Lisboa é uma cidade repleta de história e de inovação, contando com diversos museus que a realçam e enaltecem, permitindo aos visitantes viajar no tempo e aprender novas coisas. Na capital de Portugal, encontrará museus dedicados à arte, às ciências, e até às crianças. São espaços repletos de história e de “estórias” para contar, onde pode aprender um pouco mais sobre a história de Lisboa e de Portugal.
A grande maioria dos museus de Lisboa é de carácter específico, ou seja, dedica-se a uma área particular: existe um museu sobre o fado, outro museu o azulejo, um museu sobre a Carris, etc… Muitos deles são também opções excelentes para visitar com crianças, já que proporcionam experiências interativas que agradam sempre aos mais pequenos.
Visitar os museus de Lisboa pode ser uma alternativa diferente para conhecer a cidade, especialmente se quer fugir dos locais mais massificados. A vantagem? Sai de lá com mais cultura, de certeza. Descubra alguns dos mais interessantes museus de Lisboa e os respetivos horários.
1. Museu da Carris
Este museu apresenta ao público a história desta empresa de transportes públicos, com um conjunto de objetos e documentos, entre os quais se destacam carros elétricos, autocarros e máquinas das oficinas. No museu, consegue ver a evolução dos transportes usados pela empresa. A ligação entre os dois núcleos da exposição é feita por um elétrico de princípios do século XX. O museu está aberto de segunda a sábado.
2. Museu do Fado
O museu é dedicado à história do fado e às suas personagens mais emblemáticas, contando com 8000 peças e um centro de documentação, uma loja temática, um auditório, um espaço para exposições temporárias e um átrio exterior, para espetáculos. O museu está aberto de terça a domingo.
3. Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Se tem interesse no mundo natural, este é o museu perfeito para si, dividido em três áreas: uma de minerais e geologia, outra de botânica, e outra de zoologia e antropologia. A coleção é composta por artigos de todo o mundo, havendo também um grande interesse científico no espaço, que serviu já de base a muitas teses de mestrado e doutoramento. O espaço está aberto de terça a domingo.
4. Museu Nacional de Arte Antiga
Foi construído em 1884, para receber algumas peças de mosteiros e igrejas que passaram nessa altura a ser propriedade do Estado. No acervo do museu, encontra-se arte europeia, mobiliário, cerâmica, pintura, escultura, têxteis e outras artes decorativas desde a Idade Média até ao séc. XX. Pode também admirar uma coleção impressionante de objetos vindos da África, Índia, China e Japão. Pode visitar o museu de terça a domingo.
5. Museu Arpad Szenes Vieira da Silva
A casa que hoje alberga o museu está situada numa antiga fábrica de seda, tendo aberto em 1994. Conta com um centro de pesquisa e documentação dedicado à vida e obra destes dois pintores. Existe uma exposição permanente de obras de Arpad Szenes e de Maria Helena Vieira da Silva, bem como um espaço de exposições temporárias. Visite o museu de terça a domingo.
6. Museu da Eletricidade
Está situado numa central termoelétrica da cidade, ainda se encontrando ali toda a maquinaria, em excelente estado de conservação. O edifício conta com diversas exposições, sobre energias renováveis, cientistas com valiosas contribuições para a área, sobre a produção e distribuição de energia, e com uma seção interativa onde se podem realizar experiências com uma grande variedade de fenómenos elétricos.
O local alberga também exposições temporárias. O museu está hoje integrado no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), podendo ser visitado de quarta a segunda (encerra às terças e feriados).
7. Museu do Palácio Nacional da Ajuda
O palácio é monumento nacional desde 1910, tendo sido residência real. Hoje, é um museu de artes decorativas e sede de instituições ligadas à cultura. Encontra-se aberto ao público como museu desde 1968 e tem uma vasta coleção de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX, desde mobiliário a cerâmica, pinturas e ourivesaria, entre outros. O museu está aberto de sexta a quarta-feira.
8. Centro Cultural de Belém
Aqui encontra quatro áreas de exposição, podendo admirar fotografia, arquitetura e artes plásticas. Existem também diversas exposições temporárias e eventos a não perder no local, pelo que se recomenda que consulte a agenda do centro cultural. O local está aberto todos os dias, exceto a 25 de dezembro.
9. Museu Calouste Gulbenkian
A coleção do museu compõe-se de mais de 6000 peças, divididas em duas áreas: uma dedicada às artes Orientais e Clássicas, com exemplares de arte egípcia, greco-romana e de Extremo-Oriente (entre outras); e outra zona dedicada à arte europeia, com temas como a Arte do Livro, Escultura, Pintura e Artes Decorativas. O museu está aberto de quarta a segunda.
10. Museu dos Coches
O edifício do museu é constituído por um pavilhão principal, com uma nave suspensa e um anexo com ligação aérea. A disposição do espaço aponta para uma praça interna, para onde se viram também as construções antigas da Rua da Junqueira. Aqui, encontra espaços de coleções permanentes e temporárias, bem como uma oficina de conservação e restauro. O espaço está aberto de terça a domingo.
11. Museu da Água
Este museu dinamiza um conjunto de edifícios e monumentos, construídos entre os séculos XVIII e XIX, relacionados com a história do abastecimento de água à cidade. Para além dos diferentes espaços patrimoniais, terá acesso a um percurso único nos caminhos de água da cidade. No edifício da Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, encontra-se uma exposição permanente que lhe mostra a relação entre os vários espaços do museu. A visitar de terça a sábado.
12. Museu das Crianças
Foi fundado há mais de 20 anos por Margarida de Lencastre, que viu o conceito em Boston e o decidiu repetir em Portugal. Neste espaço didático e pedagógico, as crianças podem aprender e brincar, tocando, ouvindo e explorando o que as rodeia. O espaço está aberto de segunda a domingo.
13. Museu Militar
Este é o mais antigo museu da cidade, em cujas salas se pode observar a beleza da talha, azulejaria e pintura, bem como diversas coleções, com destaque para a de artilharia, uma das mais completas do mundo. O acervo conta com peças raras e de grande valor artístico, com armamento ligeiro, miniaturas, arqueologia, documentos fotográficos e esculturas, com salas subordinadas a determinados períodos da história nacional.
O museu encontra-se instalado num edifício histórico: conhecido como Arsenal Real do Exército, desde 1764, passou a Museu de Artilharia em 1851, designação que conservou até 1926, altura em que se passou a chamar Museu Militar. A visitar de terça a domingo.
14. Museu do Design e da Moda
O MuDe abriu em 2009, depois de estar alguns anos (de 1996 a 2006) no Centro Cultural de Belém. O local mistura moda e design, com peças que vão dos meados do século XIX ao presente. É considerado um dos melhores museus de design da Europa, contando também com várias exposições temporárias. Pode visitar o espaço de terça a domingo.
15. Museu da Marinha
Na ala oeste do Mosteiro dos Jerónimos, encontra este museu, que visa promover a divulgação e salvaguarda do rico passado marítimo português. O museu teve origem em 1863, altura em que o rei D. Luís (o único monarca português que comandou navios, antes de se ter tornado rei) decidiu ordenar um estudo sobre a atividade marítima portuguesa e expô-lo ao público.
O museu passou por diversos espaços até se alojar definitivamente no local atual, já em 1962, já que o próprio mosteiro é símbolo das grandes conquistas marítimas portuguesas. O museu está aberto todos os dias.