Se há um doce que faz parte da nossa cultura e da nossa memória afetiva, esse doce é as natas do céu. Quem não se lembra de saborear esta sobremesa deliciosa, feita com natas, bolacha e doce de ovos, num almoço de domingo ou em alguma festa de família? As natas do céu são um dos doces mais apreciados pelos portugueses e são muito comuns nos restaurantes de norte a sul do país.
As natas do céu têm um nome que faz jus ao seu sabor e à sua textura. São leves, cremosas e irresistíveis, como se fossem um pedaço do céu na terra. São também uma sobremesa muito simples e rápida de fazer, que não requer forno nem gelatina, apenas alguns ingredientes básicos que todos temos em casa.
Ingredientes:
- 7 ovos (5 claras e 7 gemas)
- 250 g de açúcar
- 125 ml de água
- 2 paus de canela
- 400 ml de natas frescas
- 1 lata de leite condensado (397 g)
- 300 g de bolacha maria
Preparação:
- Separe as claras das gemas dos 5 ovos e reserve as claras.
- Numa tigela, junte as 7 gemas e bata-as ligeiramente com um garfo.
- Adicione uma colher de sopa de farinha maisena e misture bem. Reserve.
- Num tacho, coloque 200 g de açúcar, a água e os paus de canela.
- Leve ao lume médio-alto, mexendo de vez em quando, até obter uma calda em ponto de pérola. Para verificar o ponto, mergulhe uma colher na calda e deixe cair um fio sobre um prato. Se formar uma bolinha na ponta, está pronto.
- Retire os paus de canela e verta a calda sobre as gemas, em fio e mexendo sempre com um batedor de varas.
- Volte a colocar a mistura no tacho e leve novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar e formar um creme. Retire do lume e transfira para uma taça.
- Deixe arrefecer um pouco e cubra com película aderente, colando-a à superfície do creme, para evitar que forme uma película. Reserve.
- Numa taça, bata as natas em chantilly, usando uma batedeira elétrica. Quando estiverem firmes, adicione o leite condensado e envolva delicadamente com uma espátula. Reserve no frigorífico.
- Num saco de plástico, coloque as bolachas e triture-as com um rolo da massa, até ficarem em migalhas. Reserve.
- Numa travessa ou em taças individuais, monte as natas do céu, fazendo camadas alternadas de creme de natas, bolacha e doce de ovos.
- Comece e termine com o creme de natas e polvilhe com bolacha por cima. Leve ao frigorífico até ficar bem fresco, pelo menos 4 horas.
- Sirva as natas do céu decoradas a gosto, por exemplo, com canela em pó, raspa de limão ou frutos secos picados. Bom apetite!