Localizada na margem sul do rio Tejo, Almada proporciona uma vista privilegiada sobre Lisboa. Com pontos de observação como o castelo, o elevador panorâmico da Boca do Vento e a estátua do Cristo-Rei, a cidade atrai muitos visitantes.
A cidade foi um local de veraneio da corte, que construiu aqui diversos edifícios e casas nobres. Com o crescimento acelerado desde a construção da Ponte sobre o Tejo em 1966, Almada tornou-se um centro urbano ativo, famoso por eventos como o Festival de Teatro.
1. Cristo Rei
O Cristo Rei, inaugurado em 1959, está a 215 metros acima do nível do mar, proporcionando uma vista de 360 graus sobre o Rio Tejo. Construído como agradecimento por Portugal não ter entrado na II Guerra Mundial, é um dos pontos turísticos mais visitados em Almada. Na base do monumento, encontra-se a capela de Nossa Senhora da Paz.
2. Museu da Cidade de Almada
Inaugurado em 2003, o Museu da Cidade está na antiga Quinta dos Frades. Este museu conta a história recente de Almada, especialmente a partir dos anos 30, quando a cidade começou a urbanizar-se. A exposição inclui objetos que representam a evolução da cidade e a vida dos seus habitantes.
3. Solar dos Zagallos
O Solar dos Zagallos é uma casa do século XVIII transformada em centro cultural. Localizado na Sobreda, este espaço inclui românticos jardins, capelas e salões nobres que frequentemente acolhem concertos de música clássica. É um ótimo local para apreciar a arquitetura e participar em atividades culturais.
4. Casa da Cerca
A Casa da Cerca, um centro de arte contemporânea, está situada em Almada Velha. Desde 1993, promove a arte contemporânea e possui um jardim botânico, o Chão das Artes, onde se pode explorar a relação entre botânica e arte. Proporciona uma vista magnífica sobre o estuário do Rio Tejo e Lisboa.
5. Convento dos Capuchos
Este convento do século XVI é conhecido pela sua localização privilegiada com vista para o Atlântico. Restaurado pela Câmara Municipal de Almada, é um espaço de cultura, especialmente voltado para a música. O convento, rodeado de jardins e com vista para o mar, é um lugar tranquilo e ideal para contemplação.
6. Jardim do Rio
Localizado entre a falésia de Almada e o Rio Tejo, o Jardim do Rio é perfeito para um passeio ou para relaxar. O elevador panorâmico da Boca do Vento liga o miradouro ao jardim, proporcionando uma vista espetacular sobre Almada e Lisboa.
7. Jardim Botânico
O Jardim Botânico O Chão das Artes, junto à Casa da Cerca, combina cultura, arte e pedagogia. Com vários jardins temáticos como o Jardim das Telas e o Jardim dos Pigmentos, é um espaço encantador para aprender sobre a ligação entre botânica e artes plásticas.
8. Mata Nacional dos Medos
Esta área protegida é um refúgio natural com 340 hectares de floresta e trilhos pedestres. Localizada sobre a falésia da Costa de Caparica, é perfeita para caminhadas e piqueniques, proporcionando vistas impressionantes sobre o Atlântico.
9. Parque da Paz
O Parque da Paz é um grande espaço verde no meio da cidade de Almada, com 60 hectares de relvados, caminhos e um lago artificial. É ideal para atividades ao ar livre, relaxamento e observação da natureza.
10. Arriba fóssil da Costa da Caparica
Este monumento natural, classificado como Paisagem Protegida, estende-se por 13 km ao longo da costa, desde a Trafaria até à Lagoa de Albufeira. As suas falésias e dunas proporcionam uma paisagem deslumbrante e trilhos perfeitos para explorar a natureza.
11. Jardim do Castelo
Situado junto ao castelo de Almada, o Jardim do Castelo é um espaço encantador, recentemente renovado, com áreas de lazer para crianças e adultos. Com vistas românticas sobre o rio Tejo, é ideal para um passeio tranquilo.
12. Museu Naval
Localizado em Olho-de-Boi, o Museu Naval expõe a história da construção naval em Almada, com peças doadas pela Companhia Portuguesa de Pescas. Em 2012, foi ampliado para incluir uma nova exposição sobre a indústria naval no concelho.
Onde fica Almada, pois os lugares são lindo, nunca tinha visto. Obrigado pelo email e pela postagem do relevante documentário, parabéns