O vale do rio Douro é, sem dúvida, um dos locais mais bonitos e especiais de Portugal. É também uma região onde a população soube estabelecer uma relação de harmonia com a paisagem, adaptar-se a ela e moldá-la às suas necessidades. Os miradouros mais bonitos do Douro são uma forma excelente de observar o rio, o vale e a ocupação humana desta região.
Na fronteira com Espanha, o Douro corre ainda selvagem, ladeado por escarpas rochosas que o protegem e é um local de eleição para a nidificação de diversas espécies de aves, com destaque para as águas. À medida que entra em Portugal, o Douro é domesticado e os seus socalcos utilizados para criar o famoso vinho do Porto.
Esta relação entre a população e a paisagem levou a que a UNESCO considerasse a região do Douro Vinhateiro como Património Mundial. E se quer apreciar o rio em todo o seu esplendor, seja na sua parte mais selvagem ou seja na região vinícola, uma das melhores formas é percorrer os seus miradouros. Descubra alguns dos mais deslumbrantes e bonitos miradouros do Douro.
1. Miradouro de São Leonardo da Galafura
É considerado um dos miradouros mais bonitos da zona do Douro, localizado na aldeia de Galafura a 566 metros de altitude. A partir do Miradouro de São Leonardo da Galafura pode ver a paisagem imortalizada por Miguel Torga, a quem num dos seus diários chamou de “excesso de natureza”. Para além da vista sobre o Douro, pode avistar as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo e Valença do Douro, entre outros.
2. Miradouro de Casal de Loivos
Continuando na zona do Douro, outro miradouro com vistas incríveis está situado no concelho de Alijó, sendo conhecido como o Miradouro de Casal de Loivos. Daqui, poderá experienciar uma vista panorâmica sobre o Pinhão e o vale do Douro, podendo avistar a famosa curva que o rio faz, bem como o casario branco do Pinhão aninhado a seus pés.
3. Miradouro de Penedo Durão
É já no Douro Internacional que poderá conhecer o miradouro de Penedo Durão, também conhecido como Penedo dos Abutres. Localizado na margem direita do Douro, no topo de uma escarpa com mais de 500 metros de altura, tem vista para a barragem espanhola de Saucelle. O miradouro encontra-se a cerca de dois quilómetros de Freixo de Espada à Cinta e está equipado com um varandim e escadas de acesso em pedra. Dali, pode observar a paisagem e observar as mais diversas aves, como os grifos.
4. Miradouro da Penha das Torres
Localizado no ponto mais oriental de Portugal, local onde o rio Douro entra no nosso país, em Paradela, Miranda do Douro. Aqui, poderá observar algumas das mais belas paisagens do Parque Natural do Douro Internacional. Vale a pena visitar o local bem cedo, para apreciar o espetáculo do pôr do nascer do sol, que ilumina as montanhas e o rio.
5. Miradouro de São Salvador do Mundo
Encostas agrestes a contrastar com os típicos vinhedos do Douro e com alguns olivais e pomares e compor a paisagem. É este cenário deslumbrante que se pode observar a partir do Miradouro de São Salvador do Mundo, um dos mais bonitos do Douro. Localiza-se em São João da Pesqueira e fica a 493 metros de altitude, de onde se pode observar o rio Douro e alguns dos seus afluentes. Junto ao Miradouro fica o Santuário de São Salvador do Mundo, muito visitado pelos habitantes locais, e um conjunto de capelas construídas no século XVI.
6. Miradouro da Fraga do Puio
É em Picote, freguesia do concelho de Miranda do Douro e coração do Mirandês, o idioma dos habitantes locais, que fica o deslumbrante Miradouro da Fraga do Puio. Estamos em pleno Parque Natural do Douro Internacional e, portanto, não se observam vinhedos, mas sim as escarpas abruptas e agrestes de um rio ainda selvagem, que marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Parte da estrutura do miradouro, renovado recentemente, é em vidro, o que torna a experiência ainda mais deslumbrante.
7. Miradouro do Carrascalinho
Na freguesia de Fornos, em Freixo de Espada à Cinta, o Miradouro do Carrascalinho é um tesouro quase desconhecido pela maioria dos turistas. E não é por acaso: está longe de tudo e disfarçado entre a paisagem. Os últimos 2 quilómetros de caminho até este miradouro são de terra batida e, por isso, recomenda-se que a última parte da viagem seja feita a pé. Quando chegar, irá deparar-se com uma paisagem única, onde o rio Douro é mais estreita e flanqueado por arribas, e onde vivem diversas espécies de aves.
8. Miradouro de São João das Arribas
É um dos mais famosos miradouros do Douro Internacional. Aqui, o rio corre encaixado num vale profundo, rodeado por escarpas que caem abruptamente sobre ele. Localiza-se em Aldeia Nova, Miranda do Douro, e é visitado sobretudo por quem pretende observar aves, muito comuns nesta região. No local é ainda possível visitar um antigo castro, a capela de São João, e observar vestígios da ocupação romana.
9. Miradouro do Castrilhouço
Dizem os entendidos que este é um dos mais bonitos miradouros de todo o vale do Rio Douro. Aqui, o leito do rio faz uma curva acentuada que causa um efeito de simetria. É também um dos mais secretos e mais difíceis de encontrar, o que apenas lhe dá ainda mais encanto. Localiza-se a 2 quilómetros da aldeia de Vale de Águia, em Miranda do Douro. O caminho é de terra batida e encontra-se em mau estado. O truque é seguir até ao Castro de Castrilhouço e, uma vez aí chegados, seguir um trilho à direita com algumas centenas de metros.
10. Miradouro da Fraga Amarela
Este é mais um dos deslumbrantes miradouros de Miranda do Douro. Fica junto ao Castro da Ciguadenha, um povoado com mais de 3 mil anos de idade. Aqui, o Douro é selvagem e o seu leito corre entre as escarpas rochosas que o protegem, como se fossem muralhas. Localiza-se na fronteira entre as freguesias de Vila Chã e Picote.
Esqueceram o Miradouro do Ujo,dos mais belos.