana, que nos cativa e nos convida a uma visita demorada. Falamos de Monsaraz, aquela que é provavelmente a vila mais charmosa do nosso país, com a simplicidade das suas casas caiadas de branco e o contraste com as suas ruas em xisto a fazerem de Monsaraz um local único em Portugal.
É certo que existem muitas outras vilas com um encanto próprio, como é o caso de Marvão, Ponte de Lima ou Sintra. Mas é também verdade que o charme e encanto de Monsaraz são únicos, fazendo da localidade um sítio completamente diferente de outros no nosso país.
Esta airosa vila medieval soube manter a sua magia de outrora como nenhum outro sítio. Feita de cal e de xisto, neste lugar parecem ecoar magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gentes bravas e damas de singular beleza.
Suspensa no tempo, esta que é uma das mais antigas povoações de Portugal é um destino obrigatório quando visita a região do Alentejo. Não é por acaso que, em 2017, venceu a categoria “Aldeias Monumento” do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.
As muralhas que circundam esta vila guardam uma povoação bastante acolhedora e cativante. Descobrir Monsaraz é viajar no tempo, desfrutando da sua história no presente. Como as suas ruas são ancestrais, encontrará um espaçoso parque de estacionamento perto das muralhas, para que possa visitar a localidade como deve ser: a pé e despreocupadamente.
Não deixe de apreciar o peculiar cerco muralhado, que abraça esta vila-museu e que foi erguida durante as Guerras de Restauração. Esta muralha previa, no seu plano, a construção do Forte de São Bento, os Baluartes de São João e do Castelo, a Ermida de São Bento e três torres.
Mesmo assim, a cerca muralhada de Monsaraz tem quatro grandes portas, que pode usar para entrar na vila. A principal é chamada Porta da Vila e encontra-se protegida por dois torreões, e tem, a encimar o seu arco gótico, uma lápide consagrada à Imaculada Conceição ,mandada colocar em 1646 por D. João IV. As restantes portas, a Porta d’Évora, d’Alcoba e do Buraco, são também um local de visita obrigatória.
Não deixe de percorrer a muralha até ao castelo de Monsaraz, mandado construir por D. Dinis no século XIV, e que se encontra classificado como Monumento Nacional.
O castelo de Monsaraz é um ponto turístico excecional e único em Portugal, já que é um dos mirantes mais esplêndidos sobre o maravilhoso espelho-de-água da Barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa e uma das maiores obras portuguesas do nosso século.
Caminhando devagar até ao Largo D. Nuno Álvares Pereira, poderá encontrar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, que foi construída sobre as ruínas de uma igreja gótica que tinha sido destruída devido à peste negra que assolou a região.
Este monumento religioso do século XVI é construída em xisto regional e é da autoria de Pêro Gomes. Apresenta um belíssimo frontal, decorado por um painel de azulejos e por uma cruz da Ordem de Cristo. No interior, deixe-se encantar pelo túmulo de Gomes Martins Silvestre, cavaleiro templário que foi o primeiro alcaide e povoador de Monsaraz.
Mesmo ao lado da Igreja Matriz, encontra o Pelourinho oitocentista, construído sobre as ruínas do seu antecessor, que foi desfeito no terramoto de 1755. E, uma vez que se encontra no Largo D. Nuno Álvares, aprecie a riqueza arquitetónica e histórica dos edifícios que aqui encontra, como a Casa Monsaraz, do século XVII e que ostenta o brasão de armas da vila, o Hospital do Espírito Santo e a Casa da Misericórdia, assim como a Igreja da Misericórdia, construção religiosa do século XVI.
Na Travessa da Cadeia, vai encontrar os antigos Paços da Audiência, que foram durante séculos a sede administrativa e tribunal de Monsaraz, sendo que hoje aqui funciona o Posto de Turismo. Não deixe de entrar e ver o fresco medieval O Bom e o Mau Juiz, uma possível sátira à corrupção da justiça na época.
Outros locais a conhecer em Monsaraz são a Capela de São José, onde os presos recebiam os ofícios divinos; a Casa da Inquisição, cujo nome não deixa margem para dúvidas; a Casa do Juiz de Fora; a recém-restaurada Igreja de Santiago; a antiga Cisterna, que dizem ter sido uma mesquita originalmente; e a capela de São João Batista. Procure descobrir também as Ermidas de São Bento, São Lázaro, de Santa Catarina e de São Sebastião.
E uma vez que tenha descoberto as maravilhas históricas de Monsaraz, está na altura de descobrir as suas maravilhas gastronómicas. escolha um dos vários restaurantes da vila e saboreie os melhores pratos tradicionais alentejanos, como as migas ou o borrego.
Quanto ao vinho, não deixe de apreciar um bom Reserva Monsaraz com a sua refeição. E, por fim, não pode acabar a noite sem admirar o espetáculo de constelações e planetas, que brilham mais intensamente nos céus de Monsaraz.