Mais do que um edifício ou construção, um monumento representa a alma e a história de um povo, contribuindo para um sentido de identidade comum. Em Portugal, podemos encontrar diversos monumentos interessantes, que se destacam pela sua história, pelo seu estilo arquitetónico e pela sua beleza e relevância.
Muitos destes monumentos possuem o estatuto de Património Mundial atribuído pela UNESCO. Este estatuto serve não só para reconhecer a importância e a singularidade dos mesmos mas também para reforçar a ideia de que devem ser estimados e protegidos. Afinal de contas, só desta forma poderão continuar a ser autênticos símbolos de Portugal e a guardar as histórias do país.
Para que possa conhecer um pouco mais sobre a forma como estas construções e a história se interligam, deixamos-lhe seis exemplos imperdíveis. Descubra alguns dos monumentos mais emblemáticos de Portugal.
1. Castelo de Guimarães (Guimarães)
Este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e à formação do nosso país, apesar de ter uma história ainda mais antiga. No século X, construiu-se um mosteiro na herdade de Vimaranes, tendo-se revelado necessário construir uma fortaleza para proteger os monges e a comunidade dos ataques dos mouros.
A fortaleza foi ampliada e modificada pelos pais de D. Afonso Henriques, assim como por diversos outros monarcas, ao longo dos séculos. Eventualmente, o local foi abandonado e entrou em degradação, mas, felizmente, isso foi revertido. Hoje, o castelo de Guimarães volta a ser um dos mais relevantes monumentos nacionais.
2. Mosteiro da Batalha (Batalha)
O conjunto arquitetónico foi construído no seguimento de uma promessa feita por D. João I, e, após a vitória na Batalha de Aljubarrota, iniciou-se a construção deste espaço como agradecimento por o trono ter sido assegurado, bem como a independência do nosso país. Assim, esta batalha revelou-se fundamental na construção deste monumento.
As obras acabaram por demorar mais de um século, conhecendo o edifício diversas fases de construção. Hoje, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (o seu nome oficial) é um monumento nacional de relevo e faz parte da lista de Património da Humanidade da UNESCO, para a qual entrou em 1938.
3. Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça)
Para além de ter sido o primeiro edifício de arquitetura gótica do nosso país, foi um espaço com uma grande relevância cultural, religiosa e ideológica, tendo contribuído para que a expansão cristã continuasse mais para sul. Além disso, este mosteiro encontra-se também muito ligado à afirmação do nosso país enquanto Reino independente.
O local foi fundado pelo nosso primeiro rei, que o doou a Bernardo de Claval em 1153. No Mosteiro de Alcobaça repousam os dois protagonistas daquela que é considerada uma das maiores histórias de amor portuguesas, já que aqui se encontram os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro (entre outros túmulos reais).
4. Torre de Belém (Lisboa)
O seu nome oficial é Torre de S. Vicente, sendo constituída por diversos espaços, como o exterior, o baluarte e o seu terraço, a fachada sul, a capela, a sala do Governador, a sala dos Reis e a sala de audiências, que podem hoje ser visitadas. Aliás, este é um dos monumentos mais procurados na nossa capital.
O local contribuía em tempos para a defesa da barra de Lisboa, sendo uma referência arquitetónica do reinado de D. Manuel I. Curiosamente, na altura em que este monumento foi construído, a torre estava num ilhéu do Tejo que, com o tempo, acabou por se ligar à costa, como hoje os visitantes podem observar.
5. Torre dos Clérigos (Porto)
É provavelmente um dos monumentos mais emblemáticos do Porto, sendo já um símbolo desta cidade que é reconhecível em praticamente todo o mundo, ou não fossem cada vez mais os turistas a visitar esta cidade. Tanto a Torre como a Igreja foram edificadas no século XVIII, tendo projeto de Nicolau Nasoni.
Este arquiteto, nome notável a nível nacional, expressou a sua arte no Porto de uma forma muito única e particular, tendo participado na construção de diversos espaços emblemáticos da cidade. É claro que a Torre dos Clérigos acaba por ser uma das mais conhecidas, pela sua beleza e elegante imponência, que marca a zona onde se insere.
6. Palácio Nacional da Pena (Sintra)
Património Mundial da UNESCO desde 1996, este local parece quase saído de um conto de fadas, sendo uma referência nacional e internacional do Romantismo do século XIX. Tudo começou com a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Pena, no século XII. No século XVI, veio o Mosteiro, que foi doado à Ordem de São Jerónimo.
Após a extinção das ordens religiosas, D. Fernando II adquiriu o local em hasta pública, e assim começaram as obras no antigo Mosteiro, construindo-se também o Palácio Novo. Foram também criados uns magníficos jardins a rodear o local. Hoje, este é um dos monumentos mais visitados no nosso país, cativando pela sua beleza.