Nas últimas décadas, o nosso país foi sendo rasgado por novas autoestradas, que reduziram as distâncias entre localidades e aumentaram a segurança da condução. Mas uma das consequências desta aposta foi o definhar das velhinhas estradas nacionais, muitas delas atualmente votadas ao abandono e ao desmazelo.
Felizmente, o crescimento do turismo veio alterar um pouco esta situação, e muitas dessas vias transformaram-se em verdadeiras atrações. Um desses casos é o da Estrada Nacional 16, que atravessa o centro de Portugal entre Aveiro e Vilar Formoso, num percurso que atra cada vez mais visitantes.
A EN16 foi construída na década de 1930 e era um dos principais itinerários a integrar o plano rodoviário nacional de 1945, ligando um porto de mar importante à mais movimentada fronteira terrestre portuguesa.
O percurso da estrada tem cerca de 225 km de extensão e passa por 14 concelhos: Aveiro, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, Viseu, São Pedro do Sul, Mangualde, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Pinhel e Almeida.
Apesar de ter perdido importância após a construção da A25, não deixa de ter ao longo do seu percurso atrativos como a Ria de Aveiro, a serra do Caramulo ou a serra da Estrela. A EN16 cruza também os rios Vouga, Sátão, Dão, Mondego e Côa, passando por locais de uma grande diversidade arbórea.
Não é de admirar, portanto, que esteja previsto um levantamento dos elementos identitários da EN16 e uma identificação dos recursos turísticos presentes ao longo do percurso, para assim promover este percurso e fazer com que cada vez mais pessoas partam à descoberta das suas maravilhas.
Caso tenha ficado com curiosidade de percorrer a EN16, saiba que, ao longo dos seus mais de 200 km, poderá encontrar muitas atrações. Seguindo o percurso da estrada, deixamos-lhe aqui algumas sugestões como ponto de partida:
1. Aveiro
Antes de partir na EN16, não pode deixar de visitar Aveiro, com os seus canais e pontes encantadores. Recomendamos que faça um passeio num dos típicos moliceiros, e aproveite a sua visita para se deliciar com os famosos ovos moles.
2. São Pedro do Sul
As suas termas são a principal estância termal do nosso país, funcionando todo o ano. Os benefícios das suas águas têm sido comprovados por pesquisas e estudos científicos, o que tem contribuído para um renovar da popularidade do turismo termal.
3. Viseu
Não pode deixar de visitar a Casa de Viriato, fortificação octogonal que terá sido construída na época dos muçulmanos ou romanos. Aqui encontra também uma estátua em honra de Viriato e, perto, encontra um parque de onde parte o funicular para o maravilhoso Centro Histórico.
4. Serra da Estrela
É uma das paisagens mais bonitas do nosso país, num cenário que segue por entre montanhas e aldeias serranas. Procure conhecer o Parque Natural e desfrutar do sossego da região, percorrendo os diversos percursos pedestres que por aqui encontra.
5. Almeida
É conhecida pela sua fortaleza única e pela sua cinta muralhada em redor da cidade, constituída por portas, baluartes e revelins que deve mesmo conhecer. Almeida encontra-se já muito perto de Vilar Formoso e, portanto, do final da EN16.
Como pode ver, não faltam motivos para partir à descoberta da Estrada Nacional 16, levando o seu tempo para apreciar devidamente a paisagem e parando para descobrir os diversos locais incríveis por onde irá passar.