Visitar Fátima é uma experiência comum para muitas pessoas, tanto de Portugal como do estrangeiro, que procuram um pouco de paz ou que vão lá para cumprir promessas. A história de Fátima começou há 100 anos, quando três pastorinhos disseram ter visto a Virgem Maria.
As histórias dos pastorinhos espalharam-se rapidamente e milhares de pessoas foram a Fátima para ver os supostos milagres de Nossa Senhora. Desde então, Fátima tornou-se um lugar de peregrinação para milhões de católicos.
Há muito para ver em Fátima e arredores, não apenas relacionado com a religião. Perto de Fátima, há lugares interessantes como o Castelo e a Vila Medieval de Ourém, as grutas de Mira de Aire e de Alvados, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros e até a praia fluvial do Agroal. Estes são alguns dos melhores locais para visitar em Fátima e arredores.
1. Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é um local de peregrinação onde, em 1917, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. O Santuário tem a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Basílica da Santíssima Trindade e outras áreas de oração e retiro. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi construída a partir de 1928 e dedicada em 1953.
2. Capelinha das Aparições

A Capelinha das Aparições é o centro do Santuário de Fátima. Foi construída no local onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos. A capela foi construída em 1919 e, embora tenha sofrido algumas alterações, mantém as suas características originais.
3. Casas dos Pastorinhos

As casas dos três pastorinhos ficam em Aljustrel, uma aldeia a dois quilómetros de Fátima. Francisco e Jacinta, que eram irmãos, viviam na mesma casa, enquanto Lúcia, a prima, vivia numa casa ao lado. Estas casas e um museu que mostra como era a vida no início do século XX podem ser visitados todos os dias.
4. Loca do Anjo

A Loca do Anjo fica em Valinhos, perto de Aljustrel. Neste local, há estátuas que representam o anjo e os pastorinhos, além de uma placa com as palavras do anjo. Este foi o caminho por onde os pastorinhos passavam para ir de Aljustrel até à Cova da Iria.
5. Castelo de Ourém

O Castelo de Ourém está no ponto mais alto de Ourém, conquistado aos árabes pelo Rei D. Afonso Henriques em 1136. É um dos mais bonitos de Portugal e proporciona uma vista incrível depois de subir a encosta.
6. Museu de Cera

Perto do Santuário, o Museu de Cera de Fátima conta a história dos videntes de Fátima e dos eventos mais importantes através de figuras de cera. O museu mostra também as visitas dos papas Paulo VI e João Paulo II.
7. Vila Medieval de Ourém

A Vila Medieval de Ourém, perto do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, merece uma visita pelas suas ruas estreitas e recantos. A vila é bem preservada e tem um património arquitetónico rico.
8. Nascente do Agroal

O Agroal, na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, tem a maior nascente do Rio Nabão. As suas águas frias são conhecidas por serem termais. O Parque Natureza do Agroal proporciona atividades e percursos para conhecer a geologia, flora e fauna locais.
9. Grutas de Alvados

As Grutas de Alvados, a 25 quilómetros de Fátima, foram descobertas em 1964. Estas cavernas têm um percurso de 450 metros com muitas estalactites e estalagmites.
10. Grutas de Mira d’Aire

As Grutas de Mira de Aire, a 15 quilómetros de Fátima, são as maiores grutas visitáveis de Portugal. Foram descobertas em 1947 e têm um percurso de 600 metros para os visitantes.
11. Grutas de Santo António

As Grutas de Santo António, a 26 quilómetros de Fátima, foram descobertas em 1955. Estas grutas têm três salas, uma delas com 4.000 metros quadrados e 43 metros de altura.
12. Museu do Santuário de Fátima

O Museu do Santuário de Fátima, fundado em 1955, mostra exposições permanentes e temporárias sobre as aparições e peregrinações. O museu proporciona uma visão sobre a mensagem de Fátima e o desenvolvimento do Santuário.