Brunch e “instagramável” são duas expressões que entraram no nosso léxico muito por causa da influência das redes sociais e de séries. Assim, um local “instagramável” pede mesas de brunch coloridas e recheadas de comida apetitosa, como panquecas, ovos escalfados e tostas de abacate. Existem muitos cafés em Lisboa onde este léxico faz todo o sentido.
A escolha dos cafés mais bonitos de Lisboa é sempre subjetiva e nunca irá agradar completamente a todos. Nesta lista, optámos por excluir os cafés históricos e mais antigos porque esses estão numa categoria especial. Assim sendo, escolhemos alguns dos locais mais criativos e requintados que abriram nos últimos anos na capital portuguesa.
Se aprecia um pouco de bom gosto enquanto toma o seu pequeno-almoço ou se quer tirar aquela foto que faz sempre sucesso no Instagram, então descubra alguns dos cafés mais bonitos de Lisboa.
1. Basílio
O Basílio abriu portas na Rua dos Bacalhoeiros e, apesar de não ter um menu de brunch, tem uma ementa renovada, com pratos mais compostinhos, inspirados nas cozinhas do mundo. Assim, pode encontrar pratos que vão desde bowls a hambúrgueres, passando por opções vegetarianas, panquecas doces e salgadas, e sobremesas, como o quadrado de manteiga de amendoim.
2. Heim Café
Encontra-se na zona de Santos e é uma cafetaria pequenina e que segue uma ideologia minimalista. No entanto, o espaço é bastante acolhedor, já que tem muitas plantas e bastante luz natural disponível, perfeita para fotografar os mais diversos momentos. Não podemos deixar de recomendar os waffles, que são simplesmente incríveis.
3. O Botanista
Este projeto ajuda-nos a compreender a imensidão de sabores do mundo vegetal. O Botanista tem um piso térreo muito verde, carregado de plantas, e um menu vegan ideal para todas as horas do dia. Conta com diversas opções de pequeno-almoço, almoço e lanche, que surpreendem pelo seu sabor delicioso.
4. Dear Breakfast
É um espaço minimalista, contando com muito branco e mármore no piso de cima, e salas para grupos em tons de terra no piso de baixo. Encontra-se perto do Poço dos Negros e é uma autêntica ode aos pequenos-almoços, seja em que hora do dia for. Ao fim-de-semana, tem à sua disposição brunch com bebidas alcoólicas à discrição.
5. Comoba
Encontra-se no Cais do Sodré e serve comida orgânica, como panquecas, smoothie bowls ou burritos, sem distinções horárias. O espaço é minimalista, com mesas em mármore, chão em pedra e muita luz natural, combinando as vertentes de coffee shop, os smoothies e sumos naturais, e a parte da cozinha, com propostas que podem mudar de um dia para o outro, consoante os produtos da época.
6. Amélia Lisboa
Este café em Campo de Ourique conta todos os dias com um brunch, panquecas, saladas e bowls. À porta, encontra um retrato de uma dama canina da alta sociedade, que é a própria Amélia. Para além do espaço interior, que tem um bonito papel de parede e um néon com o nome do café, tem uma esplanada, em tons de azul e dourado, perfeita para desfrutar da sua refeição.
7. Zenith Brunch & Cocktails
O primeiro Zenith abriu em maio de 2017 no Porto, e foi um sucesso tal que o decidiram trazer para Lisboa, para o pé da Avenida da Liberdade. O seu ar industrial traz-lhe bastante charme, mas são mesmo os pratos e cocktails, bem como a comida colorida, que compõem tudo para uma sessão fotográfica digna do Instagram.
8. Fauna&Flora LACS
É o segundo Fauna&Flora, mas mantém a sua essência e a sua ementa para pequenos-almoços, brunches e almoço. Aqui encontra também muita vegetação natural, por entre mini-palmeiras, suculentas, catos e outras plantas penduradas em floreiras, mesas em madeira antiga e um balcão feito com portas em tons pastel.
9. Donnie Dough
Este café junta o imaginário americano dos cowboys com o universo mágico dos unicórnios. Existem posters e uma imagem de um cowboy em cima de um unicórnio roxo, chapéus, bandeiras e cordas penduradas. No piso de baixo, tem dois ambientes distintos: uma sala com luz rosa e um candeeiro de lava ou um recanto mais escuro. Neste café, pode conhecer a cookie dough, uma espécie de bolinho cremoso para comer à colher.
10. Filosofia Lisboa
Encontra-se nas Avenidas Novas e está carregado de sumos, smoothies, shots de energia e bem-estar e uns quantos pratos quentes. O projeto é da atriz Sofia Ribeiro. A ementa é mais á base de crus, uma vez que aqui não têm cozinha, numa vertente mais saudável, e o ambiente junto o rosa millennial ao verde um jardim vertical.
11. Café Dede’s
É um espaço pequeno e tem um menu que vai direto ao assunto, contando sempre com um toque artístico na apresentação dos pratos. O espaço é marcado pelas mesas em mármore e pelas paredes de um verde-esmeralda profundo. Aqui, pode comer diversos pratos, todos numa base saudável e com um preço muito acessível.