Chamava-se inicialmente Parque da Liberdade, mas, em 1903, recebeu o nome do rei de Inglaterra que estava de visita a Lisboa, ganhando a sua atual denominação de Parque Eduardo VII. Este parque encontra-se no topo da praça do Marquês de Pombal, mesmo no centro de Lisboa, e é composto por 25 hectares, sendo considerado uma das maiores zonas verdes no centro da capital portuguesa.
Com sua faixa central coberta de relva e ladeada por longos passeios de calçada portuguesa, o parque é um convite para um passeio tranquilo. No canto noroeste do parque, encontra-se a Estufa Fria, um verdadeiro jardim do Éden com uma diversidade de plantas exóticas, ribeiros e cascatas.
O local conta com uma vista maravilhosa de uma parte da cidade e para o Tejo, sendo muito procurado tanto por moradores como por turistas. Graças à grande extensão deste parque, podemos destacar alguns dos pontos que vai encontrar, percorrendo os seus caminhos verdejantes. Deixamos-lhe as nossas sugestões:
1. Estufa Fria
Neste ponto imperdível, poderá desfrutar e estar em contato mais próximo com a natureza. Nesta estufa, poderá encontrar uma grande diversidade e quantidade de espécies de plantas, intercaladas por estátuas, cascatas, lagos e regatos.
No mesmo local, existe também uma estufa quente, com espécies de climas tropicais como a bananeira e o cafeeiro, e uma estufa doce, que serve de abrigo a outras espécies, como os catos. Bem perto da estufa fria, vai também encontrar um parque destinado aos mais novos, que conta com equipamentos de diversão, mesas para piqueniques e um quiosque.
2. Miradouro do Parque Eduardo VII
A partir deste miradouro, terá uma vista privilegiada e única, que vai desde a praça do Marquês de Pombal e percorre a Avenida da Liberdade até à outra margem do rio. Poderá também observar alguns dos pontos históricos de Lisboa, como o famoso Castelo de São Jorge.
O local tem uma vista muito especial sobre a cidade, convidando os visitantes ao descanso e a apreciarem a nossa capital e as suas maravilhas com toda a calma e tranquilidade.
3. Jardim Amália Rodrigues
Inaugurado em 1966, teve como primeiro nome “Alto do Parque”. 4 anos depois, foi renomeado, de modo a homenagear a grande fadista portuguesa Amália Rodrigues.
O Jardim Amália Rodrigues faz a ligação entre o parque Eduardo VII e Monsanto, tendo a forma de um anfiteatro e contando com a bandeira portuguesa no centro. Tal como acontece no caso do miradouro, o Jardim Amália Rodrigues oferece aos visitantes uma vista incrível sobre o centro da cidade e sobre o rio Tejo.
4. Pavilhão Carlos Lopes
De modo a homenagear o primeiro atleta português a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, foi construído o conhecido pavilhão Carlos Lopes. Este encontra-se na encosta do parque Eduardo VII, e tem uma fachada revestida, em certa parte, por azulejos azuis, o que confere ao pavilhão uma beleza única e muito portuguesa. O pavilhão Carlos Lopes recebe todo o tipo de eventos, como feiras, conferências, exposições e reuniões, entre outros.
Para além de todas estas atrações, poderá encontrar diversos restaurantes, cafés, esplanadas e um ginásio com piscina no parque Eduardo VII. O local é ainda conhecido pela famosa e anual Feira do Livro, que aqui se realiza.
Portanto, percorrer os caminhos verdejantes do parque Eduardo VII é conhecer o melhor que a cidade de Lisboa tem para oferecer, com vistas incríveis que cativam os muitos visitantes do espaço.