Cada vez mais pessoas de todo o mundo pretendem morar em Portugal. Nos últimos anos, muitos aposentados de vários países europeus procuram em Portugal a tranquilidade, segurança e qualidade de vida que não conseguem encontrar nos seus países de origem. Portugal atrai também cada vez mais brasileiros que procuram a segurança, estabilidade e qualidade de vida típicas de um país europeu.
Os melhores locais para morar em Portugal podem variar de acordo com os objetivos de cada pessoa. Se você procura apenas um local tranquilo para viver a sua aposentadoria, existem muitos pequenos lugares bem perto da praia e com um clima ameno nas regiões do Alentejo e do Algarve.
Se o que pretende é cultura, Lisboa, Porto e Sintra podem ser as melhores opções para si. Mas se o seu objetivo é iniciar uma nova vida, com um trabalho estável e boas condições para criar e educar os seus filhos, então as melhores opções poderão ser cidades como Braga, Guimarães, Aveiro ou Coimbra. Descubra algumas das vantagens de morar em Portugal.
1. O tamanho
Portugal é um país pequeno, com pouco mais de 92.000 quilómetros quadrados. Isso significa que, em pouco tempo, podemos viajar pelo país e conhecer diferentes pontos e paisagens, conhecendo histórias e recantos que só quem por cá mora pode aproveitar. E não se esqueça das ilhas, que têm também muito a descobrir!
2. O clima
Portugal tem um clima agradável na maioria do ano, com invernos chuvosos e verão seco. A região mais quente é o Algarve, com temperatura média de 13 graus, no inverno. Em Lisboa, no mês de janeiro, a temperatura ronda os 8 graus. Comparando ao norte da Europa e a outros países, temos um clima bastante ameno. E se sentir saudades da neve, tem sempre a Serra da Estrela, a pouco mais de 200km de Lisboa.
3. As praias
A costa portuguesa tem mais de 900km de extensão e conta com muitas praias das quais pode desfrutar. A água mais quente pode ser encontrada no Algarve, com temperaturas que podem atingir os 23/24 graus no verão.
4. A cultura e história
Se aprecia história, Portugal é rico em ruínas, seja de templos romanos, castelos ou de palácios, bem como vestígios pré-históricos. E há sempre algum evento cultural a acontecer, sejam as típicas festas de verão, seja mostras de saberes tradicionais ou de gastronomia. É no verão que se dão a maior parte destes eventos, com as festas das aldeias e cidades a decorrerem nessa estação do ano.
5. A música
O fado é a música portuguesa por excelência, considerado Património da Humanidade, com inúmeros fadistas, dos mais ao menos conhecidos, a representarem este estilo tão ao nosso gosto. Mas nem só de fado vive Portugal: o que não faltam são artistas portugueses de qualidade, nos mais diversos géneros e registos musicais.
6. A educação pública
A educação em Portugal é gratuita desde a pré-escola ao ensino médio, sendo obrigatória dos 5 aos 18 anos de idade. O Ministério da Educação tem investido nos programas curriculares e na promoção do sucesso escolar, bem como na melhoria das escolas em si. Assim, as escolas públicas oferecem aos seus alunos desporto, uma biblioteca relativamente bem equipada e opções de escolha no seu percurso. Apesar de existirem alguns problemas e melhorias a serem feitas, temos a sorte de contar com educação pública de qualidade.
7. O Serviço Nacional de Saúde
O atual SNS foi criado em 1979, e é regulado por taxas moderadoras, embora estejam isentos de pagamento desempregados, crianças até aos 12 anos, pessoas com baixa renda, grávidas, entre outros. O acesso aos cuidados de saúde básicos fez com que a saúde dos portugueses melhorasse consideravelmente, com a taxa de mortalidade infantil a baixar de 24,3 em 1980 para 2,9/1000 nascidos vivos em 2013, entre outros indicadores. Claro, o sistema tem os seus defeitos, mas, no geral, funciona bem!
8. Transportes públicos em Lisboa e no Porto
Estas são as cidades portuguesas que mais concentram população, tanto na cidade em si como na área metropolitana, e são servidas pro uma ampla rede de transportes que incluem elétricos, autocarros, comboios e até barcos. Por exemplo, pode-se ir de Lisboa a Cascais (30km) em 30 minutos, sempre com vista para o Oceano Atlântico.
9. A segurança
Portugal é um país seguro, com a criminalidade a diminuir ao longo dos anos. É claro que ainda ocorrem crimes, infelizmente, mas, de acordo com os Relatórios de Segurança Interna, de 2020 para 2021 a criminalidade reduziu em 11%, por exemplo, uma tendência que se tem mantido. Apesar de tudo, um dos maiores problemas são furtos de automóveis e conduzir com taxa de álcool no sangue acima da permitida.
10. A gastronomia
A comida é boa, variada e barata. E não, não existe apenas bacalhau (apesar de termos várias receitas deliciosas com este ingrediente a não perder). Pratos como a carne de porco à alentejana, açordas, polvo à lagareiro, os enchidos ou o cozido à portuguesa são icónicos e fazem a delícia de quem os prova.
No que toca a doces, Portugal também é um país rico, com inúmeros doces conventuais a serem fabricados ainda hoje e a ganharem mais projeção nacional e internacional (como, por exemplo, o pastel de nata). E no que toca a vinhos, Portugal é um autêntico paraíso, tendo sido já distinguido pelo seu vinho de excelência, com preços e sabores para todos os gostos.